Busca no site da UFMG

Nº 1531 - Ano 32
18.05.2006

Avaliação educacional

O professor José Francisco Soares, do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), assumiu a presidência da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave). Sua posse ocorreu no dia 11 de maio durante a 1ª Reunião anual da Abave: finalidades e formas da educação básica.

Entre 2006 e 2008, período de gestão da nova diretoria da Abave, a UFMG passa a ser sede oficial da Associação. A entidade promove o intercâmbio de experiências entre acadêmicos e operadores da avaliação educacional. Sua criação decorre do crescimento, nos últimos anos, do número de pessoas que passaram a atuar na área, como pesquisadores ou responsáveis pela condução de políticas de avaliação.


Creche

Até 2 de junho, o Centro de Desenvolvimento da Criança (CDC/UFMG) recebe inscrições de crianças de três meses a seis anos de idade. Há vagas nos ciclos berçário, maternal e jardim, nos períodos parcial e integral. O CDC funciona no campus Pampulha, próximo à entrada da avenida Antônio Carlos, 6627. Mais informações pelos telefones (31)3499-4506 e 3499-4507.

Central de Projetos

A Central de Projetos para Inovação Tecnológica (CPIT), formada pela parceria entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais e instituições públicas de ensino supe-rior do Estado, lançou sua primeira chamada pública.

O objetivo é permitir a professores e pesquisadores das 14 instituições públicas de ensino superior mineiras o cadastro de projetos a fim de pleitear financiamento junto ao governo estadual. Os projetos devem conter aspectos de inovação que viabilizem a cooperação das instituições e possibilitem o desenvolvimento social, cultural, científico e tecnológico de Minas Gerais.

Os projetos deverão estar alinhados com as diretrizes do Governo de Minas representadas pelos 31 Projetos Estruturadores, que podem ser acessados no endereço www.geraes.mg.gov.br. Os projetos cadastrados na CPIT também poderão participar de outros editais ou chamadas públicas junto aos demais órgãos de fomento em âmbito estadual ou federal, desde que não haja sobreposição de recursos entre os órgãos financiadores. O prazo para cadastro termina em 30 de maio. Mais informações pelo e-mail captar@fundep.ufmg.br ou pelos telefones (31)3499-5554 e 3499-6766


Medalha da Inconfidência


Os professores José Marcos Rodrigues Vieira e Daniela Freitas Marques, ambos da Faculdade de Direito, também foram agraciados com a Medalha da Inconfidência, em cerimônia realizada no dia 21 de abril, em Diamantina.

Educação de jovens e adultos

A Faculdade de Educação sedia, entre os dias 22 e 25 de maio, o Seminário nacional sobre formação de educadores de jovens e adultos. A realização do evento em Belo Horizonte comemora 20 anos do Projeto de Educação de Jovens e Adultos da UFMG (EJA) e conta com apoio do MEC e parceria da UFMG com as universidades federais de Viçosa (UFV), Ouro Preto (Ufop), Juiz de Fora (UFJF), São João Del Rei (UFSJ) e com a Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg).

Por meio de mesas-redondas, conferências, apresentação de pôsteres e relatos de experiências, o evento reunirá professores universitários de todos os estados brasileiros para discutir os caminhos e a formação dos educadores que atuam na área.

A educação de jovens e adultos é uma modalidade de ensino voltada para os setores da população que se encontram em condições de marginalidade socioeconômica e de desigualdade de oportunidades educativas. De modo geral, a EJA atende a um público composto por trabalhadores urbanos e rurais, indígenas, pais e mães de família, jovens e idosos, entre outros.

Mais informações sobre o seminário podem ser obtidas pelos telefones (31) 3499-6155 e 3499-5323 ou pelo e-mail seminarioeja2006@yahoo.com.br.



Mostra de cinema


Começa nesta quinta, dia 17, e encerra-se em 8 de junho, a 1ª Mostra de Cinema da Fale, idealizada pela professora Vera Lúcia Menezes. Com o tema A Teoria do Caos, o evento é promovido pela Faculdade de Letras (Fale) em parceria com o Diretório Acadêmico Carlos Drummond de Andrade.

No dia 7 de junho, à 17h, haverá mesa-redonda, com a participação de Waldir Silva, Antônio Carlos Martins e Júlia Braga, doutorandos em Teoria do Caos e Complexidade (área de Linguagem e Tecnologia), da Faculdade de Letras.

Serão exibidos os filmes De caso com o acaso, dirigido por Peter Howitt, Alta freqüência (Gregory Hoblit) e Corra, Lola, corra (Tom Tykwer). As sessões acontecem nas salas 2001 e 2002 da Fale, às quartas-feiras, 14h. Os filmes serão reprisados às quintas-feiras, 17h. Mais informações pelo telefone (31)3499-5119 ou pelo e-mail daletras@gmail.com.

Arte africana

A música e a dança africanas são as atrações do programa Quarta Doze e Trinta do dia 24 de maio, às 12h30, na Praça de Serviços do campus Pampulha. O espetáculo será marcado por apresentações artísticas de estudantes da UFMG nascidos nos cinco países africanos de língua portuguesa.

Na UFMG, os alunos, vindos de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, começam o espetáculo com apresentação de danças típicas, como o Kizumba, estilo semelhante ao Zuk, praticado nas Antilhas. Em seguida, eles interpretam a dança da família, originária de Angola. A apresentação será encerrada com o grupo angolano Dikanza, que, além de performance corporal, interpretam canções de sua terra natal.

O Quarta Doze e Trinta é um programa realizado pela Diretoria de Ação Cultural (DAC), em parceria com a Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC). A entrada é franca.