Busca no site da UFMG




Nº 1476 - Ano 31 - 17.3.2005


 

História e filosofia da ciência

O grupo Scientia, da UFMG, acaba de lançar o livro Ciência, Teoria e História, organizado por Betânia Gonçalves Figueiredo e Mauro Lúcio Condé. Os artigos do livro, publicado pela editora Argumentum, analisam as relações entre ciência e sociedade e buscam compreender a formação dos conceitos e das idéias que caracterizam as teorias científicas em seus diversos contextos.

O Scientia é um grupo de pesquisadores que busca desenvolver atividades transdisciplinares de ensino, pesquisa e extensão em história e filosofia da ciência e da tecnologia. O grupo funciona na Fafich.

Ciência, Teoria e História consolida parceria do Scientia com a editora Argumentum e pretende ser o primeiro de uma série de publicações em História da Ciência, campo em franca expansão no Brasil. Este primeiro volume reúne artigos de seis professores do grupo, que compreendem a ciência como produto da cultura, "atividade que se processa a partir das interseções, contraposições e interferências das múltiplas atividades e comportamentos humanos". Além dos dois organizadores, o livro reúne textos de Regina Horta Duarte, Renan Springer de Freitas, Bernardo Jefferson de Oliveira e José Carlos Reis. Mais informações na página do Grupo Scientia : www.fafich.ufmg.br/~scientia.

Pediatria ambulatorial

A Editora Coopmed e o Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina lançaram, no dia 10 de março, no Salão Nobre da Unidade, a quarta edição do livro Pediatria ambulatorial, de autoria dos professores Ennio Leão, Edison José Corrêa, Joaquim Antônio César Mota e Marcos Borato Viana.

Referência para pediatras e estudantes de Medicina, Pediatria ambulatorial, publicada pela primeira vez há 22 anos, ganhou reconhecimento nacional e internacional graças à experiência e capacitação científica de seus autores aliadas ao esforço em repassar o conteúdo do livro por meio de linguagem simples, clara e didática.

Segundo a Editora Coopmed, esta edição incorpora criticamente os avanços do conhecimento na área e consolida a obra como "instrumento indispensável para aqueles que cuidam da saúde de crianças e adolescentes".

Mais informações nas livrarias da Coopmed nos campi Pampulha (31)3491-8019 e Saúde (31) 3273-1955.

Contextura

Está circulando o primeiro número de Contextura, revista de filosofia publicada pelos alunos da Fafich. Segundo seus editores, o objetivo é discutir a filosofia no cenário contemporâneo, conciliando rigor acadêmico e livre pensamento.

O conteúdo da publicação está distribuído em diversas seções, entre elas Passos Contados, que publica artigos acadêmicos, e seções mais livres, como a ConTextura, para ensaios, e (O) Grito, para veiculação de aforismos, "idéias sintéticas expressas com vigor, carentes de argumentação, mas que se impõem pela expressividade, provocando o leitor a pensar".

A seção de entrevistas Cara a cara é inaugurada pelo professor Ricardo Fenati, do departamento de Filosofia, que discute questões relativas ao ensino de filosofia. A publicação também abre espaço para a arte, com a seção Poética de luz e sombra, dedicada à fotografia, definida como "a arte de trabalhar graficamente a luz". A revista traz ainda a tradução de texto do filósofo Ludwig Wittgenstein. O artigo original, Some remarks on logical form, publicado em 1929, foi traduzido como Algumas observações sobre a forma lógica .

Contextura pretende ter periodicidade semestral. Contribuições devem ser enviadas até 30 de abril para o correio revistacontextura@yahoo.com.br .

Criminalidade e Segurança Pública

A mesa-redonda Políticas públicas de prevenção à criminalidade inaugura, nesta segunda-feira, dia 21, às 19 horas, as atividades do curso de Especialização em Estudos de Criminalidade e Segurança Pública, promovido pelo Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (Crisp) da UFMG.

Coordenada pelo professor Cláudio Beato, que dirige o Crisp, a mesa-redonda terá como debatedores os professores Gláucio Soares, do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), e Alba Zaluar, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). O debate ocorrerá no auditório Sônia Viegas, na Fafich.

O curso é concebido em dois módulos. O primeiro baseia-se em abordagens teóricas sobre as instituições que formam o sistema de justiça e as perspectivas sociológicas sobre a criminalidade e a violência. Já o segundo módulo compõe-se de disciplinas que dão suporte técnico e operacional à pesquisa sobre criminalidade. Nele serão estudados os problemas de mensuração, as técnicas utilizadas em pesquisas de violência e criminalidade e ferramentas estatísticas.

Mais informações sobre o curso pelo telefone (31) 3499-6310 ou pelo e-mail crisp@crisp.ufmg.br.

Rap no Quarta Doze e Trinta

O grupo de rap Negros da Unidade Consciente (NUC) , de Belo Horizonte, é a atração do Quarta Doze e Trinta desta quarta, dia 23, a partir de 12h30, na Praça de Serviços. Formado pelo DJ Francis e pelos MC's Negro F, Renegado e Dani Crizz, o grupo promove a valorização da negritude por meio de letras politizadas, que denunciam as injustiças sociais dos grandes centros urbanos. Sua música também transita por outros gêneros, como cantigas de roda, capoeira e samba.

Criado há oito anos, o grupo já se apresentou em Cuba, onde manteve intenso intercâmbio com o movimento hip hop local, e tem seu trabalho social e musical reconhecido em todo o país. Da Câmara Municipal de Belo Horizonte recebeu diploma de honra ao mérito pelo trabalho em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. Em 2000, foi eleito um dos dez melhores grupos de rap do Brasil no concurso Abril Pró-Rap, que reuniu 800 conjuntos.

O Quarta Doze e Trinta é promovido pela Diretoria de Ação Cultural (DAC), com entrada franca.