Busca no site da UFMG

Nº 1553 - Ano 33
23.10.2006

Tributo aos orixás
O espetáculo Suíte para os orixás, criado a partir de temas e ritmos afro-brasileiros, é a atração do programa Uma tarde no campus, nesta quinta, dia 26, às 18h, na Praça de Serviços. Concebido pelos músicos Esdra Ferreira, o Neném, e Mauro Rodrigues, Suíte para os Orixás foi composta a partir da tradição dos Iorubás, originário das nações de Keto e Angola.
A pesquisa e concepção do trabalho duraram três anos e resultou em uma música para orquestra de cordas e para um grupo com flauta, percussão, bateria, vibrafone e contrabaixo. Desse processo, nasceram nove danças, cada uma dedicada a um orixá. Uma tarde no campus é promovido pela Diretoria de Ação Cultural (DAC), com entrada franca.

Saúde da mulher
Começa nesta quarta-feira, dia 25, o curso de atualização em Saúde da Mulher, promovido pela Faculdade de Medicina. As aulas vão até 13 de dezembro, sempre às quartas-feiras, às 21h, na Unidade. Sob coordenação da professora Anayansi Brenes, o curso, com duração de 45 horas/aula, busca ampliar e aprofundar o conhecimento na área de saúde da mulher, numa perspectiva multidisciplinar. Inscrições no Cenex da Faculdade de Medicina pelos telefones (31) 3248-9644 e 3248-9645 ou na página www.medicina.ufmg.br/cenex.

Enfermagem
A Escola de Enfermagem promove, nos próximos dias, dois eventos de atualização para profissionais, estudantes e professores da área de saúde. De 24 de outubro a 17 de novembro, será realizado o curso Atualização em elaboração de projetos, que pretende discutir os principais tópicos em metodologia necessários à elaboração de projetos de pesquisa ou de intervenção. O curso tem carga de 30 horas/aula e é realizado sempre às quartas e quintas-feiras, de 18 às 22h, na Escola de Enfermagem. Mais informações pelo telefone (31)3499-4220 ou na página www.fundep.ufmg.br/cursos.

O outro evento é o 2o Simpósio Mineiro de Estomaterapia, que discutirá temas relacionados à assistência de pacientes com estomas, fístulas, incontinência e feridas.O simpósio será realizado no auditório Maria Sinno, da Escola de Enfermagem, nos dias 27 e 28 de outubro. Mais informações no Centro de Extensão (Cenex) pelo telefone (31) 3248-9831.


Educação musical
A professora da Escola de Música Cecília Cavalieri França lança no próximo dia 31, às 19h30, na Livraria Leitura do Pátio Savassi, o CD Toda Cor. É o segundo disco da série Poemas Musicais, que traz canções especialmente compostas para promover o desenvolvimento musical, intelectual e afetivo das crianças.

O álbum possui 12 canções inéditas – todas também apresentadas em playback (versão karaokê) para facilitar o trabalho de educadores e regentes. Suas letras abordam temas ligados à ecologia, ciências, geografia, laços familiares, diversidade cultural, literatura e vivências afetivas. O trabalho anterior da professora – Poemas musicais: ondas, meninas, estrelas e bichos – foi lançado em 2003 e acabou finalista do Prêmio Tim de Música, na categoria CD Infantil, no ano seguinte.

O novo trabalho da professora Cecília Cavalieri está sendo apresentado em escolas, creches e no Hospital Mater Dei.

Dança contemporânea
A Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional promove, no período de 25 a 28 de outubro, o V Seminário Nacional de Dança Contemporânea. Desdobramento dos festivais de dança contemporânea realizados desde 1988, o evento transformou-se num grande fórum de reflexão sobre a dança numa perspectiva transdisciplinar.

Nesta edição, as dicussões vão girar em torno do tema Dança e sociedade, com enfoque na importância da atividade para mulheres, crianças, portadores de necessidades especiais e idosos. Mais informações no Cenex da Unidade, pelos telefones (31) 3499-2314 e 3499-2353.

Candombe System
Sonoridade ancestral que se liga a uma linguagem contemporânea. Assim pode ser definido o show Candombe System, do músico mineiro Anthonio (foto), atração do Quarta Doze e Trinta desta quarta-feira, dia 25, às 12h30, na Praça de Serviços.

Misturando referências urbanas, guardas de congado e tambores de Minas, Anthonio faz releituras ousadas de músicas de Ary Barroso, Paulinho Camafeu (O Rappa) e de canções de domínio público.

O Quarta Doze e Trinta é promovido pela Diretoria de Ação Cultural (DAC), com apoio da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC). A entrada é franca.