Busca no site da UFMG

Nº 1529 - Ano 32
04.05.2006

Dirigentes da UFMG e universidades cubanas discutem parcerias

irigentes de universidades cubanas que participaram, no Brasil, do 2º Encontro de Reitores de Universidades Brasileiras e Universidades Cubanas, encerrado na semana passada, fizeram uma “escala especial” na UFMG entre os dias 25 e 27 de abril. O motivo da visita foi o interesse em discutir a ampliação da cooperação científica entre a UFMG e as instituições cubanas, intercâmbio que tem gerado frutos nos últimos anos.
A parceria é estratégica para as duas partes. Na área agrícola, por exemplo, especialistas cubanos darão suporte às atividades do mestrado em Agroecologia, em Montes Claros. Por outro lado, os convênios com a UFMG são apontados pelo próprio vice-ministro da Educação de Cuba, Eduardo Cruz González, como os mais produtivos firmados pelo seu governo na área internacional. “A UFMG é uma universidade-líder nas relações com Cuba”, afirmou o vice-ministro, no último dia do encontro em Belo Horizonte.
Foca Lisboa

Encontro na UFMG reuniu dirigentes brasileiros e cubanos: parceria estratégica para os dois lados

Uma amostra do interesse cubano pela ciência e tecnologia produzidas na UFMG foi dada pelo reitor Gustavo Cobreiro Suárez, do Instituto Superior Politécnico José Antonio Echevería. Ele apontou pelo menos nove áreas que considera prioritárias para o intercâmbio com a UFMG. Sua instituição quer estabelecer parcerias nos campos de microeletrônica, biomecânica, petróleo, engenharias civil e hidráulica, tecnologias alternativas – em especial energia solar, eólica e biomassa –, tecnologia educativa (sobretudo para a formação de professores), gestão universitária e redes de computador.

Os primeiros convênios foram firmados há dois anos e prevêem várias formas de parceria, como o desenvolvimento conjunto de pesquisas de pós-graduação, intercâmbio docente na graduação, produção de material didático, transferência de conhecimento na área de formação de professores e de gestão universitária. “Muitas vezes a colaboração entre países é apenas protocolar. Não é este o nosso caso com a UFMG, com quem temos projetos em andamento, envolvendo o trabalho de muitas pessoas”, afirmou Omelio Borroto Leal, diretor-geral do Instituto de Saúde Animal (ICA).

O intercâmbio deve se ampliar com a criação de um programa permanente de mobilidade estudantil, que vai oferecer aos alunos de graduação a oportunidade de desenvolver atividades acadêmicas no país visitado. O reitor Ronaldo Pena informou que, já em 2007, duas experiências-piloto relativas à mobilidade de estudantes de engenharia e de licenciatura devem ser colocadas em prática. “O objetivo é que as instituições desenvolvam colaboração multilateral”, disse o reitor, que espera que essa modalidade de intercâmbio favoreça a formação dos estudantes. Para o pró-reitor de Graduação da UFMG, Mauro Braga, a iniciativa terá um grande e positivo impacto de longo prazo na reaproximação dos dois povos, “que têm raízes similares”.

Cultura
A vice-reitora Heloísa Starling lembrou que alguns projetos da UFMG utilizam tecnologia cubana, como o Núcleo de Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad), órgão da Faculdade de Medicina que realiza a triagem neonatal em todo o Estado de Minas Gerais. Ela, contudo, defendeu a expansão da política de intercâmbio para além das áreas de ciência e tecnologia, lembrando a qualidade do ensino de cinema em Cuba e o fato de a literatura e poesia contemporâneas produzidas em Cuba serem pouco conhecidas no Brasil. “Seria interessante editar uma antologia dessa produção, uma vez a UFMG tem uma das melhores editoras do país”, afirmou.

Da tragédia grega à soldagem subaquática

Os acordos de cooperação firmados ou em negociação com instituições cubanas cobrem várias áreas: dos estudos literários à agronomia, passando pela informática, engenharia mecânica, nanotecnologia e medicina.
Confira alguns convênios.

Assinados

Universidad de La Habana
Unidade envolvida: Faculdade de Letras
Objeto: O riso na tragédia grega e sua ressonância no teatro contemporâneo do Brasil e de Cuba

Universidade de La Habana – Termo Aditivo
Unidade envolvida: ICEx
Objeto: Desenvolvimento de materiais poliméricos, compósitos e híbridos nanoestruturados

Centro Universitario Jésus Montane Oropesa – Isla de la Juventud
Unidades envolvidas: Faculdade de Medicina, Escola de Enfermagem e Hospital das Clínicas
Objeto: Saúde da família e materno-infantil, doenças infecciosas e parasitárias

Instituto de Ciencia Animal de Cuba – ICA
Unidade envolvida: Escola de Veterinária
Objeto: Nutrição Animal
Atividades previstas: pós-doutorado de docentes cubanos na UFMG, missão de docentes da Escola de Veterinária em Cuba

Instituto de Ciencia Animal de Cuba – ICA (Termo aditivo)
Unidade envolvida: Núcleo de Ciências Agrárias
Objeto: projetos de inovação tecnológica, investigação e capacitação na temática dos sistemas silvopastoris para a produção animal

Universidad Central “Marta Abreu” de las Villas
Unidade envolvida: Escola de Engenharia
Objeto: Soldagem subaquática molhada em água doce

Em tramitação

Centro Universitário Isla de la Juventud – Jesus Montané Oropesa
Objeto: desenvolvimento de pesquisas compartilhadas, programas de controle de doenças e agravos, capacitação de recursos humanos e produção de material didático-pedagógico nas áreas de saúde da família e materno-infantil e de doenças infecciosas e parasitárias
Unidades envolvidas: Faculdade de Medicina e Hospital das Clínicas