Busca no site da UFMG

Nº 1575 - Ano 33
30.4.2007

Foca Lisboa
Jarbas Juarez - Painel da Assufemg

A arte de Juarez na Assufemg

Os 34 anos de fundação da Associação dos Servidores da Universidade Federal de Minas Gerais (Assufemg) foram comemorados, no último dia 19, com a inauguração de mural pintado pelo artista plástico Jarbas Juarez (foto), professor aposentado da Escola de Belas-Artes.

Dividido em cinco módulos com dimensões de 1,5 metros quadrados cada, o painel faz alusão aos serviços prestados pela Assufemg nas áreas de assistência médica, esportes e cultura, e ao cotidiano de seus associados, retratado, principalmente, em reuniões de trabalhadores e nas confraternizações do Pelego´s, tradicional ponto de encontro dos servidores da UFMG.

“Fiz quase que uma história em quadrinhos”, explica Jarbas Juarez, ao resumir o resultado de sua obra, caracterizada por ele como “simples, de fácil compreensão e sem qualquer traço abstrato”. O trabalho do professor Juarez substitui afresco de outro grande artista, o pintor Inimá de Paula, destruído há alguns anos a golpes de marreta.

Jarbas Juarez tem outras obras espalhadas pela Universidade, como painéis no Centro de Memória da Faculdade de Medicina e na Faculdade de Direito, e a famosa escultura Boi, feita em sucata, instalada na Escola de Veterinária e restaurada como parte das comemorações dos 75 anos de fundação da Unidade.

Mestrado em Lazer

A Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) realizou, no último dia 24, a cerimônia de abertura do curso de mestrado em Lazer. O professor Nélson Carvalho Marcellino, da Universidade Metodista de Piracicaba, proferiu a aula inaugural, abordando o tema Lazer e interdisciplinaridade.

O mestrado em Lazer é uma iniciativa pioneira no Brasil e foi idealizado por professores vinculados ao Centro de Estudos em Lazer (Celar), responsável pela realização de várias propostas em ensino, pesquisa e extensão, entre as quais o curso de especialização em Lazer. O programa envolve professores de oito departamentos, vinculados a cinco unidades da UFMG – IGC, FaE, Fafich, Face e Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional –, além de professor convidado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Mostra coletiva

O Centro Cultural UFMG abriga, até 13 de maio, a Mostra Belas-Artes 2007, com trabalhos de 34 artistas formados na Escola de Belas-Artes (EBA) no segundo semestre do ano passado. A mostra reúne gravuras, desenhos, pinturas, esculturas, fotografias e vídeos.

Os trabalhos estão expostos na Grande Galeria, Sala Ana Horta, Sala Celso Renato e no Mezanino do Centro Cultural (avenida Santos Dumont, 174), de segunda a sextafeira, entre 8h e 22h, e aos sábados e domingos, de 8h às 18h. O curador é o professor Fabrício Fernandino, da EBA.

Genética e humanidade

O geneticista e professor Sérgio Danilo Pena, do departamento de Bioquímica e Imunologia do ICB, acaba de lançar coletânea de ensaios para o grande público. Trata-se de À flor da pele, que traz reflexões do autor sobre temas da ciência, mostrando seus vínculos com a filosofia, literatura, música e ciências sociais. “Os ensaios me deram a oportunidade de expressar meu encanto com a genética e seu nexo com as artes e as humanidades”, diz Pena.

O livro é apresentado pelo jornalista Fernando Morais, que o classifica como indispensável. “A crônica científica se enriquece e assume, nas mãos de Sérgio Pena, a elegância da mais requintada literatura, virtude especialmente visível na crônica da guerra dos sexos ou quando o autor compara o genoma humano à Biblioteca de Babel, de Jorge Luís Borges”, reflete Morais.

Comercializada a R$ 29,50, a obra foi editada pela Vieira & Lent Casa Editorial. Mais informações no endereço eletrônico www.vieiralent.com.br/genetica.

Medalha da Inconfidência

Quatro professores e a vice-diretora da Editora UFMG foram condecorados, no dia 21 de abril, em Ouro Preto, com a Medalha da Inconfidência, maior distinção concedida pelo governo do Estado a personalidades de destaque no país. Receberam a condecoração os professores José Nagib Cotrim Árabe, próreitor de Planejamento; Antônia Vitória Soares Aranha, diretora da Faculdade de Educação (FaE); Maria Cristina Lima de Castro, diretora do Instituto de Ciências Biológicas (ICB); Luciano de Araújo Ferraz, da Faculdade de Direito; e a vicediretora da Editora UFMG, socióloga Silvana Maria Leal Cóser.

A medalha possui quatro designações: Grande Colar (Comenda Extraordinária), Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. As comendas foram concedidas a 180 personalidades que contribuíram para o prestígio e projeção de Minas Gerais e do país.

Foca Lisboa
Sola Palhaça - Espetáculo do Quarta Doze e Trinta na UFMG

Sola de Palhaça

Sai o palco, entra o picadeiro. O projeto Quarta Doze e Trinta do dia 2 de maio traz como atração o espetáculo circense Sola de Palhaça, protagonizado pela garota Nanica que, de uma hora para outra, se vê obrigada a virar-se sozinha diante de um público ávido por palhaçadas. Para compor seu espetáculo, a palhaça lança mão de gags clássicas e improvisadas, trocadilhos e poesia e direciona seu olhar feminino para as dificuldades e generosidade da vida.

Sola de Palhaça será apresentado na arena da Fafich, a partir de 12h30, com entrada franca. A promoção é da Diretoria de Ação Cultural e da Coordenadoria de Assuntos Comunitários, com patrocínio da Nossacoop.