Busca no site da UFMG

Nº 1581 - Ano 33
10.9.2007

Aconte

Comunicação premiada

Dois trabalhos da UFMG foram premiados na Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação Nacional (Expocom Nacional). O resultado foi divulgado durante o encerramento do Intercom 2007 - 30º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, no dia 2 de janeiro. A revista Realejo, publicação voltada para pessoas com deficiência visual, recebeu o prêmio de melhor trabalho jornalístico na modalidade Revista Digital. Já o artigo Planejamento da Comunicação no 3º Setor recebeu o prêmio como melhor trabalho em Relações Públicas (RP), na categoria Assessoria de Comunicação.

O evento foi realizado no período de 29 de agosto a 2 de setembro, em Santos. Mais de 160 trabalhos foram inscritos em 61 modalidades. Os vencedores da etapa brasileira serão levados à Expocom Mercosul, que reunirá projetos de comunicação do Brasil, Chile, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia. O local e data do evento ainda não foram definidos.
O artigo premiado em Relações Públicas sintetiza o trabalho de comunicação realizado no ano passado, em Itaobim, no Vale do Jequitinhonha, pelo projeto Pólos de Cidadania da Faculdade de Direito. O projeto relatou as ações de comunicação voltadas para a mobilização na Casa da Juventude, que atende crianças vítimas de exploração sexual. Os autores do artigo são Márcio Simeone Henriques, Augusto Simeone Henriques, Fabiana Ibrahim e Marta Domingues.

O outro projeto premiado, a Revista Realejo, é resultado de trabalho de conclusão de curso desenvolvido pelas alunas Eliziane Lara, Fernanda Santos, Flávia Reis e Luisa Naves. A publicação digital, disponibilizada em CD, no formato wave, reúne reportagens, crônicas, notas e entrevistas. A publicação usa o áudio para construir uma narrativa própria.

UFMG é homenageada na Câmara Municipal

80 anosA Câmara Municipal de Belo Horizonte promoveu, no dia 4 de setembro, reunião especial em homenagem ao aniversário de 80 anos da UFMG. A sessão, realizada no Plenário Amynthas de Barros, foi proposta pelos vereadores Paulo Lamac e Tarcísio Caixeta.

O reitor Ronaldo Pena recebeu dos parlamentares uma placa comemorativa pelo aniversário. Durante a cerimônia, foi exibido vídeo produzido pela TV UFMG sobre os 80 anos da universidade e suas áreas de atuação.

O vereador Paulo Lamac justificou a homenagem como um reconhecimento à relevância social e científica da UFMG. “E quem conhece a Universidade tem a real dimensão dessa importância”, disse Lamac, que estudou no Colégio Técnico, na Escola de Engenharia e na Faculdade de Direito, além de ter participado do movimento estudantil e do Conselho Universitário como representante discente.

Uma tarde de “choro”

O programa Uma tarde no campus desta quinta-feira, dia 13 de setembro, às 17h30, na Praça de Serviços, tem como atração o grupo Choro de Minas, liderado pelo trombonista e professor da UFMG, Marcos Flávio.
O grupo reúne alguns dos mais respeitados “chorões” de Minas, como Silvio Carlos (violão de sete cordas, fundador do grupo Flor de Abacate), Dudu Braga (cavaquinista), que tem no currículo participação no Montreux Jazz Festival, da Suíça, e Ramon Braga, baterista e pandeirista.

Na apresentação, o quarteto executará composições dos CDs de Marcos Flávio e Dudu Braga. A promoção é da Diretoria de Ação Cultural (DAC), com entrada franca.

Servidores voltam ao trabalho

Os servidores da UFMG que estavam em greve desde o dia 28 de maio retornaram ao trabalho nesta segunda-feira, dia 10. A decisão de encerrar o movimento foi tomada durante assembléia realizada no dia 4 de setembro, nas escadarias da Reitoria. Os técnicos e administrativos se posicionaram contra o acordo firmado entre o governo e a Federação de Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra), mas o consenso foi pelo término da paralisação.

A coordenadora do Sindicato de Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino de Belo Horizonte (Sindifes-BH), Rose Coelho, explicou que a categoria não considerou satisfatório os reajustes, que variam entre 21% e 89%, e que será escalonado nos próximos três anos, mas levou em consideração o impacto de R$ 2,7 bilhões que o reajuste provocará sobre a folha de pagamento dos técnicos e administrativos.

Show de violões no Quarta Doze e Trinta

Kika Antunes
violao

A dupla de violonistas André Siqueira (foto) e Tabajara Belo é a atração da edição do dia 12 de setembro do Quarta Doze e Trinta, na pracinha entre o ICB e a Praça de Serviços. No show os dois valem-se do violão, um dos mais tradicionais instrumentos da música brasileira, para flertar com vários estilos, que vão do choro à música contemporânea, passando pelo samba e jazz.

O Quarta Doze e Trinta é promovido pela Diretoria de Ação Cultural (DAC) e Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), com patrocínio da Nossacoop. A entrada é franca.

Erramos

Imprensa Universitária

A última edição do BOLETIM, alusiva aos 80 anos da UFMG, foi rodada na Imprensa Universitária e não na gráfica Sograf, como consta no expediente da publicação.