Busca no site da UFMG

Nº 1526 - Ano 32
13.04.2006

FaE elege Antônia Vitória e
ICEx reconduz Bismarck da Costa

ais duas unidades da UFMG elegeram dirigentes na semana passada. Na Faculdade de Educação, os professores Antônia Vitória Soares Aranha e Orlando Gomes de Aguiar Júnior são os novos diretores e vice. Já a comunidade do ICEx reconduziu os professores Bismarck Vaz da Costa e Cesar de Souza Eschenazi aos postos de direção da Unidade. A consulta nas duas unidades se deu com chapa única.

O pleito na Faculdade de Educação foi realizado no dia 3 de abril. Antônia Vitória e Orlando Gomes receberam 314 votos, 87,7% do eleitorado. A posse será no dia 5 de maio. Formada em Química pelo ICEx, em 1979, Antônia Aranha concluiu seu mestrado na Faculdade de Educação, em 1993, e o doutorado na PUC-SP, em 2000. Professora da FaE desde 1995, ajudou a criar o Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação (Nete). Em 2000, assumiu a coordenação do Cenex da Fae, deixando-a dois anos depois para assumir a vice-diretoria da Unidade.

Orlando Gomes de Aguiar Júnior é físico formado pela UFMG, onde especializou-se no Ensino de Ciências/Física. Mestre em Tecnologia pelo Cefet/MG, em 1995, doutorou-se pela Fae seis anos depois. É pós-doutor pela Leeds Metropolitan University, Inglaterra. Foi diretor do Cecimig.

Reeleição
No ICEx, a consulta foi realizada no dia 5 de abril Os professores Bismarck Costa e Cesar Eschenazi receberam 74,2% dos votos válidos. Bismarck graduou-se em Física, em 1977, pela UFMG, Universidade pela qual tornou-se mestre, em 1981, e doutor, em 1987. Em 1990, concluiu seu primeiro pós-doutorado, no Institut fuer Theoretiche Physik, na Alemanha, e o segundo, sete anos depois, na University of Georgia-Center for Simulational Physics, dos Estados Unidos. Professor adjunto, chefiou o Departamento de Física entre 1998 e 2000 e dirigiu o ICEx no período 2002-2006.

Cesar de Souza Eschenazi formou-se em Matemática, em 1977, na UFRJ, onde tornou-se mestre em 1981. No ano seguinte, ingressou como professor da UFMG. É doutor em Matemática pela PUC-RJ. Em 2002, foi eleito vice-diretor da Unidade.

Robson Matos é reeleito na Apubh


professor Robson Matos, do departamento de Química do ICEx, foi reeleito presidente da Associação Profissional dos Docentes da UFMG (Apubh), em consulta realizada nos dias 4 e 5 de abril. Sua chapa, Atitude, recebeu 577 votos contra os 372 dados à chapa Repensar: Novos Desafios, encabeçada pelo professor João Maurício Mota, da Faculdade de Odontologia. Dos 2.792 docentes aptos a votar, 1.087 compareceram às urnas. O mandato da nova diretoria é de dois anos.

Robson Mendes Matos formou-se em Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora, em 1986. Dois anos depois, tornou-se mestre em Química pela UFMG e, em 1994, doutorou-se pela University of Sussex, da Inglaterra. Ingressou como professor da UFMG em 1994 e desde 2004 é presidente da Apubh.

O primeiro vice-presidente é Giovane Azevedo (Escola de Engenharia), tendo a professora Otávia Fernandes Rodrigues (Fafich) como segunda vice-presidente. Outros seis professores integram a diretoria da Apubh.

 

Cinco chapas concorrem à direção do Sindifes

Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino de Belo Horizonte (Sindifes/BH) realiza, nos dias 25 e 26 de abril, eleições para a sua Diretoria Executiva Colegiada e Conselho Fiscal, para o biênio 2006-2008. Cinco chapas concorrem aos cargos da Diretoria Executiva. Para o Conselho Fiscal, foram inscritas três chapas, integradas por seis membros, entre titulares e suplentes.

As eleições ocorrerão nas unidades acadêmicas e administrativas da UFMG e do Cefet-MG. No Hospital das Clínicas, a votação será nos dias 25 e 26 de abril, enquanto nas demais unidades a eleição ocorre somente no dia 26.

A diretoria do Sindifes é formada por uma coordenação-geral, exercida por três dirigentes, e por outras nove coordenações: Administração, Finanças, Comunicação Sindical, Qualidade de Vida, Assuntos Jurídicos, Assuntos de Aposentadoria e Pensão, Relações de Trabalho e Carreira, Política e Formação Sindical, e Políticas Sociais e Anti-Racismo. Conheça os candidatos à coordenação-geral em cada chapa.

Chapa 1 - Compromisso
Juraci José Souto (DSG), Maria do Carmo de Oliveira Silva (HC) e Cássio Murilo de
Oliveira (Cefet-MG)

Chapa 2 - Autonomia na Luta
Rosângela Gomes Soares da Costa (Departamento de Recursos Humanos), Arthur Schlunder Valle (Reitoria), Eduardo Fajardo Soares (Escola de Arquitetura)

Chapa 3 – Caminhar Juntos
Luiz Geraldo de Oliveira (ICB), Renata Lair Viana Magalhães (Escola de Engenharia) e Milton Henrique Caldeirelle Filadelfio (HC)

Chapa 4 – Oposição aos opressores: queremos respeito e transparência
Luiz Aldo da Silva Santos (HC), Marcelino
Gonçalves Pereira (Escola de Engenharia)
e Jorge Luiz Munhoz (Faculdade de Letras)

Chapa 5 – Expressão e ação sindical democrática
Rosemary Coelho dos Santos (HC), Olavo Augusto Araújo de Simas (PCA/Escola de
Engenharia) e Carlos Alberto Soares
de Andrade (Proplan)

Para o Conselho Fiscal, concorrem as chapas 1 (Independentes ), 2 (Atuação e responsabilidade sindical ) e 3 (Transparência já )