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Nº 1316 - Ano 27 - 09.05.2001

Provérbios que são notícia

Estudo analisa apropriação dos ditos populares pelo discurso jornalístico

les chamam a atenção, fazem referências e argumentam em favor de uma idéia. Os provérbios e suas funções no discurso jornalístico foram o alvo da tese de doutorado da pesquisadora Dylia-Lysardo Dias, defendida junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras/Estudos Lingüísticos. "Existem muitos estudos que analisam o aspecto formal, a estrutura e a sintaxe do provérbio. Esse trabalho é inédito porque investiga o uso dessas construções no discurso", afirma Dylia Dias.

A tese toma como referência notícias publicadas, em 1999, pelos jornais Estado de Minas, Folha de São Paulo e Jornal do Brasil. Segundo Dylia, os provérbios, na maioria das vezes, aparecem no título ou no primeiro enunciado da matéria, para captar atenção.

"É uma retomada de preceitos da retórica clássica. Aristóteles defendia que, para captar a atenção e a aprovação do público, era preciso primeiro expor uma idéia comum, consensual e depois propor a novidade", afirma Dylia. Já quando aparecem no final do texto, os ditos populares servem como conclusão da notícia, cumprindo uma função parecida com a da "moral" nas fábulas infantis, que sempre carregam um ensinamento.

Segundo Dylia, que é professora da Uni-BH, alguns dos provérbios mais utilizados são Filho de peixe, peixinho é e Roupa suja se lava em casa. Dylia Dias explica que eles despertam interesse para temas que já seriam comuns, como a hereditariedade e os conflitos que se tornam públicos quando não deveriam. "Essas máximas encarnam o papel de uma referência coletiva e antiga, partilhada com o leitor. Parece contraditório com o discurso jornalístico, que sobrevive justamente do novo e do moderno, mas o provérbio acaba constituindo-se num elemento inusitado", afirma a professora.

Saber coletivo

De acordo com Dylia Lysardo-Dias, os provérbios são as referências intertextuais mais acessíveis, já que fazem parte de um `saber coletivo' e circulam em vários ambientes sociais. Trechos de livros ou de músicas, por exemplo, poderia ter mais chances de não ser compreendido. "Por serem considerados verdades absolutas, essas sentenças são utilizadas para dar credibilidade à fala do jornalista", diz Dylia. Ao mesmo tempo, o provérbio é revitalizado, pois a citação contribui para a manutenção do seu uso..

A professora observou que, em algumas matérias, o autor faz uma paródia do provérbio. O jornalista troca as palavras de acordo com o contexto, geralmente por motivos ideológicos. Numa matéria sobre os assaltos a grandes ídolos do esporte e da televisão, por exemplo, o autor trocou Rei posto, rei morto por Ídolo posto, ídolo assaltado.

Mesmo com as adaptações, Dylia diz que é possível identificar a estrutura original. "Os provérbios têm dualidades, ou seja, apesar de já estarem cristalizados, são flexíveis e se adaptam a temas atuais. São um elemento familiar e, ao mesmo tempo, trazem novidade e estranhamento porque rompem com o fio do discurso", explica.

Sua tese é definida como um estudo sociointerativo da linguagem e faz parte da linha de pesquisa do Núcleo de Análise do Discurso, da Faculdade de Letras. "A linguagem não é vista como algo estático, fora da interação social. O Núcleo pesquisa as reconstruções que surgem no uso da linguagem, e os provérbios são exemplos dessa dinâmica", explica a autora.

Tese: Provérbios que são notícia: uma análise discursiva

Autora: Dylia Lysardo-Dias

Orientadores: Ida Lúcia Machado e Adriana Silvina Pagano (co-orientadora)

Defesa: 30 de março

 

UFMG recebe pedidos para

isenção de taxa do Vestibular

UFMG receberá, até 25 de maio, pedidos de isenção ao pagamento da taxa de inscrição ao Vestibular 2002. O programa destina-se a candidatos de baixa condição socioeconômica, de qualquer região do país, que pretendem disputar uma vaga na Universidade mineira. A solicitação pode ser feita em formulário próprio disponível nas agências dos Correios.

Para inscrever-se, o interessado deverá enviar cópia da documentação exigida junto ao formulário, devidamente preenchido, em envelope pardo (tamanho 26x35 cm), para a Caixa Postal 390, CEP 30123-970, Belo Horizonte, MG, através de AR (aviso de recebimento).

Os documentos exigidos são carteira de identidade, comprovantes de conclusão do ensino médio ou de freqüência na 3ª série e de renda e despesas, especificados no formulário de inscrição.

O resultado dos pedidos será divulgado no dia 3 de agosto. Os candidatos que obtiverem a isenção da taxa se inscreverão no vestibular da UFMG no período de 27 a 31 de agosto.