Busca no site da UFMG

Nº 1597 - Ano 34
18.02.2008

Aconte

Doutores da Alegria

Os palhaços do grupo Doutores da Alegria começaram, na semana passada, a atuar no Hospital das Clínicas da UFMG. Eles são atores profissionais e passaram por treinamento de três meses no Hospital das Clínicas, no ano passado. Cícero Silva (Dr. Titetê), Janaína Morse (Dra. Brisa) e Gyuliana Duarte (Dra. Xuleta) participarão de atividades na instituição às terças e quintas-feiras, das 9h30 às 15h30.

O grupo é uma organização sem fins lucrativos mantida com apoio de empresas e pessoas físicas, sob as formas de patrocínio, parcerias e associações. A organização foi criada em 1991, em São Paulo, por Wellington Nogueira. Desde então, os palhaços visitaram mais de 550 mil crianças e adolescentes hospitalizados.
Atualmente, o grupo atua em oito hospitais de São Paulo, quatro do Rio de Janeiro e quatro de Recife. Em Belo Horizonte, os “palhaços-doutores” trabalham no HC e na Santa Casa de Misericórdia.

Semana de Biologia Celular

Os alunos da pós-graduação em Biologia Celular do ICB promovem, entre 3 e 7 de março, a Semana de Biologia Celular da UFMG. As inscrições podem ser feitas por meio da página do evento (www.icb.ufmg.br/sbc2008), até o dia 2 de março.

O evento vai abrigar discussões sobre temas como epigenética, células-tronco e metabolismo de lipídios, além de divulgar as linhas de pesquisa do Departamento de Morfologia do ICB. Entre os conferencistas estão os professores Irina Kerkis, Roger Chammas e Rui Curi, da Universidade de São Paulo (USP).

A 1ª Semana de Biologia Celular integra as comemorações dos 40 anos do ICB e homenageia a neurobióloga Conceição Ribeiro da Silva Machado, professora emérita do ICB que faleceu em agosto passado.

Economia mineira

O Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar), da Faculdade de Ciências Econômicas, está recebendo trabalhos para apresentação no 13º Seminário sobre a Economia Mineira, marcado para o período de 26 a 29 de agosto. Os trabalhos devem ser entregues até o dia 31 de março.

Realizado em Diamantina a cada dois anos, o evento reúne estudiosos que têm Minas Gerais como foco de reflexão. Os trabalhos selecionados serão apresentados em sessões temáticas.

O envio dos artigos deve ser feito por meio de formulário disponível na página www.cedeplar.ufmg.br, onde também se encontram orientações para a inscrição. Outras informações podem ser obtidas pelo endereço seminarios@cedeplar.ufmg.br.

Sob nova direção

A Escola de Educação Básica e Profissional empossou, no último dia 8, os novos diretores do Colégio Técnico (Coltec) e do Teatro Universitário (TU). Fernando Antônio de Melo e Alexander Evaristo Araújo de Moraes assumiram como diretor e vice do TU, enquanto Márcio Fantini Miranda e Rosilene Siray Bicalho foram empossados como diretor e vice-diretora do Coltec. O mandato é de dois anos, com direito a uma reeleição.

Criada no primeiro semestre de 2007, a Escola de Educação Básica e Profissional é uma unidade especial que reúne o Colégio Técnico, o Teatro Universitário e o Centro Pedagógico (CP). Os novos dirigentes são os primeiros eleitos após a criação da Unidade.

Tai-chi-chuan

Foram reiniciadas no dia 11 de fevereiro, nos campi Pampulha e Saúde, as aulas de Tai-chi-chuan, que integram o Programa Qualidade de Vida no
Trabalho, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Recursos Humanos. As atividades são abertas à comunidade universitária e dispensam inscrição prévia.

No campus Pampulha, as aulas ocorrem no gramado da Reitoria, às terças e quintas, em duas turmas: das 6h45 às 7h30 e das 17h às 17h45. Já no campus Saúde a atividade é executada na área de lazer da Faculdade de Medicina, às segundas-feiras, das 17h30 às 18h15, e às quintas-feiras, das 18h15 às 19h.

Mais informações na página www.ufmg.br/prorh ou pelo telefone (31)3409-4529.

Estúdio de gravação

Estão abertas até 10 de março, na página da Fundep (www.fundep.ufmg.br), as matrículas para o curso de extensão em Música – práticas de estúdio de gravação. O objetivo é introduzir interessados na área de música e tecnologia no manuseio dos equipamentos de estúdio de gravação e na execução de atividades vinculadas.

As aulas acontecem de 3 de março a 27 de junho, na Escola de Música (avenida Antônio Carlos, 6.627, campus Pampulha). No primeiro dia, serão feitas as divisões dos grupos de alunos, tomando por critério os seus níveis de conhecimento em música e tecnologia. Mais informações pelo telefone (31) 3409-4220.

Water bike

Continuam abertas as inscrições para as aulas de Water bike, atividade física com bicicleta praticada em piscina, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. As aulas, que recomeçaram no dia 11 de fevereiro, ocorrem em 10 horários distintos – do início da manhã ao fim de tarde. Há turmas que fazem aulas duas vezes (mensalidade a R$ 42,00) ou três vezes por semana (mensalidade a R$ 54,00).

As inscrições podem ser feitas na página www.fundep.ufmg.br ou no posto de atendimento da Fundep na Praça de Serviços no campus Pampulha. Mais informações no Cenex da Unidade pelo telefone 3409-2314