Busca no site da UFMG

Nº 1536 - Ano 32
22.06.2006

Dança afro

Estão abertas as inscrições para o curso Danças Afro-brasileiras, que será ministrado no Centro Cultural UFMG, a partir de 17 de julho. As aulas acontecerão às segundas e quartas-feiras e prosseguem até o mês de dezembro.

O curso, oferecido pela Associação Sócio Cultural Bataka, terá como professor o bailarino, coreógrafo e pesquisador de cultura afro-brasileira Evandro Passos. Entre os temas abordados, destaque para História da África e conhecimento e valorização dos povos africanos e da cultura afro-brasileira na construção histórica e cultural brasileira.

Uma das propostas da atividade é qualificar profissionais para cumprir a lei 10.639, que tornou obrigatório o ensino de cultura afro-brasileira e História da África nas instituições educacionais do país. Nessa linha, além de formar educadores e bailarinos, o curso tem como proposta fazer a articulação entre a tradição e a contemporaneidade de experiências e pensamentos produzidos pelo povo negro.

As inscrições podem ser feitas no próprio Centro Cultural (avenida Santos Dumont, 174). A mensalidade custa R$ 50 e a matrícula, R$10. Mais informações pelo telefone (31) 3238-1079.


Exposições no Centro Cultural e no BDMG


O Centro Cultural UFMG e a Galeria de Arte do BDMG Cultural estão com exposições de trabalhos produzidos por alunos da Escola de Belas-Artes.No BDMG Cultural (rua da Bahia, 1.600), a mostra reúne, até 30 de junho, trabalhos de 12 alunos da disciplina Modelo II, do curso de Artes Visuais da UFMG. Trata-se de obras criadas a partir de imagens que os alunos fizeram uns dos outros, expressas em técnicas e suportes diversificados, que vão da xilogravura ao óleo sobre tela. A disciplina é ministrada pelos professores Eugênio Pacceli Horta e Wanda de Paula Tofani.

Já o Centro Cultural (avenida Santos Dumont, 174) reúne trabalhos de 17 alunos formados no segundo semestre de 2005, incluindo um estudante da Universidade de La Plata (Argentina), ligado a um programa de intercâmbio. Até 29 de junho, eles expõem pinturas, gravuras, instalações e esculturas. O processo de montagem e a arquitetura da iniciativa foram concebidos pelos alunos e pelo curador, professor Fabrício Fernandino. As visitas podem ser feitas de segunda a sexta, das 10h às 21h, e aos sábados e domingos, das 10h às 18h.


UFMG define cronograma para PPI e PDI

Foca Lisboa

O Conselho Universitário aprovou, em reunião realizada no dia 8 de junho, o cronograma de debates e de aprovação do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da UFMG, documento que integrará o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), em elaboração pela Universidade desde 2003. Até agosto, o PPI será discutido nas congregações das unidades acadêmicas, que têm até o dia 31 daquele mês para enviar sugestões à Comissão de Sistematização de Análises instituída pelo reitor Ronaldo Pena. A data-limite para aprovação do projeto é 15 de setembro.
Quanto ao PDI, o Conselho Universitário definiu que os debates devem ser realizados, nos meses de julho e agosto, pelas congregações, conselhos diretores das unidades especiais e dos órgãos suplementares e órgãos administrativos da administração central. O reitor Ronaldo Pena vai designar os integrantes da Comissão de Sistematização de Propostas em setembro, mês em que será finalizado a preparação do material a ser apreciado pelos Conselhos Universitário e de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). A votação no Cepe e no Conselho está prevista para outubro, quando também acontecem a edição do texto final, a produção de CD-ROM com o projeto e o protocolo do Plano de Desenvolvimento Institucional no MEC.

A elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) é uma exigência do MEC para o recredenciamento das Instituições de Ensino Superior. Para estimular o debate, a comunidade da UFMG pode acessar uma série de textos de apoio no endereço eletrônico www.ufmg.br/conheca/pdi. É precisoter senha do Grude, que pode ser obtida na própria página caso o usuário não esteja cadastrado.

Reitor recebe representantes de consulados

O reitor Ronaldo Pena recebeu, na semana passada, a visita de representantes dos consulados da Argentina e França em Belo Horizonte. No dia 12, estiveram na UFMG, o cônsul-geral da França, Hugues Guaibout, o honorário, Manoel Pereira Bernardes, e o adido cultural na capital mineira, Jean Paul Lefevre. O objetivo foi discutir o aprofundamento das relações interuniversitárias.

No dia seguinte foi a vez do cônsul-geral da Argentina, Ramon Villagra Delgado (foto), e do adjunto, Pablo de Angelis. Além de visita de cortesia ao reitor, as autoridades mostraram interesse em estreitar laços entre os dois países, para divulgar a cultura argentina no Brasil e as tradições brasileiras no país vizinho.