Busca no site da UFMG

Nº 1527 - Ano 32
20.04.2006

Sem sair de casa

Sistema de Bibliotecas viabiliza acesso domiciliar ao Portal de Periódicos da Capes

Ana Rita Araújo

ntiga reivindicação da comunidade universitária, o acesso domiciliar ao Portal de Periódicos da Capes virou realidade. Fruto de negociação entre a diretoria do Sistema de Bibliotecas da UFMG e a Capes, a nova forma de acesso é permitida por meio de senha do Grude e utilização do serviço de Proxy html, disponível na página do Centro de Computação (Cecom) da UFMG.

Eber Faioli

Simone Santos: flexibilidade


Segundo o diretor do Cecom, Carlos Alfeu, o proxy é um serviço que retém páginas da Internet para agilizar o processo de consulta. “A informação que estiver no serviço chega mais rapidamente ao usuário”, explica. Com a alta velocidade hoje disponível na Universidade, este recurso é dispensável. Contudo, para quem está fora da Rede UFMG, o proxy permite o acesso a sites não públicos, como os apontados pelo Portal Capes.

Para a diretora do Sistema de Bibliotecas da UFMG, Simone Aparecida dos Santos, o acesso domiciliar oferece maior autonomia ao pesquisador, que escolhe a hora e o local em que vai trabalhar. “Ele pode realizar buscas nos finais de semana, feriados ou à noite. Com tamanha flexibilidade e comodidade, as pesquisas vão até andar mais rápido”, prevê Simone Santos. Antes do acordo firmado entre a UFMG e a Capes, o acesso ao Portal era feito de qualquer máquina da Universidade, e as consultas domiciliares, abertas apenas a assinantes do sistema Way.

Adesão
Poucos dias após a liberação dos acessos domiciliares, já é grande a adesão ao serviço. A bibliotecária Shirley Maciel da Silva, do departamento de Física do ICEx, conta que divulgou a notícia por meio de listas de discussão de professores, alunos de pós-graduação, pós-doutores, aposentados e funcionários. “Temos recebido manifestações de satisfação com o serviço e com a facilidade de instalação e acesso,” diz Shirley.

Um dos entusiastas da idéia é o professor Manoel Otávio da Costa Rocha, da Faculdade de Medicina. “Foi ele que impulsionou esse processo”, revela Simone Santos, ao contar que os argumentos utilizados pelo professor, em defesa do acesso domiciliar, convenceram-na a insistir no acordo com a Capes.

“Se tive algum mérito foi apenas o de verbalizar essa preocupação, atendida prontamente pela Universidade”, afirma Manoel Otávio Rocha. Coordenador do programa de pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical da Faculdade de Medicina, Rocha destaca que a ampliação do acesso agiliza o trabalho de pesquisa e aumenta a produtividade da Universidade. “A Capes toma o número de acessos como parâmetro de qualidade da instituição. Além disso, precisamos usar mais o Portal, para justificar o alto investimento governamental em sua manutenção”, acrescenta.

Das 181 instituições públicas, privadas e institutos de pesquisa com acesso ao Portal da Capes, cerca de 40 já permitem o acesso domiciliar. ”Essa nova ferramenta é muito importante para o desenvolvimeto da pesquisa, pois permite o acesso de qualquer localidade à toda bibliografia internacional em tempo real”, avalia Elenara Almeida, coordenadora do Portal, que recebe, por mês, cerca de de 1,3 milhão de visitas. Ao todo, essa biblioteca virtual armazena, na íntegra, 9.640 textos acadêmicos.

Instruções
O acesso à Internet pelo proxy da UFMG é mais lento do que o acesso direto. A requisição parte do computador do usuário até a Universidade e vai do proxy da Instituição até o site visitado. A resposta faz o caminho inverso.

No navegador sem proxy configurado, o acesso é direto e rápido. Para evitar o incômodo de ligar e desligar o serviço de acordo com a necessidade do usuário – acesso mais rápido ou pesquisa no Portal de Periódicos – o Cecom recomenda a instalação de um segundo navegador no computador domiciliar, de modo a separar as duas modalidades de acesso.

O uso do Proxy da UFMG por computadores externos só é permitido mediante autenticação. Assim, sempre que for utilizar navegador configurado para recorrer ao serviço, o internauta deve informar seu nome de usuário e senha no Grude. Em alguns casos, pode ser necessário realizar troca de senha no Grude.

O serviço e as instruções correspondentes estão disponíveis no menu Serviços (Intranet e Extranet – Proxy HTTP), no site do Cecom ou diretamente no endereço www.cecom.ufmg.br/proxy_http.shtml.