Busca no site da UFMG

Nº 1558 - Ano 33
27.11.2006

Violão dos pampas no Quarta Doze e Trinta
Um dos principais expoentes da nova geração de violonistas brasileiros, o gaúcho Yamandu Costa encerra com chave de ouro a programação 2006 do programa Quarta Doze e Trinta. Seu show será realizado nesta quarta-feira, dia 29, na Praça de Serviços.

Divulgação

Nascido em Passo Fundo, há 26 anos, Yamandu começou a estudar violão aos sete, com o pai, Algacir Costa, líder do grupo Os Fronteiriços. Até os 15 anos, sua única escola era a música folclórica do Sul do Brasil, Argentina e Uruguai. Depois de ouvir Radamés Gnatalli, aproximou-se de outras influências, como Baden Powell, Tom Jobim e Raphael Rabello.

O violão de sete cordas de Yamandu mescla os ritmos sulistas – milongas, tangos, zambas e chamamés – com o choro e a bossa nova. De 2000 para cá, gravou quatro CDs e um DVD. Em 2004, venceu o Prêmio TIM, um dos mais importantes da música brasileira, na categoria de melhor instrumentista.

O Quarta Doze e Trinta é promovido pela Diretoria de Ação Cultural (DAC), com apoio da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) e patrocínio da Nossacoop.

Quilombo do papagaio
Até 10 de dezembro, Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos, o Aglomerado Santa Lúcia/Morro do Papagaio, na Zona Sul de Belo Horizonte, será palco do evento Quilombo do Papagaio, que este ano chega à sua terceira edição promovendo Três Semanas de Paz e Cidadania. O evento, que começou no dia 20 de novembro, é realizado pelo Fórum Permanente de Entidades do Aglomerado Santa Lúcia, que reúne, além de organizações comunitárias, o Projeto Memórias, da Faculdade de Educação, e o Programa Pólos de Cidadania, da Faculdade de Direito.

Durante as três semanas, serão realizadas apresentações culturais, mostras de vídeos, exposições, debates, palestras, oficinas e concursos, todos gratuitos, em diversos locais do Aglomerado. A edição deste ano aborda a temática da memória, com o objetivo de potencializar a construção de representações sobre a comunidade capazes de fortalecer sua identidade coletiva e atuação política.

Mais informações no Pólos de Cidadania pelo telefone (31) 3217-4676 ou pelo e-mail comunicacao.polos@gmail.com.

Matemática
O departamento de Matemática do ICEx recebe, até 19 de dezembro, inscrições para a seleção de 125 vagas ao curso de atualização para professores de matemática do ensino médio, oferecido pela UFMG em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). O curso será realizado em tempo integral na semana de 22 a 26 de janeiro de 2007.

As atividades consistem de aulas teóricas, pela manhã, e práticas, durante a tarde. As atividades teóricas serão ministradas na sede do Impa, no Rio de Janeiro, e transmitidas para a UFMG pelo sistema de teleconferência. Os temas trabalhados são: Proporcionalidade e funções afins, Funções quadráticas, Funções exponenciais e logarítmicas, Aplicações da trigonometria, Cálculo de volumes, Combinatória e Noções de matemática financeira.

Os candidatos devem ser professores de Matemática em exercício,
preferencialmente no ensino médio, ou licenciandos do curso de Matemática. As inscrições devem ser feitas na recepção do departamento de Matemática, de segunda a sexta-feira, de 8h30 às 12h, e de 13h30 às 17h, ou pela página www.mat.ufmg.br, onde a ficha de inscrição também está disponível. Mais informações pelo telefone (31) 3499-5966.

Internacionalização de empresas
O Núcleo Interdisciplinar sobre Gestão em Organizações (não) Empresariais (Nig.one), da Faculdade de Ciências Econômicas, promove, nos dias 4 e 5 de dezembro, o III Seminário Brasil-Portugal Internacionalização de Empresas, promovido em parceria com o Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa, com a Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil (seção Minas Gerais), Fiemg e Associação Industrial Portuguesa (AIP). Todas as atividades do seminário ocorrerão no Minas Trade Center (rua Timbiras, 1.200).

Terceiro seminário do gênero – os dois anteriores ocorreram em Lisboa –, o evento é uma atividade prevista no convênio bilateral entre as duas universidades. Segundo o professor Allan Claudius Queiroz Barbosa, organizador do seminário, Brasil e Portugal vivem estágios semelhantes em termos de internacionalização corporativa. “O caso luso-brasileiro é bastante fecundo tanto por causa do desenvolvimento de suas relações bilaterais, quanto pelo fato de que os dois países possuem empresas em fase inicial de internacionalização”, aponta o professor Claudius.

O evento contará com a participação de pesquisadores universitários e autoridades diplomáticas, como o embaixador português no Brasil, Francisco Seixas Costa, que abordará o tema Desafios econômicos para a diplomacia portuguesa no Brasil, no dia 4, às 15h. Mais informações e inscrições pelos telefones (31) 3279-9044 e 3213-1557.