Busca no site da UFMG

Nº 1562 - Ano 33
22.01.2007

Francisco Soares no Inep

O professor José Francisco Soares, da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG, foi designado membro do Conselho Consultivo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Instituto, autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), é responsável pela realização de estudos, pesquisas e avaliações do sistema de ensino nacional que subsidiam as políticas públicas para a área educacional.

Referência na área de pesquisa e avaliação de sistemas educacionais, José Francisco Soares é professor do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação da FaE, membro do Conselho Técnico Científico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e presidente da Associação Brasileira de Avaliação Educacional.

Ele possui experiência na área de avaliação de sistemas, instituições, planos e programas educacionais e coordena o Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais (Game), da FaE.

História da Cultura e da Arte

Estarão abertas, de 1o a 17 de fevereiro, as inscrições para o curso de especialização em História da Cultura e da Arte, organizado pela Fafich. O curso pretende oferecer a historiadores e demais interessados a oportunidade de aprofundar conteúdos e metodologias, abrir novas perspectivas temáticas, metodológicas e didáticas que induzam inovações no ensino e na pesquisa regulares, além de constituir um elo entre graduação e pós-graduação. As aulas serão realizadas de 13 de março a 15 de dezembro, de terça a quinta-feira, de 19h as 22h30. A coordenação é do professor Eduardo França Paiva, do departamento de História da Fafich. Inscrições na página www.fundep. ufmg.br e informações adicionais pelo telefone (31) 3499-4220.

Farmácia Universitária

A Farmácia Universitária da UFMG, localizada no prédio da Faculdade de Farmácia, no campus Pampulha, mantém o seu funcionamento durante as férias acadêmicas. O estabelecimento, que está aberto de 8 às 17h, manipula fórmulas de aplicação dermatológica e medicamentos de uso interno, oferecendo preços diferenciados, com descontos que variam de 15 a 20% em relação aos preços de mercado.

A Farmácia também abre espaço para aulas práticas e estágios supervisionados e conta com equipe de farmacêuticos que atua em tempo integral nos setores de manipulação e dispensação farmacêutica. Além disso, a unidade trabalha com um novo conceito de atendimento: o Serviço de Atenção Farmacêutica. Realizado por meio de consultas agendadas, ele tem por objetivo garantir que o usuário alcance melhores resultados no uso dos medicamentos.

Mais informações na página da Farmácia Univeritária ou pelo telefone (31) 3499-6840 .

Foto: Ginfs

Faculdade de Direito
OAB recomenda curso de Direito da UFMG


A Faculdade de Direito (foto) está entre as instituições que oferecem um dos 87 cursos da especialidade recomendados pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Este é o sétimo ano consecutivo em que a entidade divulga a relação dos cursos contemplados com o selo OAB Recomenda concedido às melhores faculdades do país.

A entidade analisou dados de 322 Instituições de Ensino Superior (IES). Dos 87 cursos avalizados, 30 são oferecidos por Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). “É o coroamento de um trabalho desenvolvido há muitos anos”, define o vice-diretor da Faculdade de Direito da UFMG, professor Manoel Galdino da Paixão Júnior. Ele lembrou que a Unidade, criada em Ouro Preto em 1892, é uma das mais antigas do país e já abrigou, em certa época, “a elite do saber jurídico de Minas Gerais”.

O curso de Direito da UFMG foi o segundo mais procurado, em números absolutos, no vestibular de 2007, com 6.660 canditos inscritos, sendo 3.041 no curso diurno e 3.409, no noturno.

O selo OAB Recomenda considera resultados do extinto Provão e do exame de ordem aplicado pelo Conselho em cada Estado, além de pareceres que a entidade encaminha ao Ministério da Educação (MEC) referentes aos processos de abertura e reconhecimento de cursos. Embora não tenha poder de veto, a OAB é ouvida pelo Ministério na criação e reconhecimento de faculdades de Direito. Os 87 cursos recomendados obtiveram nota acima da média no Provão, de 1997 a 2003, e no exame da ordem, de 2003 a 2005.

Rede de Museus tem nova coordenação

O professor Antônio Gilberto Costa, que comanda o Centro de Referência em Cartografia Histórica do IGC, é o novo coordenador da Rede de Museus e Espaços de Ciência e Cultura da UFMG. Ele substitui a professora Maria das Graças Ribeiro, coordenadora do Museu de Ciências Morfológicas, do ICB.

Eleito pelos integrantes da Rede, Costa assumiu a função em dezembro. Ex-diretor do IGC e professor do departamento de Geologia, ele anunciou que pretende dar prosseguimento ao trabalho de consolidação da Rede. O professor é graduado em Geologia pela UFMG (1979) e possui especialização em Petrologia pela Technische Universitaet Clausthal (1981) e doutorado em Petrologia pela Technische Universitaet Clausthal (1987). No final de 2005, organizou um livro que venceu o Prêmio Jabuti: Os Caminhos do ouro e a Estrada Real, publicado em co-edição pela Editora UFMG e a protuguesa Kapa Editora.

erramos

Biblioteca Universitária

A foto da matéria Prédio da Biblioteca Central completa 25 anos, publicada na edição de 11 de dezembro, foi creditada incorretamente. Ela pertence ao acervo do Departamento de Planejamento Físico e Obras (DPFO) e não à Biblioteca Universitária.