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Nº 1463 - Ano 31 - 18.11.2004


Na freqüência do conhecimento


UFMG Educativa é o nome da emissora de rádio da Universidade


s vencedores do concurso que escolheu o nome e o slogan da emissora de rádio da Universidade, recebem os prêmios nesta sexta-feira, dia 19, às 11 horas, na Sala de Sessões do Conselho Universitário. UFMG Educativa foi o nome escolhido para a emissora, que em breve estará no ar, na freqüência FM 104,5. A proposta vencedora foi apresentada por três concorrentes, que dividirão o primeiro prêmio, no valor de R$ 1 mil: Amanda Antunes Petuba, da Escola de Arquitetura, Igor Machado Malaquias, da Escola de Engenharia, e Aline Pinto Luz, estudante de disciplina isolada na Faculdade de Letras.

"É uma expressão curta, de fácil pronúncia, que reúne a sigla da Universidade _ tem, portanto, o peso da instituição _ e remete ao caráter educativo da rádio", justifica a estudante Aline Pinto Luz, que se disse surpresa com a escolha: "Não esperava ganhar. Fiquei muito feliz".

O concurso escolheu também o slogan A estação do conhecimento , proposto por Christianne Luce Gomes, professora dos cursos de Educação Física e de Turismo. Ela receberá R$ 1 mil. Christianne diz que contou com a ajuda do namorado, o estudante de pós-graduação da UFMG, Daniel Hubner. "Vou dividir o prêmio com ele, pois foi a partir de uma conversa, em que brincávamos com as palavras, que chegamos a essa idéia", diz a professora, que ressalta a importância da rádio como forma de aproximar a UFMG da sociedade. "Isso é algo de extremo valor na atualidade", reforça.

Foi concedida menção honrosa ao slogan A voz e a vez da educa ção, inscrito por Carlos Alberto Khouri Rossi, funcionário da Secretaria dos Órgãos de Deliberação Superior (Sods).

Premiação

Participaram do concurso 591 propostas, apresentadas por estudantes de graduação e pós-graduação, funcionários técnicos e administrativos e professores da Universidade. O nome e o slogan foram escolhidos por decisão unânime do júri organizado para apuração. Em cada categoria, a proposta vencedora receberá o prêmio de R$ 1 mil, depositado em caderneta de poupança da Caixa Econômica Federal, agência campus Pampulha.

O gerente da agência, Sidney Ruas, explica que, ao patrocinar o concurso, a Caixa reforça a parceria de longa data que mantém com a UFMG. "Essa aproximação também é uma forma de servir nossos clientes, já que todos possuem vínculo com a Universidade", diz Ruas.

Sobre a rádio, ele diz que vem acompanhando a "árdua batalha da UFMG para obter a concessão" e acrescenta: "Alem de ajudar a instituição a atingir seus objetivos, a emissora funcionará como um veículo de utilidade pública para os ouvintes".

Participação

O concurso mobilizou grande parte da comunidade universitária. De 15 de setembro a 15 de outubro, o portal da UFMG recebeu 3.261 acessos de internautas interessados em informações sobre a iniciativa. Segundo dados do setor de web do Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG, foram feitas, no período, 3.129 cópias do edital do concurso pela Internet. "O mais importante foi a mobilização das pessoas", diz o coordenador da rádio, Elias Santos, para quem o concurso se transformou em oportunidade de ampliar a discussão sobre a emissora.

A presidente do júri responsável pela escolha do nome e do slogan da rádio, jornalista Raquel Novais, diretora-assistente do Cedecom, ressalta que as propostas vieram de pessoas de todos os setores _ unidades acadêmicas e administrativas, alunos, professores e funcionários. "Esperamos que esse envolvimento reflita-se na construção da programação da emissora", comenta.

Além de Raquel Novais, o júri contou com a participação do publicitário José Alberto da Fonseca, presidente da Rádio Inconfidência; do publicitário e radialista Élzio Costa; da estudante de jornalismo Yara Castanheira; do jornalista Enderson Cunha, da Officium Laboratório de Jornalismo; e dos professores Paulo Bernardo Vaz e Valdir de Castro, do Departamento de Comunicação Social da Universidade.