Busca no site da UFMG

Nº 1538 - Ano 32
06.07.2006

Parceria vai formar professores no interior de Minas

reitor Ronaldo Pena recebeu, no último dia 29, a secretária de Estado de Educação, Vanessa Guimarães. Durante o encontro, eles assinaram termo de cooperação para implantação de iniciativas de formação de professores do sistema público em regiões mineiras onde não há instituições de ensino superior. Inicialmente, estão previstos cursos de licenciatura semipresenciais nas áreas de Química, Biologia, Matemática e Física, nas cidades de Araçuaí, Governador Valadares, Montes Claros e Teófilo Otoni.

A Universidade será responsável por realizar os processos seletivos para os cursos de licenciatura e atualização; ficará encarregada de obter recursos complementares junto ao Governo Federal e às prefeituras e de desenvolver, ao lado de outras instituições de ensino superior, mecanismos de interiorização dos cursos semipresenciais. Já a Secretaria investirá cerca de R$ 8 milhões em infra-estrutura, além de apoiar todas as etapas de realização do projeto e indicar os professores que participarão dos processos seletivos de admissão.

“Com o apoio da Secretaria de Educação, teremos condições de ampliar nossa ação no interior de Minas Gerais”, ressaltou Ronaldo Pena. A secretária Vanessa Guimarães comentou que a UFMG poderá manter a boa qualidade educacional do projeto, compatível com o alto investimento na iniciativa. “Além de melhorar a estrutura física, principalmente através da construção de laboratórios e de salas de aula, precisaremos de grande número de alunos bolsistas”, explicou a secretária.

Também participaram da solenidade os pró-reitores de Graduação da UFMG, Mauro Mendes Braga, e de Extensão, Ângela Dalben, a diretora do Centro de Difusão da Ciência, Tânia Costa, o secretário-adjunto de Educação, João Antônio Filocre, a subsecretária de Desenvolvimento da Educação, Maria Eliana Novaes, e o chefe de gabinete da Secretaria, Felipe Estabile.