Busca no site da UFMG




Nº 1446 - Ano 30 - 8.7.2004


 

Encontro de corais

O Núcleo de Música Coral da UFMG realiza, neste sábado, dia 10, no auditório da Escola de Música, o VI Encontro do Núcleo de Música Coral da UFMG , cujo objetivo é integrar corais e coralistas da Universidade e exibir sua produção musical para o público externo. Os concertos serão realizados de 14 às 17h30, com entrada franca.

Este ano, participarão do encontro o Coro de Câmara da Escola de Música da UFMG, os corais da Fale, da Engenharia, Vozes do Campus, Cantáridas, OAP, além dos corais do Curso de Extensão em Música, com participação especial da Orquestra Jovem de Itapecerica e solistas. Já o Coral Saeculorum se apresentará como convidado. O projeto Núcleo de Música Coral da UFMG é coordenado pela professora e maestrina Iara Fricke Matte, da Escola de Música. Mais informações na página www.letras.ufmg.br/coral.

Engenharia de estruturas

O programa de doutorado em Engenharia de Estruturas da Escola de Engenharia recebe, até o dia 23 de julho, inscrições para o seu processo seletivo. São oferecidas cinco vagas. Os interessados podem se inscrever de segunda a sexta-feira, de 8 às 12 e de 14 às 17 horas, na secretaria do departamento, à avenida do Contorno, 842, segundo andar, no Centro.

O edital do concurso está disponível na página www.dees.ufmg.br/pos. Mais informações pelos telefones (31) 3238-1040 e 3238-1980 ou pelo correio eletrônico posees@dees.ufmg.br.

Curso de quadrinhos

Até 30 de julho estarão abertas as inscrições para o curso Quadrinho-Arte: Teoria e Prática que será realizado de agosto a novembro no Centro Cultural UFMG pelos professores Wellington Srbek (foto) e Fernando Cypriano. O curso apresentará os principais elementos da linguagem dos quadrinhos, possibilitando que os alunos desenvolvam suas próprias criações.

Ganhador de vários prêmios nacionais, incluindo os troféus HQ MIX de Melhor Álbum e Angelo Agostini de Melhor Roteirista pelas edições Estórias Gerais e Fantamasgoriana, Wellington Srbek é doutor em Educação pela UFMG, com pesquisa sobre o quadrinho-arte. Já o desenhista Fernando Cypriano, com formação em desenho pela Escola de Belas-Artes, mostrou seu trabalho nas edições Quantum , Mystérion e Apócripha.

Em aulas expositivas, os professores abordarão a origem histórica, o desenvolvimento estilístico e especificidades narrativas dos quadrinhos. Haverá também aulas de técnicas de desenho e de roteirização. Na segunda parte, os alunos criarão as próprias histórias em quadrinhos sob orientação dos professores.

São 28 vagas abertas para pessoas com idade acima de 11 anos. As mensalidades custam R$ 80 e devem ser pagas no primeiro dia de aula de cada mês. Os alunos inscritos receberão a coleção completa das revistas Solar e Caliban, publicadas pelo editor e roteirista Wellington Srbek. Mais informações pelo telefone (31) 3238-1090.

Intercâmbio

A Diretoria de Relações Internacionais da UFMG divulgou o resultado da seleção de alunos de graduação que participarão de programas de intercâmbio em 2005. Foram escolhidos 67 estudantes para desenvolver atividades em 20 universidades parceiras, como as de Montreal (Canadá), Texas-Austin (Estados Unidos), Nottingham e Londres (Inglaterra), Aveiro e Minho (Portugal). Também foram selecionados 23 candidatos excedentes.

Os selecionados devem comparecer no dia 12 de julho, às 11h30, na Sala das Sessões, 4 o andar da Reitoria da UFMG, para participarem do primeiro encontro de preparação para o intercâmbio. Aqueles que farão atividades no primeiro semestre do ano que vem devem apresentar, até o dia 23 de agosto, o certificado de proficiência lingüística à Diretoria de Relações Internacionais. Já os que ficaram para o segundo semestre devem encaminhar o mesmo documento até 15 de fevereiro de 2005.

A lista completa com o nome dos alunos e das universidades estrangeiras que os acolherão em 2005 está disponível na página www.ufmg.br/cointer.

Geoprocessamento é tema de seminário

O departamento de Cartografia do IGC promoveu, no dia 24 de junho, o I Seminário de Geoprocessamento da UFMG , que contou com mais de 200 participantes. O evento comemorou a titulação da sexta turma de especialistas na área, além de premiar trabalhos do grupo de 2003 e divulgar atividades desenvolvidas pelos professores em parceria com diversos setores da sociedade.

O Geoprocessamento compreende as atividades de aquisição, tratamento, análise e representação de dados espacializados. Trata-se de um conjunto de tecnologias de sensoriamento remoto e fotogrametria; técnicas de mensuração por sistemas de posicionamento GPS e teodolito eletrônico (Estação Total) e análise de informações sob forma de mapas digitais, através dos Sistemas de Informação Geográficos .

Nos últimos anos, a evolução da microeletrônica, da ciência da computação e dos métodos quantitativos e estatísticos de investigação multimatemática transformou significativamente as técnicas de geoprocessamento. Diante da necessidade de conjugar dados complexos para a compreensão de fenômenos, a atividade é necessariamente transdisciplinar. Durante o Seminário, por exemplo, foram apresentados projetos que unem diversas instituições e saberes.

Modelagem de cenários para a Amazônia é fruto do trabalho do professor Britaldo Soares Filho com a Fundação Woods Hole e Estudo de prevalência da Esquistossomose une Luciano Dutra e Omar Carvalho com a Fiocruz, o Inpe e a UFMG. Já Geoprocessamento na gestão urbana e no patrimônio histórico é realizado pela professora Ana Clara Moura em colaboração com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).