Busca no site da UFMG

Nº 1529 - Ano 32
04.05.2006

UFMG Educativa fatura
prêmio nacional de jornalismo

á apenas seis meses no ar, a UFMG Educativa começa a ganhar reconhecimento nacional. A emissora foi a vencedora do Prêmio IGE de Jornalismo, categoria rádio, com a reportagem Escola pública – Quanto vale a educação do seu filho?. O prêmio foi entregue na noite de 25 de abril, em São Paulo.
Fundação Lemann

Jornalista Tacyana Arce (terceira à esquerda) com os outros vencedores do Prêmio


“A conquista representa um grande incentivo e responsabilidade para todos nós”, avalia Tacyana Arce, coordenadora de jornalismo da rádio. A reportagem foi realizada em 2005 por equipe formada pela própria jornalista Tacyana Arce, pelas estudantes Luisa Brasil e Larissa Nunes, com trabalhos técnicos de Gilberto Corrêa. Durante duas semanas, a equipe entrevistou especialistas em educação, professores e autoridades da área, como as secretárias de Educação de Belo Horizonte, Maria do Pilar Lacerda, e de Minas Gerais, Vanessa Guimarães.

Com a reportagem, a emissora pretendia avaliar o alcance da expansão, pelo governo federal, dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Aos entrevistados, era lançada a questão: os cerca de R$ 1,4 bilhão reservados ao investimento nos ensinos básico, fundamental e médio são fundamentais para revolucionar a educação brasileira? “Chegamos à conclusão de que os recursos ajudam, mas não são suficientes para modificar significativamente nosso quadro educacional”, analisa Luisa Brasil, uma das autoras da reportagem, veiculada em dezembro de 2005 durante o Jornal UFMG, que vai ao ar na hora do almoço.

Segundo o coordenador da emissora, Elias Santos, o Prêmio IGE é o reconhecimento a um conceito de rádio que busca respeitar a cultura do ouvinte, sem descuidar da proposta de experimentar formatos e abrir espaço para a formação de profissionais. “A premiação mostra que estamos no rumo certo ao investir em trabalho de qualidade numa área tão estratégica como a educação”, complementa Tacyana Arce.

O Prêmio IGE de Jornalismo – pelo direito dos brasileiros à educação de qualidade (2005/2006) é uma iniciativa da Fundação Lemann e da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi). Depois de vencer a etapa Sudeste, a emissora mineira superou trabalhos produzidos por emissoras de outros três estados: Rádio Rural AM, de Caicó (RN), Rádio Bandeirantes AM, de Porto Alegre (RS) e Cultura FM, de Belém (PA).

Com a iniciativa, as duas entidades pretendem estimular a cobertura jornalística sobre o tema, valorizar a contribuição da mídia para o controle social do desempenho do setor público e garantir o direito de crianças e jovens à educação de qualidade.

Engenharia Mecânica vence competição
de aeromodelismo nos Estados Unidos


equipe ALE-UFMG, do departamento de Engenharia Mecânica da UFMG, foi vencedora, na Classe Regular, da SAE Aerodesign East Competition, disputa de aeromodelismo encerrada no último dia 23, em Marietta, nos Estados Unidos. A competição reuniu 48 equipes de instituições de ensino da Europa e das Américas, nas categorias Regular e Aberta.

Divulgação

Orientada pelo professor Carlos Alberto Cimini, a equipe da UFMG, formada por 18 alunos do curso de Engenharia Mecânica, ficou à frente de outro grupo brasileiro, vinculado à Universidade Federal de Uberlândia. Na Classe Aberta, a vencedora foi a Escola de Engenharia de São Carlos.

A equipe da UFMG também ganhou os prêmios de melhor apresentação oral e de melhor relatório de projeto, ficando em segundo lugar no quesito maior levantamento de peso. Os estudantes brasileiros foram aos Estados Unidos depois de vencerem a competição da SAE Brasil de Aerodesign, realizada em setembro passado no Centro Técnico Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos (SP).

As competições organizadas pela SAE envolvem alunos de graduação e pós-graduação em Engenharia, Física e Ciências Aeronáuticas na projeção e construção de aeronaves em escala reduzida. Os protótipos devem ser preparados para superar sucessivas baterias de testes.