Busca no site da UFMG
Nš 1497 - Ano 31
25.08.2005



Coleção didática


Pró-Reitoria de Graduação e a Editora UFMG lançam, nesta quarta-feira, dia 31, quatro novos títulos da Coleção Didática. O lançamento acontece no Conservatório UFMG (rua Guajajaras, 100), a partir de 20h30.

Financiada pelo Fundo Fundep, a Coleção Didática tem o objetivo de publicar obras de referência para o ensino em áreas como engenharias, saúde, música, comunicação social e ciência da computação. A série pretende institucionalizar a produção didática dos professores da Universidade.

Serão lançados os livros Análise de dados através de métodos de estatística multivariada: uma abordagem aplicada (Sueli Aparecida Mingoti); Fundamentos de Termodinâmica e Cinética Química (Edward de Souza); A Farmacologia em nossa vida (Janetti Nogueira de Francischi, com colaboração de Maria Salete de Abreu Castro, Miriam Teresa Paz Lopes e Regina Maria De Marco Turchetti-Maia); e Manual de Semântica: noções básicas e exercícios (Márcia Cançado).

Outros seis livros já foram lançados pela Coleção em áreas como orçamento empresarial, publicidade, soldagem e energia. Mais informações pelo telefone (31)3499-4650.

Trote Solidário


Divulgação


Os calouros do curso de Comunicação Social da Fafich realizaram, no dia 19 de agosto, mais um trote solidário, organizado pela Cria UFMG Jr, empresa júnior do curso. Os alunos saíram às ruas (foto) para arrecadar recursos para uma instituição filantrópica. Com a venda de lápis, eles conseguiram cerca de R$200, que serão entregues ao orfanato Lar Dona Eva.

Criado há quatro anos, o trote Solidário tem como objetivo recepcionar e integrar os novos alunos ao ambiente acadêmico por meio de ações não-violentas e que tragam melhorias para comunidade universitária. Em edições anteriores, os calouros limparam banheiros e revitalizaram os canteiros da Fafich.

Ars Nova

Foca Lisboaa


Um concerto do Ars Nova Coral da UFMG é a atração do Quarta Doze e Trinta do dia 31 de agosto, na Praça de Serviços. Denominado Raízes de Minas, o concerto será regido pelo maestro Carlos Alberto Pinto Fonseca, autor das sete peças que compõem o repertório. Entre elas, No gólgota, O bardo e Tira côco. Criado em 1959 e incorporado à Universidade cinco anos depois como atividade de extensão, o Ars Nova é um dos corais mais premiados no Brasil e no exterior.

O projeto Quarta Doze e Trinta é promovido pela Diretoria de Ação Cultural (DAC) e pela Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC). A entrada é franca.



Plantas medicinais na Estrada Real


Gilbene Almeida a

A propósito da matéria Farmácia mapeia plantas medicinais da Estrada Real, publicada na edição de 11 de agosto do BOLETIM, a professora Maria das Graças Lins Brandão, coordenadora do projeto, esclarece que o levantamento não pretende registrar “o emprego atual das plantas”, como informou o texto, mas apenas mapear as espécies e as pessoas que prestaram informações sobre a sua aplicação ao longo do trajeto.

Ela informa, ainda, que a pesquisa é financiada pela Fapemig e que, além da Faculdade de Farmácia, envolve pesquisadores da Face, Fafich e ICB. As informações sobre o uso medicinal de plantas citadas no boxe Para todos os males não foram fornecidas pela equipe da professora e sim compiladas de páginas da Internet.