Busca no site da UFMG

Nº 1536 - Ano 32
22.06.2006

UFMG muda sistema de matrículas on-line

Objetivo é garantir segurança para backup e agilidade de comunicação

Kleyson Barbosa

processo de matrícula on-line da graduação terá inovações no segundo semestre de 2006. Para reduzir os problemas técnicos e atender à demanda do próximo período, o sistema muda de “endereço” e direção. Antes centrado no Departamento de Ciência da Computação (DCC/ICEx), ele passa para o âmbito da Pró-Reitoria de Graduação, com apoio técnico do Centro de Computação (Cecom), em espaço próprio no prédio da Reitoria.
Felipe Zig

Antônio Otávio e Zélia Falcão: sucesso do sistema também depende do aluno

“Com a mudança, teremos mais segurança para backup, proximidade com o Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) e agilidade de comunicação entre colegiados, seção de ensino e matrícula”, afirma a nova coordenadora do Sistema, Zélia Falcão, professora aposentada da Escola de Veterinária que assume a função antes desempenhada pelo professor Antônio Otávio Fernandes, do DCC.

A pré-matrícula deve ser feita no período de 26 de junho a 13 de julho, por meio do sistema. A oferta de disciplinas segue os princípios da norma acadêmica. Para disciplinas obrigatórias, a matrícula só é permitida se as matérias escolhidas forem de dois semestres consecutivos. Como o período de pré-matrícula começa antes do fim do semestre em andamento, o aluno pode matricular-se em disciplinas ainda em curso – caso avalie, por exemplo, que será reprovado. Procedimentos não contemplados pela norma acadêmica devem ser aprovados pelo coordenador do curso.

Adequação
A fase entre a pré-matrícula e sua efetivação é necessária para adequar a oferta de turmas à demanda dos alunos. “Quando houver grande número de alunos em uma disciplina, as vagas poderão ser aumentadas ou os alunos excedentes excluídos”, explica o professor Antônio Otávio. Situações como esta são resolvidas com um processo seletivo, cujo objetivo é priorizar os estudantes regulares. A seleção obedece a seguinte ordem: curso, período, rendimento semestral global e tempo de integralização. Antônio Otávio ressalta que é fundamental que o aluno informe alternativas a matérias e horários escolhidos. “Isso ajuda a agilizar e simplificar o processo”, justifica.

Concluído o processo, o aluno recebe um e-mail confirmando a pré-matrícula. “É preferível que o aluno utilize o e-mail do Grude, pois este deve funcionar como ferramenta oficial de comunicação com a Universidade”, recomenda Zélia Falcão. Finalizada a pré-matrícula, o aluno tem o período de 21 a 23 de julho para incluir disciplinas em sua proposta de matrícula. Exclusão de matérias e alteração de turmas só podem ser feitas no Colegiado de cada curso, em período previsto no calendário. Ao final do processo, o aluno recebe novo e-mail confirmando a efetivação da matrícula e já pode visualizar seus horários no sistema on-line.

Problemas
A dificuldade em efetuar seu login no sistema – que deve ser minimizada com as alterações – costuma ser uma dor-de-cabeça para alguns alunos que realizam matrículas pela Internet. Mas nem tudo é problema técnico. “Há quem não preste muita atenção às datas e deixa para fazer a matrícula na última hora”, pontua Antônio Otávio.

Além disso, ao fazer seu registro inicial, o estudante é matriculado automaticamente no primeiro semestre letivo do curso. Contudo, a partir do segundo período, a responsabilidade sobre a matrícula fica a cargo do próprio aluno. “Às vezes, ele se acomoda e esquece disso”, acrescenta Zélia Falcão.

Outro problema não-associado a questões técnicas é a falta de pagamento da Contribuição ao Fundo de Bolsas. Isso, segundo Antônio Otávio, também dificulta a tentativa do aluno de se “logar” no sistema. O professor do DCC explica que a efetivação do pagamento não é automática. “O Sistema só é liberado de 24 a 48 horas após a quitação”, afirma. A falta de preenchimento da avaliação dos professores, o não-pagamento e atrasos na quitação da guia do Fundo de Bolsas – a do segundo semestre já se encontra em poder dos alunos – impedem a efetivação da pré-matrícula.

De olho no calendário

26 de junho a 13 de julho - Pré-Matrícula

21 a 23 de julho - Período de inclusão de novas disciplinas

25 a 27 de julho - Acerto de matrículas nos colegiados

28 a 30 de julho - Protocolo de requerimento de matrículas em disciplinas de formação complementar e eletivas

2 agosto - Confirmação de matrícula em disciplinas da
formação complementar e eletivas (por meio de correio
eletrônico enviado ao aluno)

Mais informações: 3499-4514.