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Nº 1445 - Ano 30 - 7.1.2004

Aberto para balanço

Estudantes avaliam professores e disciplinas por meio de questionários disponíveis na Internet

s alunos da graduação da UFMG têm até o dia 17 de julho para preencher os questionários Avaliação de disciplinas/professores/cursos _ questionário do aluno e Avaliação do curso pelo formando, disponíveis na página da Pró-Reitoria de Graduação ( www.ufmg.br/prograd ). Para acessá-los, basta fornecer o número de matrícula e a senha acadêmica. Serão avaliados 2.265 professores e 2.214 disciplinas.

Os questionários são a principal fonte que a Comissão Permanente de Avaliação do Ensino de Graduação* utiliza, desde 1998, para avaliar internamente os cursos oferecidos pela UFMG. Aplicado semestralmente, o Questionário do aluno é composto por perguntas detalhadas que permitem ao estudante opinar sobre vários aspectos das disciplinas cursadas: conteúdo e objetivos, programa adotado, plano de ensino, processos didáticos, integração ao currículo entre outros.

"É uma oportunidade para que os alunos avaliem também a capacidade de transmissão de conhecimentos e o desempenho didático-pedagógico dos professores", ressalta a presidente da Comissão de Avaliação da Prograd, professora Mariza Teixeira. Além de espaço para opinar, o preenchimento dos questionários é essencial para a realização da matrícula via internet, procedimento adotado por muitos cursos da UFMG.

Já os alunos que estão concluindo o curso devem preencher o questionário Avaliação do curso pelo formando . As informações são registradas e formam um banco de dados, que permite o monitoramento da opinião dos alunos por turma e professor.

A partir daí, a Comissão disponibiliza os resultados quantitativos da avaliação das disciplinas na página da Prograd. "A previsão é de que esses resultados sejam divulgados dois meses após o término do prazo de preenchimento dos questionários", estima a professora Mariza Teixeira.

Já os resultados da avaliação dos docentes são encaminhados aos coordenadores e chefes de departamento. "O objetivo é ampliar nossos estudos e divulgarmos também as estratégias didáticas utilizadas pelos professores que receberam as melhores avaliações, para que sirvam como referência. É um trabalho pioneiro que analisará de maneira aprofundada os resultados obtidos desde 2000", detalha Mariza Teixeira. A previsão é de que este processo seja concluído até o final de 2005.


Sala de aula da UFMG: avaliação subsidiará planejamento do ensino

Planejamento

Com o diagnóstico nas mãos, a Pró-Reitoria de Graduação pode tomar medidas para melhorar a qualidade do ensino na Universidade. "É através dos questionários de avaliação que os órgãos executivos tomam consciência dos problemas e podem agir, buscar soluções e proporcionar um ensino de qualidade", ressalta a professora Cristina Augustin, pró-reitora de Graduação. Para ela, o processo de avaliação só será bem-sucedido se houver participação maciça dos alunos. "Se apenas uma pequena parte responder, não temos como comprovar, por exemplo, se determinada crítica procede e tem fundamento", argumenta. E para os que pensam que reponder o questionário "não adianta nada", Cristina Augustin garante: os resultados da avaliação têm efeito real sobre o planejamento dos recursos da Universidade.

* Criada em 1997 através da resolução 012/97 e constituída em 1998 mediante a portaria 028227, assinada pelo então reitor Francisco César Sá Barreto, a comissão tem como principal objetivo avaliar periodicamente os cursos de graduação da UFMG. O monitoramento da situação e qualidade do ensino é feito através de questionários, avaliações internas e externas.

BOLETIM em avaliação

Diretoria de Divulgação e Comunicação Social (DDCS) e o Núcleo de Estudos em Cultura Contemporânea (NECC), da Fafich, iniciaram esta semana uma pesquisa de opinião para identificar como as comunidades universitária e externa se informam sobre o cotidiano da UFMG. Para participar do levantamento, as pessoas poderão escolher entre preencher um questionário on-line, disponível na página eletrônica da Universidade (www.ufmg.br), e um impresso, encartado nesta edição do BOLETIM.

Um dos principais objetivos da pesquisa é identificar a opinião dos leitores sobre a linha editorial e o projeto gráfico do BOLETIM, que completa 30 anos no final de setembro e é a mais regular publicação jornalística editada por uma universidade brasileira.

Os resultados da pesquisa poderão subsidiar possíveis modificações no perfil editorial e no projeto gráfico do BOLETIM. O levantamento também pretende identificar o grau de penetração de mídias mais recentes na Universidade, como a TV UFMG (canal12 na Net e 15 na Way), e a Internet, que abriga uma página de notícias da UFMG e a versão on-line do BOLETIM.

Os questionários preenchidos poderão ser entregues nas sedes da OAP e da Assufemg, no campus Pampulha, e nas diretorias do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Direito, do Núcleo de Ciências Agrárias (Montes Claros), do ICEx, da Escola de Educação Física e da Fafich, além da própria DDCS, instalada no prédio da Biblioteca Universitária.