Busca no site da UFMG




Nº 1478 - Ano 31 - 7.4.2005


Pesquisadores cubanos visitam UFMG

Tacyana Arce


Foto: Eber Faioli

rofessores da Universidade das Ciências Informáticas de Cuba estiveram na UFMG, no período de 30 de março a 6 de abril, para discutir possibilidades de intercâmbio e cooperação acadêmica nas áreas de ciência da computação e biotecnologia. A UFMG é a primeira universidade do Brasil a ser visitada pelos pesquisadores cubanos em resposta à ida dos reitores das Ifes brasileiras ao país caribenho, em janeiro passado. A expectativa é estabelecer parcerias em projetos de pesquisa e pós-graduação.

Na quinta-feira, dia 31, a comitiva cubana, chefiada pelo reitor Melchor Gil Morelli (à direita, na foto), foi recebida pelo vice-reitor Marcos Borata Viana. Os primeiros contatos revelam que há fortes afinidades acadêmicas entre as duas instituições. "O desenvolvimento de softwares livres, por exemplo, é um ponto forte na UFMG e uma demanda de Cuba, que sofre os efeitos do embargo econômico ordenado pelos Estados Unidos. Outro ponto importante é o desenvolvimento de tecnologia para a web, que na UFMG também é baseada em software aberto", explica o chefe do DCC, Alberto Laender.

Para Melchor Morelli, as duas universidades ainda estão descobrindo as suas particularidades e coincidências. "Como somos uma instituição muito jovem, criada em 2002, temos um problema sério de formação de professores na pós-graduação, e esperamos contar com o apoio da UFMG nessa questão", explicou. O programa de pós-graduação do DCC é avaliado com nota 5 pela Capes, numa escala que chega a 7. "Quando chegamos aqui, não sabíamos que havia um projeto já em andamento de programação de imagens, por isso não o incluímos entre os que desejamos conhecer. Agora não vou embora sem vê-lo", brincou o reitor Morelli, referindo-se ao projeto Visualidade e imaginação, desenvolvido em conjunto pelo DCC e escolas de Belas-Artes e de Arquitetura.

Futuro

A Universidade de Ciências Informáticas de Cuba (UCI) foi criada em 2002, como parte do Projeto Futuro, que pretende transformar o país em referência no desenvolvimento de tecnologia da informação. Com seis mil alunos que estudam em tempo integral e moram na instituição, a UCI reúne 700 professores remanejados de outras universidades. Entre outros projetos, a universidade é responsável pela informatização do sistema de saúde cubano e já desenvolveu softwares para equipamentos médicos e de biotecnologia.

 

MEC recebe sugestões para reforma universitária

presidente da Andifes e reitora da UFMG, Ana Lúcia Gazzola, entregou ao ministro da Educação, Tarso Genro, no último dia 30, as propostas de emendas da entidade ao anteprojeto da reforma universitária.

O documento é resultado de ampla discussão que vem sendo promovida pela Andifes, desde que o anteprojeto foi apresentado pelo MEC, em dezembro do ano passado. O texto foi consolidado pelo Conselho Pleno da Associação, durante reunião realizada nos dias 17, 18 e 19 de março, na Universidade Federal do Mato Grosso, em Cuiabá. Em fevereiro, os dirigentes das 54 Ifes haviam se reunido na UFMG, onde aprovaram documento de apoio às diretrizes do anteprojeto, com ressalva para a necessidade de discutir melhor alguns pontos, o que ocorreu desde então.

Com 45 páginas, o documento sugere emendas em 12 temas do anteprojeto, considerados pela Andifes "essenciais para a mudança de patamar que se espera da universidade pública federal brasileira". Entre eles, dois são nevrálgicos: a autonomia universitária e o modelo de financiamento público para o sistema federal de educação superior.

O projeto de lei da reforma universitária será encaminhado à Casa Civil ainda este mês e remetido à apreciação do Congresso em junho. A íntegra do documento está disponível na página eletrônica da UFMG: www.ufmg.br/online .

Conselho Universitário aprova prestação de contas da Reitora

Resolução n o 01/2005, de 17 de março de 2005

Aprova a Prestação de Contas da Reitora da UFMG, relativa
ao exercício de 2004

O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, no uso de suas atribuições estatutárias, e considerando os pareceres favoráveis emitidos pelo Conselho de Curadores da UFMG e pela Comissão de Orçamento e Contas deste Colegiado, resolve:

Art.1 o - Aprovar a Prestação de Contas da Reitora da Universidade Federal de Minas Gerais, relativa ao exercício de 2004.

Art.2 o - A presente Resolução entra em vigor nesta data.

Professor José Alberto Magno de Carvalho
Decano do Conselho Universitário, no exercício da Presidência