Busca no site da UFMG

Nº 1575 - Ano 33
30.4.2007

Iesalc define metodologia para elaborar mapa da educação superior na AL e Caribe

Da redação

O

Instituto de Estudos Superiores da América Latina e Caribe (Iesalc) está prestes a iniciar a aplicação do projeto-piloto do Mapa da Educação Superior na América Latina e Caribe (Mesalc), que pretende armazenar a descrição dos sistemas de educação superior de 33 países das duas regiões. A iniciativa é desenvolvida em parceria com o Ministério da Educação do Brasil (MEC) e com a UFMG. A metodologia de coleta de dados foi definida no início de abril, em reunião de dirigentes de redes universitárias, realizada em Caracas, Venezuela. O programa a ser usado na organização das informações foi desenvolvido pela UFMG.

De acordo com o coordenador do programa Mapa Comparativo da Educação Superior na América-Latina e Caribe (Mesalc) da Uneso-Iesalc, Klaus Jaffé Carbonell, entre os principais motivos para a elaboração do Mesalc está a criação de um espaço comum na América Latina e Caribe para incrementar o intercâmbio de instituições de ensino superior. Ele explica que o Mapa é um projeto contínuo. “Todos os anos deveremos ter mapas novos. A expectativa é de que neste ano já tenhamos coberto todos os 33 países da América Latina e Caribe com informações básicas”.

Segundo a professora Ana Lúcia Gazzola, diretora do Iesalc e reitora da UFMG no período 2002-2006, o objetivo do Mesalc não é estabelecer um ranking, ainda que ele possa permitir comparações entre universidades ou entre sistemas nacionais de educação superior. “A intenção é ampliar o conhecimento sobre as instituições, numa perspectiva de cooperação, gerando um quadro dinâmico para estabelecer interações, otimizar recursos e fortalecer os sistemas”, explicou a professora, que coordenou, em janeiro, uma reunião preparatória na UFMG.

Plataforma

A UFMG foi escolhida para conduzir a parte tecnológica do projeto, em função da experiência do Laboratório de Computação Científica (LCC), que desenvolveu a Plataforma de Integração de Dados das Instituições Federais de Ensino Superior (PingIFEs), sistema que possibilita o diálogo entre bases de dados distintas. O PingIfes foi adotado pelo Ministério da Educação (MEC) para operar com a coleta de dados sobre a rotina escolar dos alunos: matrículas, transferências, ingressantes e diplomados. Como a plataforma é flexível, pode ser expandida para buscar qualquer tipo de informação sobre ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão.