Busca no site da UFMG




Nº 1361 - Ano 28 - 08.08.2002

Semana do Estudante celebra aniversário da UNE
e faz campanha contra a Alca

Juliano Paiva

s 65 anos da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais (UEE/MG) serão comemorados no período de 11 a 17 de agosto, durante a Semana Nacional dos Estudantes, que acontece em várias partes do país. A UFMG será uma das sedes do evento, que pretende, ainda, envolver os estudantes na campanha continental contra a criação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca). Se isso não bastasse, os estudantes mineiros têm outro motivo para comemorar: os 70 anos do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Todas as palestras no campus Pampulha serão realizadas na Praça de Serviços. A primeira delas, Alca e Soberania, acontecerá no dia 12, às 11 horas, com o deputado federal Sérgio Miranda (PC do B/MG). Outra discussão sobre a área de livre comércio ocorrerá durante a mesa-redonda Alca e Mercantilização da Educação, que avaliará, no dia 14 de agosto, às 11 horas, o impacto da Alca sobre o ensino superior. Um dos organizadores da Semana em Minas, o secretário-geral da UEE e estudante de Direito da UFMG, Pedro Henrique Otoni (foto), acredita que a criação de uma área de livre comércio no continente americano vai acelerar a mercantilização da educação, já que ela passaria a ser regulamentada pela Organização Mundial do Comércio (OMC). Assim, os governos nacionais não poderiam mais estabelecer leis e regras para a educação já que elas contrariariam as normas da OMC. "A educação perderia o seu caráter público, tudo seria pago", prevê Otoni. Na mesa, estarão presentes a reitora Ana Lúcia Gazzola. e o jornalista Marco Antônio Dias, assessor da Reitoria da Universidade das Nações Unidas.

Carta Compromisso
A Semana também tentará mobilizar a comunidade estudantil para o plebiscito sobre a Alca, que será realizado de 1º a 7 de setembro. Os organizadores vão aproveitar o encontro para entregar aos candidatos à Presidência da República a Carta Compromisso, em que pedem aumentos progressivos do investimento em educação até alcançar 10% do PIB.

Semana Nacional de Estudantes
Data: 11 a 17 de agosto
Locais: Campus Pampulha UFMG e Ouro Preto e outros diversos locais

Do petróleo é nosso ao impeachment de Collor

Na década de 30, um grupo de estudantes vislumbrou a necessidade de fundar uma representação nacional única para a categoria. Depois de algumas tentativas frustradas, foi criada a União Nacional dos Estudantes (UNE), em 11 agosto de 1937. Em Minas Gerais, a fundação da entidade contou com o apoio dos centros acadêmicos das faculdades de Medicina e de Direito e da Escola de Engenharia.

Desde então, a trajetória da UNE confunde-se com a dos principais movimentos sociais do Brasil. Em 1947, a entidade participou do lançamento da campanha O Petróleo é Nosso, em defesa da nacionalização da exploração do petróleo. Durante os "anos de chumbo", foi uma das entidades mais visadas pelos militares. Sua sede no Rio de Janeiro foi depredada e incendiada em 1º de abril de 1964, um dia após o golpe. O governo Castelo Branco a empurrou para a clandestinidade, onde permaneceu durante todo o período militar. Só em 1977, a UNE retoma suas manifestações contra a repressão e, no ano seguinte, organiza o Congresso da Reconstrução, em Salvador, encorajada pela revogação do AI-5.

A entidade voltaria a desempenhar papel decisivo no início da década passada, marcada pelas denúncias de corrupção contra o governo de Fernando Collor, o primeiro presidente eleito após a ditadura. Organizados pela UNE, os estudantes, com seus rostos pintados, invadiram as ruas do país exigindo o afastamento do presidente. Sem outra alternativa, Collor foi obrigado a renunciar logo após a abertura do processo de impeachment na Câmara dos Deputados.


Aluno da Face vence concurso de frases

O aluno Vitor Campos Oliveira, do 1o período de Economia da Face, foi o vencedor do concurso de frases lançado pelo portal Universia. Ele recebeu um laptop em solenidade realizada na semana passada, no auditório da Reitoria, e que contou com a presença do diretor de Tecnologia da Informação da Universidade, Márcio Bunte, e da diretora do portal, Maria Voivodic.

O concurso baseou-se na pergunta Como o Universia vai colaborar na minha formação acadêmica? A resposta de Vitor Oliveira, Sendo uma bússola, me orientando e guiando nas tendências que o mercado exige a cada dia, concorreu com mais de 2.800 frases. A sentença do aluno da UFMG será usada em
campanhas publicitárias do Portal. Para Maria Voivodic, a frase de Oliveira sintetiza o objetivo do Universia de manter os alunos informados sobre temas acadêmicos e tendências do mercado de trabalho.

O Universia é um portal que reúne informações sobre universidades do mundo inteiro e disponibiliza correio eletrônico e Internet grátis aos seus usuários. Ele mantém um link, denominado janela aberta, que remete a notícias veiculadas pelas páginas de universidades como a USP, Unicamp, PUC-RJ, Unesp e a própria UFMG.

A versão brasileira do portal Universia pode ser acessada pelo endereço www.universiabrasil.net.