Busca no site da UFMG




Nº 1392 - Ano 29 - 17.04.2003

O saber sem fronteiras

Grupo de Estudos Interdisciplinares lança livro com reflexões sobre o conhecimento

Murilo Gontijo

reunião começa às 15 horas. Ao redor de uma mesa, estão físicos, lingüista, ecólogo, matemático, biólogo e quem mais vier. Eles debaterão temas científicos. Para pesquisadores habituados aos limites de suas disciplinas, pode parecer que as discussões não conseguirão avançar por falta de um "idioma" comum.

Trata-se de uma visão equivocada. Essa linguagem existe e fundamenta o livro Universos do Conhecimento, onde estão oito textos de participantes dos debates. Lançada pela Faculdade de Letras, a edição repete a amplitude temática do Grupo de Estudos Interdisciplinares (Grei) da UFMG e discute universo, vida, mente e conhecimento.

Depois de definirem o vernáculo, os pesquisadores agora partem para novos horizontes. "Queremos discutir sistemas", antecipa o professor Romeu Cardoso Guimarães, do departamento de Biologia Geral. Entretanto, há discordância, como se poderia presumir em grupo tão eclético. "A questão central, para mim, é cérebro e mente", pondera Hugo Mari, docente da área de Lingüística.

Humildade

O Grei surgiu há três anos e meio como fruto de insatisfações de pesquisadores com as fronteiras impostas por suas disciplinas. "Esbarramos em limites metodológicos, teóricos, procedimentais. Há um momento em que sentimos a necessidade da interdisciplinaridade", explica Romeu Guimarães. Para ele, a prática interdisciplinar ensina a ser humilde, a estar aberto a novas perspectivas, o que proporciona ganhos diretos à própria pesquisa disciplinar, "até porque aventurar-se em discussões interdisciplinares pressupõe conhecimento aprofundado de sua matriz disciplinar".

Romeu Guimarães não acredita que a interdisciplinaridade provoque o fim das disciplinas: "Ela, pelo contrário, representa acréscimo, intercâmbio permanente".

Essa é exatamente a busca de Carlos Henrique Costa Moreira, físico de formação e matemático de profissão. "A matemática enriquece a visão da física, oferecendo-lhe novos recursos", raciocina. Para Carlos Henrique, os contatos com o grupo o ajudaram a contextualizar melhor suas investigações.

A trajetória de Armando Lopes de Oliveira já revela suas insatisfações com limites. Graduado em filosofia, ele hoje é professor do departamento de Física. Sua contribuição no livro, segundo ele, é fruto das provocações dos integrantes do GREI: "Aquele texto custou-me bastante esforço e contou com a participação extremamente enriquecedora do grupo". Hugo Mari afirma ter "aprendido muito" nas reuniões do Grupo Interdisciplinar, que, em sua opinião, amplia o horizonte de leitura das questões ligadas ao conhecimento.

Livro: Universos do Conhecimento
Organizadores: Rogério Parentoni Martins e Hugo Mari
Locais de venda: livrarias universitárias de todo o Brasil. O livro também pode ser solicitado na página do Grei (www.grei.com.br), onde há outras informações sobre o Grupo.
Preço: R$ 15, sem as despesas com correio.
Reuniões: O Grupo de Estudos Interdisciplinares reúne-se todas as segundas-feiras, à tarde, na sala de reuniões do departamento de Biologia Geral, no terceiro andar do ICB.


Pró-Reitoria de Recursos Humanos reformula website

Marco Túlio Alcântara*

á está no ar o novo website da Pró-Reitoria de Recursos Humanos, projetado para esclarecer dúvidas, divulgar informações e manter um canal de comunicação direto e objetivo com os servidores - ativos e inativos - e pensionistas da UFMG. Seu lançamento coincide com as comemorações dos três anos de criação da Pró-Reitoria.

A página passou por profunda reformulação. Antes estática e obsoleta, ela ganhou em dinamismo e modernidade, graças ao incremento de cores, imagens, recursos de animação e novas estruturas. O site também passará a veicular entrevistas com servidores e matérias de interesse dos freqüentadores da Universidade.

A nova página não beneficiará apenas o servidor da UFMG. A proposta é alcançar todas as pessoas que precisam de informações relacionadas ao Direito do Trabalho, legislação e novidades da Universidade, mesmo que dela não participem.

O site é dividido em setores com informações sobre os órgãos que formam a Pró-Reitoria: a Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), a Comissão Permanente de Pessoal Técnico e Administrativo (CPPTA), o Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DRH), o Serviço de Assistência à Saúde do Trabalhador (Sast) e o Departamento de Administração de Pessoal (DAP).

Cada setor divulgará notícias e informações úteis, além de orientar o servidor sobre alguns procedimentos da rotina de recursos humanos, como férias, alteração na forma de recebimento dos proventos e dúvidas sobre imposto de renda. Outro destaque é a seção Contato, que disponibiliza endereços físicos e eletrônicos, telefones e números de fax, além de formulário que facilita a comunicação entre o servidor e a Pró-Reitoria. A página pode ser acessada no endereço www.ufmg.br/prorh.

Jornalista da Pró-Reitoria de Recursos Humanos