Busca no site da UFMG

Nº 1532 - Ano 32
25.05.2006

Música para Shakespeare e para o mambembe

Professor da UFMG compõe trilha para clássicos da dramaturgia

Manoella Oliveira

m ano se passou entre o primeiro e o último acordes. O resultado está no CD Canções para O mambembe e Sonho de uma noite de verão, trabalho inédito do professor Maurílio Andrade Rocha, do curso de teatro da UFMG. Os séculos que separam a concepção das peças e a das músicas tornam o CD atemporal e peculiar. “Ele foi planejado sob as bases da tradição popular de hoje. Não quis fazer música de séculos passados”, diz Rocha, que trabalha com música popular brasileira há mais de 20 anos.

Canções é formado por dez faixas, das quais nove foram produzidas a partir de duas peças clássicas, Sonho de uma noite de verão, de Shakespeare, e O mambembe, de Arthur de Azevedo, um dos principais dramaturgos brasileiros. A faixa Ajudinha, inspirada na cachoeira Ajudinha de Minas, próxima a Itabirito, foi incluída por dialogar com o trabalho do artista.

O CD será lançado no próximo dia 31, dentro do projeto Quarta doze e trinta, no auditório da Reitoria. Rocha se apresenta ao lado do percussionista Sérgio Silva, da cantora e percussionista Valéria Braga e do multi-instrumentista Rogério Delayon, responsável pela co-produção do CD.

A apresentação encerra a turnê de sete shows de pré-estréia realizados no interior de Minas e de São Paulo pelo Trilhas da Cultura. Trata-se de um projeto de difusão cultural financiado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, via Grupo Belgo-Arcelor, que mantém uma agenda itinerante de espetáculos em Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo.

Rubiner Abreu

Maurílio Rocha: registro em CD é como publicar

A definição das peças não foi aleatória. Em 1997, a ZAP 18 e a Cia. Acaso, grupos belo-horizontinos de teatro, encenaram Sonho de uma noite de verão e convidaram Maurílio Rocha para produzir as músicas. A trilha sonora das apresentações foi cantada e executada ao vivo, com pouco material gravado. São essas composições que o CD traz nas faixas um, dois, cinco e sete.

Já a idéia de trabalhar com a obra de Arthur de Azevedo foi inspirada na oficina de Teatro Musical ministrada no 36º Festival de Inverno da UFMG pelo professor Maurílio Rocha, por Chico Pelúcio, do Grupo Galpão, por Gustavo Cerqueira, ex-aluno de mestrado da Letras, e pela professora Babaya.

Roda Viva
Há mais de dez anos, o professor Maurílio Rocha compõe músicas para o teatro. Mas pela primeira vez reúne seu trabalho em CD. “Não existem muitos registros de teatro musical brasileiro, além das obras primorosas do Chico Buarque e Tim Rescala”, conta o professor. E foi Chico quem inspirou o primeiro trabalho do professor na UFMG. Há três anos, ele compôs trilha para a montagem de Roda Viva, interpretada pelos alunos do curso de teatro da UFMG. Da trilha original, restaram apenas Roda Viva e Sem Fantasia; as outras 18 músicas são de autoria do professor Rocha.
Feliz com o lançamento, o compositor diz que, para profissionais da arte, não há publicação mais importante do que o registro em CD, ainda que “o meio acadêmico considere como publicação apenas artigos e material escrito”.

CD: Canções para o mambembe e Sonho de uma noite de verão
Voz e instrumentos: Maurílio Rocha, Sérgio Silva, Valéria Braga, Rogério Delayon, Toninho Ferraguti, Felipe Fantoni, Matheus Braga, Gláucia Quites, Márcio Sant’Anna, Swami Jr., Roberto Garcia, Ceumar, Néstor Lombida, Alexandre Lopes e
Mundin Rocha.
Capa: Tânia Mara Silva
Lançamento: 31 de maio, às 12h30, no auditório da Reitoria, dentro do Programa Quarta Doze e Trinta