Busca no site da UFMG

Nº 1524 - Ano 32
30.03.2006

ICB, Letras e Medicina têm nova direção

Ana Rita Araújo

rês unidades acadêmicas da UFMG acabam de eleger novos dirigentes. No Instituto de Ciências Biológicas (ICB), a nova diretora é a professora Maria Cristina Lima de Castro, tendo como vice o professor Sérgio Costa Oliveira. Já o professor Francisco Penna foi escolhido pela comunidade da Faculdade de Medicina para comandar a Unidade nos próximos quatro anos. Seu vice é o professor Tarcizo Nunes. E a Faculdade de Letras elegeu o professor Jacyntho Lins Brandão para diretor, tendo como vice Wander Emediato de Souza.

Foca Lisboa

Cristina e Costa vão dirigir o ICB

A consulta no ICB, realizada no dia 17 de março, teve apenas uma chapa inscrita, que recebeu 89% dos votos. Dos cerca de 3.400 eleitores aptos a participar do processo de escolha da nova diretoria, 626 compareceram às urnas. O resultado já foi referendado pela Congregação da Unidade, que encaminhou as listas tríplices – para diretor e vice – para a Reitoria.

Professora do departamento de Biologia Geral, Maria Cristina Lima de Castro é bacharel e licenciada em História Natural pela UFMG, em 1973. Mestre em bioquímica pelo ICB, em 1985, doutorou-se em Genética pelo Instituto de Biociências da USP, em 1995. É professora da UFMG desde 1974. No período 2002-2006, foi vice-diretora do ICB na gestão do professor Carlos Alberto Tavares, atual pró-reitor de Pesquisa.

O vice-diretor Sérgio Costa é graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal da Bahia e mestre em Microbiologia pela Universidade Federal do Rio do Janeiro e doutor em Imunologia pela Universidade de Wisconsin, dos Estados Unidos, onde também cursou pós-doutorado. Livre-docente da USP, Costa é professor do departamento de Bioquímica e Imunologia. No último Reitorado, acumulou os cargos de diretor da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica e de pró-reitor adjunto de Pesquisa.

Medicina
Com quase 72% dos votos, Francisco José Penna e Tarcizo Nunes, da Chapa 2, foram os professores escolhidos, pela comunidade da Faculdade de Medicina, para assumir, respectivamente, os cargos de diretor e vice-diretor da Unidade. A consulta aconteceu nos dias 21 e 22 de março, no campus Saúde e no ICB. A chapa 1, que também concorreu ao pleito, foi formada pelos professores Joel Alves Lamounier e Leonardo Maurício Diniz.
Das 3.269 pessoas aptas a votar, 82,61% foram às urnas. Penna e Nunes encabeçam as listas tríplices – para diretor e vice – encaminhadas pela Congregação para a Reitoria. A posse está prevista para 12 de abril, e a cerimônia de transmissão de cargo para o dia 28.

Marcus Vinicius Santos

Penna e Tarcizo Nunes tiveram mais de 70% dos votos na Medicina

Francisco José Penna é professor titular do Departamento de Pediatria da UFMG, onde leciona desde 1970. Graduou-se em Medicina em 1968, pela própria Universidade, concluiu mestrado na UFRJ em 1981, e doutorado na Unifesp, em1984. Atuou como coordenador da Pós-Graduação da Faculdade de Medicina e em Ciências da Saúde/Saúde da Criança e do Adolescente. Também coordenou o Setor de Gastroenterologia Pediátrica do HC.

O novo vice-diretor, Tarcizo Afonso Nunes, é professor-adjunto do departamento de Cirurgia. Graduou-se em Medicina, em 1975, pela UFMG, onde também concluiu seu doutorado, em 1992. Foi coordenador do Internato Rural e subchefe e chefe do departamento de Cirurgia e diretor da Divisão Cirúrgica do HC. Desde 2002, coordena o Programa de Pós-Graduação em Cirurgia da Unidade.

Letras
Quase 800 eleitores, entre técnicos e administrativos, discentes e docentes da Faculdade de Letras, compareceram às urnas para escolher a nova diretoria da Unidade. Jacyntho José Lins Brandão e seu vice, Wander Emediato de Souza, venceram a consulta com 60% dos votos. O pleito foi realizado no dia 22 de março, e Jacyntho e Wander Emediato, da chapa 2, concorreram com a chapa formada pela professora Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva e pelo professor Georg Otte.

Foca Lisboa

Jacyntho Brandão:
diretor pela segunda vez

Professor titular de Grego, Jacyntho Lins Brandão dirigirá a Faculdade de Letras pela segunda vez – a primeira foi no período 1990-1994. Graduado em Letras pela UFMG, em 1977, e doutor em Letras Clássicas pela USP, em 1992, chefiou o departamento de Letras Clássicas (1983-1985), foi vice-reitor da UFMG (1994-1998) e, mais recentemente, coordenou o curso de graduação em Letras (2003-2005). Foi professor-visitante na Universidade de Aveiro (Portugal), na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (França) e na Universidade Nacional do Sul (Argentina).

Wander Emediato de Souza formou-se em Letras pela UFMG, em 1992. Quatro anos depois, concluiu seu mestrado em Estudos Lingüísticos na mesma Faculdade e, em 2000, o doutorado em Ciências da Linguagem, na Universidade de Paris XIII. É professor da UFMG desde agosto de 2004.