Busca no site da UFMG

Nº 1524 - Ano 32
30.03.2006

Empresas juniores

Palestras, minicursos, rodada de negócios e jogos empresariais são algumas das atividades programadas para o XIV Encontro Mineiro de Empresas Juniores (Emej), que reunirá, de 6 e 9 de abril, em Belo Horizonte, cerca de 350 estudantes de graduação de diversas áreas.
Com o tema O terceiro setor e as empresas juniores, o evento tem por objetivo promover a circulação de conhecimentos, idéias e o intercâmbio de tecnologias e informações. Organizada por quatro empresas juniores da UFMG, esta edição do Emej acontece no Sesc Venda Nova, onde serão hospedados os participantes e realizadas todas as atividades do evento. Mais informações na página www.emej.com.br.


Tratamento de esgotos

Uma ampla radiografia dos processos de tratamento de esgotos existentes no Brasil. Esse é o eixo do livro Biological wastewater treatment in warm climate regions, que acaba de ser lançado pelos professores Marcos von Sperling e Carlos Augusto de Lemos Chernicharo, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, da Escola de Engenharia.

Com 1.460 páginas distribuídas em dois volumes, a obra contém ilustrações, tabelas e exemplos. “De um modo geral, existem bons livros internacionais sobre tratamento de esgoto. Mas nosso trabalho retrata a experiência brasileira, pois aborda, de forma mais aprofundada, o tipo de tratamento utilizado em lugares de clima quente”, explica o professor Marcos von Sperling.

O livro foi publicado pela International Water Association Publishing, editora vinculada à International Water Association (IWA), com apoio logístico e financiamento de parte da tradução da obra pelo Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental. A IWA, com sede no Reino Unido, congrega organismos que desenvolvem trabalhos relacionados à água.

Os interessados podem adquirir a obra pela página www.iwapublishing.com, ao preço de 225 dólares para membros da Water Association Publishing e 300 dólares para não-membros. Quatro exemplares da obra foram encaminhados pelos autores ao Sistema de Bibliotecas da UFMG.


Academia de Farmácia

O professor e ex-diretor da Faculdade de Farmácia, Gerson Antônio Pianetti, é o mais novo correspondente estrangeiro da Academia Nacional de Farmácia, da França. A Academia, formada por 35 acadêmicos franceses e cinco correspondentes estrangeiros, orienta faculdades e associações da Comunidade Européia que atuam na área farmacêutica.

Por sua produção técnica e científica, Pianetti recebeu convite dos professores Michel Hamon e Georges Mahuzier, da Universidade de Paris XI, para participar das eleições da Academia. Eleito na primeira votação, entre candidatos convidados e inscritos, o professor é o primeiro do continente americano a integrar a corpo ração acadêmica.

Gerson Antônio Pianetti é formado em Farmácia pela UFMG, mestre em Análise, Síntese e Controle de Qualidade de Medicamentos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutor na área de Controle de Qualidade de Fármacos pela Universidade de Paris XI.


Inter-Agindo


Foi realizada, no último dia 16, na Faculdade de Educação, a aula inaugural do projeto Inter-Agindo, vinculado ao Programa Porta – Adolescentes Trabalhadores na UFMG. Prestigiada por dirigentes da Unidade e pela coordenação do Programa, abertura contou com uma apresentação do Grupo Tambolelê.

Iniciativa da Pró-Reitoria de Recursos Humanos, desenvolvida pelo Observatório da Juventude da UFMG, o Inter-Agindo beneficiará, em 2006, mais de 80 adolescentes trabalhadores da UFMG. Seu principal objetivo é promover a formação e socialização dos jovens, preparando-os para a transição do trabalho educativo para o trabalho produtivo, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente.

 

Cooperativa de Crédito

O Banco Central do Brasil homologou, em fevereiro, o resultado das eleições dos conselhos de Administração e Fiscal da Cooperativa de Crédito Mútuo dos Trabalhadores da UFMG (Coopecremt), que possui cerca de 1.900 filiados. O funcionário Roberto Rocha, da Imprensa Universitária, foi reconduzido ao cargo de presidente da entidade, que tem como diretora-administrativa Cléa da Mata Carvalho, do Hospital das Clínicas, e como diretor-financeiro, Idélcio Ferreira dos Santos, que trabalha no DSG. O mandato da atual diretoria vai até 2.010.

Além dos três diretores, o Conselho de Administração é formado por outros quatro integrantes. Já o Conselho Fiscal possui seis membros – entre efetivos e suplentes –, cujos mandatos vencem em 2007.

 

Alarido no Quarta Doze e Trinta

A banda Alarido é a atração do projeto Quarta Doze e Trinta, no dia 5 de abril, às 12h30, na Praça de Serviços do campus Pampulha. O grupo, que está finalizando seu primeiro CD, apresenta composições próprias e releituras de clássicos da dupla Toquinho e Vinícius de Morais, Gonzaguinha, Lô Borges, Cazuza, Arnaldo Antunes, entre outros.

Divulgação

A banda, criada há seis anos, já se apresentou em diversas cidades mineiras, São Paulo e Brasília e na abertura dos shows das bandas O Rappa, na UFMG, e Cidade Negra, no Mineirinho. O Quarta Doze e Trinta é promovido pela Diretoria de Ação Cultural (DAC) e pela Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), com entrada franca.