Busca no site da UFMG




Nº 1444 - Ano 30 - 24.6.2004


 

Alaíde Lisboa

A Faculdade de Educação (FaE) prestará homenagem aos 100 anos da educadora e escritora Alaíde Lisboa. A solenidade acontece no dia 2 de julho, às 16 horas, no auditório Professor Neidson Rodrigues, e contará com a presença da homenageada e da reitora Ana Lúcia Gazzola. Na UFMG, Alaíde Lisboa lecionou Didática Geral e Especial, foi diretora do Colégio de Aplicação da Universidade e vice-diretora da FaE, onde organizou o mestrado da área. Ela também lecionou a disciplina de Metodologia do Ensino Superior na Faculdade de Medicina.

O evento também marcará a inauguração da mostra sobre Alaíde Lisboa organizada pelo Centro de Referência do Professor da Secretaria de Estado de Educação. Livros, objetos pessoais e fotografias da escritora ficarão expostos por um mês na biblioteca da Unidade.

Pós-Graduação

O professor Francisco César de Sá Barreto, ex-reitor da UFMG e ex-Secretário de Ensino Superior do MEC, é o presidente da comissão responsável pela elaboração do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) relativo ao período 2005-2010. O Plano será elaborado a partir da coleta de sugestões entre os representantes dos segmentos que atuam na pós-graduação, como universidades e pró-reitorias, sociedades científicas, coordenadores de programas e cursos de pós-graduação, representantes da Capes, comitês de assessores do CNPq, comitês gestores dos fundos setoriais do MCT, Associação Nacional de Pós-Graduandos e o setor empresarial. A proposta do PNPG deverá ser apresentada até o final do ano.

MEC apresenta diretrizes do sistema de avaliação


Maria do Carmo Lacerda, Hélgio Trindade, o vice-reitor Marcos Borato e Dilvo Ristoff: avaliação não atenta contra a autonomia
Foto: Eber Faioli

O diretor de Estatísticas e Avaliação do Inep, Dilvo Ristoff, e o presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), Hélgio Trindade, estiveram na UFMG no dia 18 de junho para debater com a comunidade universitária o sistema de avaliação da educação superior a ser implantado pelo MEC. Os dois vieram a convite da Diretoria de Avaliação Institucional.

Empossado no dia 16 na presidência da Conaes, Hélgio Trindade coordenará um grupo de 13 especialistas que trabalhará na construção do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Ele garantiu que o novo sistema não atenta contra a autonomia das universidades, que "precisam passar por avaliações internas e externas capazes de verificar seus compromissos com a responsabilidade social e seu nível acadêmico".

A expectativa de Trindade é de que até 1 de agosto sejam iniciados os processos auto-avaliativos, que terão cronogramas diferenciados conforme o tamanho e a natureza da instituição de ensino. "Temos pressa e esperamos colher os primeiros resultados em, no máximo, dois anos", anunciou.

Para o diretor do Inep, Dilvo Ristoff, os dois grandes desafios do sistema de avaliação são a expansão do sistema de ensino e a garantia da qualidade. "Nossa meta é pôr no ensino superior, até 2010, 30% dos jovens com idade entre 18 e 24 anos, o que equivale a 4,9 milhões de pessoas", destacou. Desse total, ele espera que 40% sejam absorvidos por instituições públicas.

Ex-funcionário da UFMG na OIT

O arquiteto mineiro e ex-funcionário da UFMG, Edmundo Werna, é o novo responsável pela pasta da Indústria da Construção Civil na Organizacão Internacional do Trabalho (OIT), orgão das Organizações Unidas (ONU) sediado em Genebra. Ele substitui a inglesa Jill Wells, uma das maiores estudiosas internacionais sobre construção em países em desenvolvimento.

Edmundo Werna formou-se em arquitetura e urbanismo pela UFMG em 1980, e teve seu primeiro emprego no Departamento de Planejamento Físico e Obras da Universidade. Em 1996, atuou como professor convidado do mestrado em arquitetura UFMG, com o qual mantém laços acadêmicos. A OIT tem por objetivo melhorar as condições de emprego e de vida dos trabalhadores em todo o mundo.

Pequena Mahagonny

Em comemoração a um ano de sua participação no XI Simpósio Internacional Bertolt Brecht, em Berlim, o espetáculo Nossa Pequena Mahagonny está de volta aos palcos do Centro Cultural UFMG para mais uma curta temporada. Promovida pelo grupo Teatro Invertido, a peça é uma transcriação do texto-ópera Ascensão e Queda da Cidade de Mahagonny, de Bertolt Brecht.

O espetáculo apresenta ao público uma crítica bem-humorada do universo dos meios de comunicação de massa e da cruel relação que a TV aberta estabelece com seus espectadores. A peça fica em cartaz até o dia 4 de julho, sempre aos sábados e domingos, às 19h30, e o ingresso custa R$ 5. O Centro Cultural fica à avenida Santos Dumont, 174, no Centro.

Letônia

O compositor e pianista Rafael Nassif, estudante do terceiro período de Composição da Escola de Música, é o único representante da América Latina selecionado para participar do II Internacional Workshop for Young Composers. O evento acontece no castelo medieval de Dundaga, na Letônia, entre os dias 15 e 23 de agosto, e reúne apenas dez jovens compositores do mundo. A composição de uma obra vocal a ser executada pelo coral letonês Cosmos era a exigência para a inscrição. Rafael Nassif inspirou-se no poema satírico hip! hip! hoover!, em que Oswald de Andrade critica o modo deslumbrado com que o presidente norte-americano Hebert Clark Hoover foi recebido no Brasil no final da década de 20. Durante o encontro, os jovens compositores participarão de seminários com músicos europeus, principalmente dos países bálticos, além de concertos e aulas individuais.