Busca no site da UFMG

Nº 1553 - Ano 33
23.10.2006

Coltec sedia
mostra científica e tecnológica

Quase 500 estudantes da rede pública apresentam resultados
de projetos de pesquisa

om apoio da Unesco e do Ministério da Educação, o Colégio Técnico (Coltec) da UFMG sedia esta semana o Provoc Inovação 2006, iniciativa que inclui mostra científica e tecnológica, exposições interativas de trabalhos, oficinas, palestras e mesas-redondas, além de show de dança contemporânea.

O evento reunirá as 14 instituições mineiras participantes do Programa de Vocação Científica (Provoc), que oferece, a estudantes do ensino médio e profissionalizante de escolas da rede pública, a oportunidade de realizar pesquisas de iniciação científica e participar de um processo diferenciado de aquisição do saber, que valoriza a busca e a produção do conhecimento.

Desenvolvido em 1996, pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, do Instituto Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, o Provoc chegou a Minas Gerais dois anos depois. Em 2000, ganhou abrangência, com a inclusão de estudantes de outras escolas públicas de Belo Horizonte – hoje, são 14 instituições envolvidas no Programa, que contempla todas as áreas do conhecimento. Os alunos, provenientes dos ensinos médio e profissional da rede pública, têm entre 15 e 17 anos.

No Coltec, 110 estudantes participam como bolsistas, sob orientação de 46 pesquisadores. “Temos 100 bolsas financiadas pela Fapemig e outras dez custeadas por empresas que também aderiram à iniciativa”, comenta a professora Gisele Brandão Machado de Oliveira, que, com o professor Paulo de Oliveira, coordena o Provoc na UFMG.

Programação
A I Mostra científica e tecnológica dos programas de iniciação científica júnior de Minas Gerais acontece entre os dias 26 e 28 de outubro, nas dependências do Coltec, no campus Pampulha. As palestras e mesas-redondas serão realizadas no auditório 3 do Instituto de Ciências Exatas (ICEx).

São esperados cerca de 800 participantes, entre alunos e pesquisadores envolvidos no Programa, estudantes das 14 instituições que participam do Provoc em Minas Gerais e convidados.

O evento tem por objetivo divulgar os trabalhos desenvolvidos no âmbito dos programas mineiros de iniciação científica e tecnológica de jovens e promover discussões sobre as contribuições da implementação desses programas no ensino básico. “Além de funcionar como espaço para a apresentação e avaliação dos resultados do Programa de Iniciação Científica Júnior no Estado, a intenção é aproximar as instituições participantes, identificar talentos estudantis e conferir visibilidade e legitimidade à iniciativa, especialmente junto à comunidade acadêmica”, justifica Gisele Brandão.