Busca no site da UFMG

Nº 1597 - Ano 34
18.02.2008

UFMG apresenta “cartão de visita” aos novos estudantes

Semana introduz calouros ao universo acadêmico

Foca Lisboa
Registro Acadêmico
Kits da campanha Vem amigo foram entregues durante o Registro Acadêmico aos novos alunos

Luiz Dumont Jr.

A partir da próxima semana, a UFMG retoma sua rotina de aulas. Dos mais de 23 mil alunos de graduação que retornam às atividades, cerca de 20 mil já conhecem de perto a estrutura da Universidade. Contudo, para 2.600 calouros, tudo será novidade. Para receber os novatos, a Pró-Reitoria de Graduação promove, de 25 a 27 de fevereiro, a tradicional Semana de Recepção dos Calouros. Realizada duas vezes por anos pela Prograd, a Semana busca informar e ambientar os estudantes sobre o funcionamento da instituição.

Nos dias 25 e 26, a programação do evento prevê palestras e mesas-redondas nos períodos da manhã e noite. “O objetivo é oferecer aos calouros uma visão geral do funcionamento da Universidade”, explica a professora Carmela Maria Polito Braga, pró-reitora adjunta de graduação, ao explicar o sentido da recepção.

Na abertura, dia 25, o reitor Ronaldo Pena e a vice-reitora Heloísa Starling farão uma apresentação geral da Universidade. Em seguida, o pró-reitor de graduação, professor Mauro Braga, saudará os calouros. Depois, o professor Seme Gebara Neto, titular da Diretoria para Assuntos Estudantis (DAE), vai expor as atividades do órgão aos estudantes, e, na seqüência, a professora Rocksane de Carvalho Norton, presidente da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), fará um relato das políticas de assistência estudantil. O encerramento acontece com uma mesa-redonda comandada pelo professor Clélio Campolina Diniz, da Face, que discutirá a expansão do ensino superior público no Brasil e os desafios do desenvolvimento nacional.

O segundo dia da Semana de Recepção dos Calouros apresenta aos estudantes a vida acadêmica na graduação e os três pilares que sustentam a Universidade – ensino, pesquisa e extensão. Para a pró-reitora adjunta, “esse é o principal ponto do dia: conhecer a vida acadêmica e entender que a UFMG se pauta nesses três grandes pilares”. Os calouros ainda conhecerão as oportunidades oferecidas pelo Programa de Mobilidade Estudantil e pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI), além das atividades do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Encerrando o dia, haverá um duo de violões. No dia 27, último dia de atividades, os calouros serão recebidos em suas unidades acadêmicas, de acordo com a agenda específica de cada curso.

Além disso, os projetos Quarta Doze e Trinta e Uma tarde no campus serão retomados exatamente na semana de volta às aulas com o show do grupo Unión Latina na quarta, dia 27, às 12h30, e quinta-feira, dia 28, às 17h30, no auditório da Reitoria. A banda exibirá seu repertório de canções e ritmos latinos.

Ansiedade

Segundo Carmela Polito, a participação dos alunos é sempre ativa. “A universidade é um mundo novo, um universo diferente. Eles chegam entusiasmados, curiosos por conhecer a UFMG”, diz. Para Renato de Souza Botilho, calouro do curso de Engenharia Civil, que esteve no campus Pampulha no dia 11 de fevereiro para efetuar seu registro acadêmico, a Semana é importante para dar segurança e apoio aos estudantes nessa nova empreitada. “Acho muito bom ter as informações para extrair o máximo da faculdade, conhecer tudo primeiro, para depois usar”, argumenta. João Paulo Barbosa da Silva, calouro de Direito Noturno, considera a recepção uma oportunidade para se familiarizar com mais rapidez à Universidade. “É um ótimo cartão de visita. Receber tantas informações logo no início é muito importante”, conclui.

40 anos depois...

A programação oficial da Semana do Calouro termina na quarta-feira, dia 27. Entretanto, nos dias 28 e 29, quinta e sexta-feira, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) promoverá debates e oficinas no campus Pampulha. Segundo a estudante Glória Ferreira, da equipe responsável pela organização dos eventos, os debates vão enfatizar a expansão do ensino público no Brasil patrocinada pelo Reuni. "Também homenagearemos os 40 anos do famoso Maio de 68, lembrando a greve-geral da França e a Marcha dos 100 mil no Brasil”, informa. Os debates deverão ser realizados pela manhã; já as oficinas estão previstas para o período da tarde. Na noite do dia 29, sexta-feira, a partir das 21h, o DCE promove uma festa de encerramento, com bandas de forró, MPB e pop rock.


Aberta para o mundo

Cinquenta e cinco estudantes vindos de países como Estados Unidos, Inglaterra e Argentina contarão com uma programação especial entre os dias 19 e 22 de fevereiro. Trata-se da Semana do Aluno Estrangeiro, organizada pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) para facilitar a inserção dos intercambistas no novo ambiente acadêmico e social.

A programação prevê um passeio pelo centro de Belo Horizonte e pela região da Pampulha, incluindo o campus, um piquenique no Centro Esportivo Universitário (CEU) e a oferta de informações sobre o sistema acadêmico da UFMG.