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Nº 1316 - Ano 27 - 09.05.2001

Projetos da Creche

estimulam hábito de leitura

rianças de três anos que ouvem poesia com atenção e prazer, além de identificar e gostar de compositores como Chico Buarque, Toquinho e Caetano Veloso. A experiência é resultado do projeto pedagógico Maluquinhos pelo livro, realizado com alunos do Maternal III, do Centro de Desenvolvimento da Criança (CDC-Creche UFMG). O trabalho tirou o primeiro lugar na modalidade Educação Infantil durante a I Mostra de Inovações Pedagógicas em Língua Portuguesa (leia boxe), realizada na UFMG, pelo Serviço Social do Comércio (Sesc).

"Nossa intenção foi valorizar os autores nacionais nas áreas de literatura e artes e descobrir se iriam atrair tanto interesse quanto os contos de fadas", conta a autora do projeto, Ana Paula Friaça. Como resultado, crianças ainda não alfabetizadas demonstraram apreciar poesias de Cecília Meireles e Vinícius de Morais e capacidade para avaliar as obras, verbalizando porque gostaram ou não de determinado livro. O processo incluiu leituras - sempre fazendo referências aos autores e ilustradores - sessões para apreciação de vídeos e CDs, a presença de uma contadora de histórias na Creche, e visitas a uma editora e ao escritor e professor Ângelo Machado.

"A paixão pelo livro e pela música foi tão intensa que decidimos, em comum acordo, realizar um recital para os pais", conta a professora, ao lembrar que as próprias crianças escolheram suas músicas e poemas preferidos para a apresentação.

Varal de Histórias

O projeto Varal de Histórias, premiado em terceiro lugar na mesma modalidade, foi também desenvolvido no CDC pelas professoras do primeiro período, Marilza Dutra das Mercês Costa e Ivna de Sá Roriz de Paula. "Nosso desafio é mostrar que é possível incentivar o hábito e o prazer da leitura, mesmo em crianças muito pequenas", diz Marilza. Ela explica que atividades do gênero são de fácil realização, porque no CDC o estímulo à leitura começa desde o berçário, através da descoberta dos chamados livros de textura. Varal de Histórias começou com a criação de um ambiente específico para leituras na própria sala de aula e desenvolveu-se em quatro etapas. Cada criança da turma leu e contou um livro com a ajuda de brinquedos, fantoches ou fantasias por elas confeccionados. A etapa seguinte foi a leitura para as outras salas, desde o berçário ao terceiro período. "As crianças perceberam que há formas diferentes de contar histórias, de acordo com o público", afirma Ivna Roriz. No final, os alunos elaboraram jogos relacionados aos temas e produziram um álbum com o registro de toda a experiência. "É isso que devemos levar para a literatura na Educação Infantil: a busca da leitura por prazer e nunca por obrigação", aconselha Marilza Costa.

 

Evento premiou idéias inovadoras

Iniciativa do Serviço Social do Comércio (Sesc), a I Mostra de Inovações Pedagógicas em Língua Portuguesa teve por objetivo estimular a pesquisa e a inovação pedagógica nas escolas da Região Metropolitana de Belo Horizonte, nas áreas Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Na primeira etapa, cada concorrente enviou à Comissão Julgadora o resumo do projeto e dados pessoais, omitindo o nome da escola à qual se vinculava. Foram selecionados quatro trabalhos de cada categoria para publicação nos Anais da Mostra de Projetos do Sesc/MG e o primeiro lugar de cada modalidade foi apresentado por seus autores durante a I Mostra, na última sexta-feira, dia 4 de maio.