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Nº 1463 - Ano 31 - 18.11.2004

Estação Ecológica amplia instalações do viveiro de oficinas ambientais


Instalações do VOA: infra-estrutura ampliada
Foto: Foca Lisboa

oram inauguradas,na semana passada, pela reitora Ana Lúcia Gazzola, as novas instalações do Viveiro de Oficinas Ambientais (VOA), da Estação Ecológica. O galpão, com 245 metros quadrados, abriga três salas para oficinas, área de recepção, vestiários, banheiros para o público e cozinha. Essa estrutura oferecerá melhores condições de atendimento aos visitantes e de trabalho aos funcionários. "Tínhamos uma demanda reprimida, pois o espaço de que dispúnhamos e a infra-estrutura da Estação eram deficientes", justifica o professor Celso Baeta Neves, diretor da Estação.

O Viveiro de Oficinas Ambientais oferece, ao longo do ano, 13 modalidades de cursos para pessoas de diversas faixas etárias. A maior demanda vem de estudantes de escolas do primeiro e segundo graus. Os cursos de educação ambiental tratam de temas como energia, água e reciclagem de papel.

Segundo Baeta Neves, o novo espaço também vai melhorar as condições de cooperação entre a Estação e a área acadêmica. A reserva ecológica abriga, por ano, uma média de 40 novas pesquisas de graduação e pós-graduação da UFMG. As atividades de extensão também poderão ser ampliadas junto com o fluxo de visitantes, estimado hoje em 18 mil pessoas ao ano. A Estação oferece à comunidade caminhadas ecológicas, visitas guiadas nos finais de semana e seminários, que

contam com a monitoria de 20 estudantes bolsistas e voluntários. Nos últimos nove anos, cerca de 300 alunos da UFMG tiveram a oportunidade de realizar estágio no local.

Outra importante reforma ocorrida na Estação foi a modernização das redes lógica (dados e voz), elétrica, de água e de esgoto. A nova rede elétrica recebeu cabeamento subterrâneo para evitar acidentes com animais. Já a rede de água e esgoto melhoraram a infra-estrutura do local, sobretudo porque permitiram a eliminação de fossas, consideradas anti-ecológicas. A reforma das instalações foi feita com verba de R$ 70 mil, do Tesouro Nacional, enquanto o Viveiro recebeu recursos de R$ 40 mil, do Fundo Fundep e do CNPq.

Conselhos superiores e comissões da UFMG
abrem inscrições para candidatos

stão abertas, no período de 22 a 26 de novembro, as inscrições de candidatos a representantes da comunidade universitária em órgãos de deliberação superior, em comissões permanentes de servidores docentes, técnicos e administrativos e no Conselho da Moradia Universitária da UFMG.

As inscrições devem ser feitas na Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), no prédio da Biblioteca Universitária, campus Pampulha, de 9 às 17h. As eleições acontecem em 15 de dezembro. Já no Hospital das Clínicas haverá votação também no dia 14.

De acordo com o edital 4/04, da Comissão Eleitoral Central (CEC), a inscrição do representante suplente deverá ser feita juntamente com a do titular, exceto quando houver vaga apenas para suplente. Serão realizadas eleições de representantes para os conselhos Universitário, de Curadores, de Diretores, da Moradia Universitária e para a CPPD e CPPTA. Os resultados serão divulgados no dia 29 de dezembro, às 17h. Confira as vagas:

Conselho Universitário

. Um representante dos servidores técnicos e administrativos (titular e suplente), com mandato de três anos

Conselho de Curadores

. Três representantes dos servidores docentes (titulares e suplentes), com mandato de dois anos.

Conselho de Diretores

. Dois representantes dos servidores técnicos e administrativos (titulares e suplentes), com mandato de três anos.

Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD )

. Dois representantes dos professores titulares (titulares e suplentes), com mandato de três anos.

. Dois representantes dos professores adjuntos (titulares e suplentes), com mandato de três anos.

. Um representante dos professores assistentes (suplente), com mandato até 29 de dezembro de 2005.

. Dois representantes dos professores auxiliares (titulares e suplentes), com mandato de três anos.

. Um representante dos professores da carreira de magistério de 1 o e 2 o graus (titular e suplente), com mandato de três anos.

Comissão Permanente de Pessoal Técnico-Administrativo (CPPTA)

. Um representante dos servidores técnicos e administrativos do grupo nível superior - NS (titular e suplente), com mandato de dois anos.

. Um representante dos servidores técnicos e administrativos do grupo nível médio - NM (titular e suplente), com mandato de dois anos.

. Um representante dos servidores técnicos e administrativos do grupo nível auxiliar - NA (titular e suplente), com mandato de dois anos.

Conselho Diretor da Moradia Universitária

. Um representante dos servidores técnicos e administrativos (titular e suplente), com mandato de um ano.

. Um representante dos moradores da Moradia Universitária (titular e suplente), com mandato de um ano, a partir de 20 de abril de 2005.