Busca no site da UFMG

Nº 1601 - Ano 34
17.03.2008

Aconte

Igualdade de gênero

Duas monografias desenvolvidas na UFMG ganharam o Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Na categoria graduadas(os), uma das três premiadas foi Shirlei Rezende Sales do Espírito Santo, autora do trabalho O jovem macho e a jovem difícil: sexualidade, subjetividade e governo no discurso curricular.
Já na categoria Estudante de Graduação a premiada foi a aluna Uriella Coelho Ribeiro com o trabalho Participação política e as relações de gênero: o caso do orçamento participativo de Belo Horizonte.
Esta é a terceira edição do Prêmio, que inscreveu 591 artigos. Além dos seis trabalhos premiados nas duas categorias principais, foram contempladas 15 monografias de ensino médio – três em âmbito nacional e 12 nos estados. Seis menções honrosas também foram concedidas.

Saúde com ciência

Estreou nesta segunda-feira, dia 17, na rádio UFMG Educativa, o programa Saúde com ciência, produzido pelas assessorias de comunicação da Escola de Enfermagem, Faculdade de Medicina e Hospital das Clínicas. O programa, diário, tem duração de dois minutos e vai ao ar às 5h e 8h. Aos sábados e domingos serão reprisados os programas transmitidos, respectivamente, na segunda e terça-feira.
A saúde da mulher é o tema das primeiras edições do programa. Serão abordados, ao longo desta semana, o HPV (vírus do papiloma humano), osteoporose, pré-eclâmpsia e a mulher na história da medicina, entre outros. Produzido a partir do conhecimento gerado por especialistas, o programa pretende contribuir para a promoção da saúde e prevenção de doenças da população.

Os ouvintes terão presença cativa no programa, expondo dúvidas que serão respondidas por profissionais da UFMG. A emissora é sintonizada na freqüência 104,5 FM ou na internet: www.ufmg.br/online/radio.

Circuito Musical Estrada Real

A Escola de Música lança nesta quarta-feira, dia 19, às 9h30, em seu auditório, o programa Circuito Musical Estrada Real, parceria com a Cemig, Governo de Minas e Ministério da Cultura. Entre outros objetivos, a iniciativa buscará mapear e preservar o acervo musical ao longo dos 177 municípios do antigo caminho que ligava as reservas mineiras de ouro e diamante à Corte Portuguesa, no Rio de Janeiro.
A iniciativa será estruturada em cinco núcleos regionais, criados a partir do mapeamento e da análise da produção musical existente ao longo de uma rota de 1.400 quilômetros em Minas, São Paulo e Rio de Janeiro. As informações das características musicais de cada município serão reunidas em bancos de dados, que também abrigarão imagens fotográficas e peças audiovisuais. Na UFMG, o programa é coordenado pelo professor Maurício Veloso e pela produtora cultural Ângela Nogueira.

Cooperação com a China

O reitor Ronaldo Pena recebeu, no dia 11, cinco representantes do governo da província chinesa de Jiangsu. Liderada pelo diretor-geral de Educação da província, Wang Bintai, a delegação veio à Universidade para iniciar contatos visando a acordos de cooperação na área educacional.
Jiangsu tem 120 universidades, com cerca de 1,5 milhão de alunos. Bintai observou que a província mantém mais de 300 projetos com 30 países, e que o intercâmbio com o Brasil ainda é incipiente. “Brasil e China desenvolvem-se muito rapidamente, e precisam se conhecer melhor, diminuir a distância que os separa”, disse. Ronaldo Pena mencionou setores em que a Faculdade de Educação (FaE) desenvolve projetos-modelos, como os de educação inclusiva, envolvendo índios e camponeses, e ensino de jovens e adultos.

Doação de livros

A UFMG doou, no último dia 11, 52 kits com as cinco obras indicadas ao Vestibular 2009 para a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa. A solenidade de entrega dos 260 exemplares foi realizada na sede da Biblioteca, na Praça da Liberdade.

A doação dos livros, que acontece desde 2003 sempre no segundo semestre, foi antecipada este ano para permitir que os usuários da Biblioteca tenham mais tempo para usufruí-los. As obras indicadas para o Vestibular 2009 são A alma encantadora das ruas, de João do Rio; Meus poemas preferidos, de Manuel Bandeira; São Bernardo, de Graciliano Ramos; Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, e O conto da mulher brasileira, organizado por Edla Van Steen.

Professor emérito

O professor, pesquisador e crítico de cinema José Tavares de Barros, da Escola de Belas-Artes, recebeu, no dia 10, o título de professor emérito. A solenidade foi realizada no auditório da Unidade e contou com a participação do reitor Ronaldo Pena e do diretor da EBA, Evandro José Lemos da Cunha.

Professor titular do departamento de Fotografia e Cinema, Tavares de Barros trabalhou na UFMG entre 1966 e 1998. É graduado em Letras Clássicas e Filosofia, com mestrado em Filosofia e doutorado em Literatura Comparada na UFMG. Sua dissertação e sua tese abordam as relações entre cinema e literatura. Ele também foi coordenador-geral do Festival de Inverno da UFMG em três edições: 1978 e 1979, em Ouro Preto, e 1981, em Diamantina.

Tavares de Barros é montador cinematográfico e trabalhou em filmes dirigidos por Helvécio Ratton, José Sette de Barros, Pedro Jorge de Castro, José Américo Ribeiro e Paulo Augusto Gomes.