Busca no site da UFMG

Nº 1581 - Ano 33
10.9.2007

Em reforma, Pronto Atendimento do HC só recebe emergências

Universidade transfere sede da Reitoria para o campus regional de Montes Claros

Foca Lisboa
Neusa Rodrigues
Fachada do HC, cujo Pronto Atendimento realiza 3,5 mil atendimentos por mês

A Pronto Atendimento do Hospital das Clínicas (HC) da UFMG passará, nos próximos meses, por reforma em suas instalações. Durante esse período, os médicos do setor atenderão apenas os casos de emergência, ou seja, pacientes com risco de morrer. Os casos de urgência serão classificados por risco e encaminhados a outras unidades de saúde de Belo Horizonte, conforme acordo do HC com a Secretaria Municipal de Saúde.

Atualmente, o Pronto Atendimento do hospital realiza cerca de 3.500 atendimentos por mês. Por causa das obras, a capacidade do setor será reduzida em 30%. A recomendação é de que os pacientes com problemas menos graves procurem centros de saúde ou unidades de pronto atendimento próximos às suas casas.

A reforma está prevista para começar ainda em setembro e deve durar de 18 a 20 meses. As obras estão orçadas em R$ 1,44 milhão e incluem melhorias das instalações elétricas, hidráulicas e dos consultórios, troca dos gases medicinais (oxigênio e ar-comprimido) e do piso e adaptação das salas de banho para atender pessoas com deficiência, entre outras ações.

O Hospital das Clínicas da UFMG fica na avenida Alfredo Balena, 110, e é uma das unidades de referência em atendimento de urgência e emergência na região Centro-Sul de Belo Horizonte.