Busca no site da UFMG

Nº 1526 - Ano 32
13.04.2006

Mini baja da UFMG é terceiro
em competição nacional

Carro projetado por alunos da Escola de Engenharia concorreu com 56 equipes de 42 universidades

Kleyson Barbosa

equipe do departamento de Engenharia Mecânica da UFMG conquistou o terceiro lugar na 12a Competição SAE Brasil-Petrobras de Mini Baja, realizada entre os dias 30 de março e 2 de abril, em Piracicaba, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA). O veículo mini baja da equipe Demec-08 da UFMG, alcançou 822,66 pontos, garantindo o terceiro lugar geral entre as 56 equipes participantes da competição, ligadas a 42 universidades de 13 estados brasileiros e do Distrito Federal. “É um ótimo resultado, já que tivemos boas colocações em todas as etapas. Ainda mais porque se trata de uma equipe nova, composta de alunos do primeiro ao quinto períodos”, comemora o orientador da Demec-08 e professor da Escola de Engenharia, Ramon Molina.

Durante os quatro dias de competição, os carros realizaram provas estáticas, dinâmicas e um enduro. As primeiras avaliaram itens como conforto do operador, produção em massa, facilidade de manutenção, qualidade de montagem, conformidade do projeto e originalidade. Já as provas dinâmicas observaram tração, manobrabilidade, aceleração, velocidade máxima e subida em rampa. Por último, um enduro de quatro horas em pista de terra com obstáculos submeteu os carros e pilotos a um teste de durabilidade e resistência.

Nos Estados Unidos
Como prêmio, dois integrantes da equipe acompanharão, como observadores, a SAE Midwest Mini Baja, que será realizada nos Estados Unidos em maio próximo. Promovida pela SAE Internacional, a competição já foi vencida por equipes brasileiras em 1998 e 2004. O grupo da UFMG não competirá, uma vez que apenas as duas escolas que alcançaram maior pontuação na classificação geral das provas – as equipes de engenharia da Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto Mauá de Tecnologia – ganharam o direito de representar o País na competição.

Eber Faioli

Parte da equipe Demec-08 exibe o
troféu e o protótipo que alcançou o
terceiro lugar em competição nacional

Para aumentar a competitividade, o regulamento deste ano permitiu a inscrição de apenas duas equipes por faculdade. São Paulo teve o maior número de inscritos, 22, seguido de Minas Gerais, com 10. Entre os mineiros, a Demec-08 foi a vitoriosa.

A competição, realizada pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil), estimula o trabalho em equipe e propicia a vivência das lições aprendidas na universidade. “Na verdade, o grande prêmio é a formação, porque melhora a qualidade do ensino de Engenharia. As empresas estão mais atentas a tais iniciativas e já perceberam que, em função delas, os engenheiros chegam ao mercado mais preparados na parte automotiva”, oberva Ramon Molina.

Alunos projetam sistemas e chassi

Os veículos mini baja são projetados e construídos por alunos de graduação em Engenharia, de acordo com as regras definidas pela SAE Brasil. Trata-se de um protótipo de estrutura tubular em aço, monoposto, para uso fora-de-estrada, que deve ter quatro ou mais rodas e ser capaz de transportar pessoas com até 1,90m de altura, pesando até 113,4 kg. Sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelos alunos, que utilizam ainda um motor padrão de 10 HP. As equipes também buscam suporte financeiro para viabilizar o projeto.

A UFMG participa das competições da SAE desde 1997. Além de vários prêmios de destaque, em aceleração e acabamento, por exemplo, a Universidade já garantiu o segundo lugar da competição no ano 2000.

 

Equipe: Demec-08
Coordenação: professor Ramon Molina
Integrantes: Marcelo Mello (capitão), Bruno Santana Silva, Edmar Arruda Pimentel, Gabriel Augusto Bueno de Souza, Guilherme Monteiro Lisboa, Larissa Rodrigues de Oliveira, Luciana Moreira Herrera, Olavo Miranda Martins, Osvane Abreu Faria, Rodrigo dos Reis Molina, Rodrigo Rebello Horta Jardim, Rodrigo Viegas Greco de Andrade e Victor Lúcio Marques