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Nº 1607 - Ano 34
25.04.2008

UFMG vai ganhar novo site

Desenvolvimento inclui pesquisas e blog para ouvir usuários

Está previsto para outubro o lançamento do novo site da UFMG. O trabalho de reformulação encontra-se em fase inicial, mas já abriu espaço por meio de blog para o público se manifestar, colaborando com o desenvolvimento da página. As sugestões devem se somar a outras colhidas em entrevistas realizadas com comunidades externa e da Universidade – professores, funcionários e alunos. Este processo foi concluído recentemente e ouviu grupo de 20 pessoas, conforme metodologia adotada para a condução dos trabalhos.

“Não deveremos entrevistar um número maior de usuários, pois detectamos que seu comportamento se repete em virtude de o atual site da UFMG apresentar poucas opções de serviços e de outras modalidades de informações, além de links institucionais que mantêm interfaces distintas das que estamos analisando”, observa Júlio César do Carmo, coordenador do Núcleo Web do Centro de Comunicação (Cedecom) da Universidade, órgão responsável pela implementação dos trabalhos e que gerencia a homepage institucional.

Ele explica que a reformulação vai atingir inicialmente apenas a estrutura principal. Progressivamente, as demais seções relacionadas à Administração Central devem se incorporar à estrutura proposta pelo Núcleo. O coordenador salienta que essa adesão é fundamental para agregar eficiência à navegação.

Considerada uma ferramenta longeva – já completou oito anos – e com opções restritas, o portal da Universidade recebe, ainda assim, média de 700 mil visitas ao mês. De acordo com mapeamento do Núcleo Web, as preferências dos usuários recaem sobre a função de pesquisa “procura” e seções de notícias jornalísticas e de informações sobre vestibular, cursos, transferências e concursos para o quadro de pessoal da Instituição. Pelo menos 70% dos internautas são da própria UFMG. Com o novo site, a expectativa é alcançar novos públicos, uma vez que a proposta é ampliar serviços e tornar sua interface mais amigável.

A arquitetura atual não facilita essa relação, pois foi estruturada de acordo com o organograma da Universidade. “Estamos trabalhando com design centrado no usuário”, esclarece Júlio César. Essa metodologia adotada pelo Núcleo para a nova proposta recorre tanto a entrevistas como a uma série de laboratórios com internautas, em diferentes fases do trabalho.

A reformulação está sendo executada em parceria com a empresa Latitude 14, que emprestou know-how ao Cedecom para a realização de entrevistas com distintos grupos. Ainda caberá a ela mapear experiências de outras universidades, organizar conteúdos e desenvolver a arquitetura da informação do novo portal. “No Núcleo Web vamos desenvolver o design e customizar a ferramenta que lhe dará sustentação – um gerenciador de conteúdos com código livre”, diz o coordenador.

Ainda de acordo com Júlio César, o grupo tem refletido sobre a possiblidade de o site absorver inovações, apresentando soluções baseadas em novas tecnologias e em situações que exigem maior interatividade com o público. Como exemplos, ele cita o blog da inclusão social da UFMG, que poderia se beneficiar dessas ferramentas, e conteúdos de rádio e TV exibidos ainda hoje dentro da página de modo pouco interativo. “Há formas mais dinâmicas de veiculá-los e acessá-los, como em podcast e outras modalidades de arquivo de áudio e vídeo”, comenta. Ele ressalta que espaços e recursos destinados à troca de informação entre comunidades da instituição podem ser abertos, mas as circunstâncias devem ser avaliadas com os diversos usuários.

Metodologias

A via utilizada pelo Núcleo Web e pela empresa Latitude 14 para extrair dados necessários à construção do site da UFMG prevê múltiplas etapas. Além de questionários aplicados a internautas destinados a mapear seu comportamento e cliques – no caso, monitorados eletronicamente –, a equipe também escutará dirigentes da Instituição, além de segmentos externos. Etapas seguintes incluem uso de card-sorting, tipo de cartão que contém classificações e é distribuído aos usuários para que opinem sobre a melhor forma de nomear conteúdos no site. Outros passos incluem a criação de protótipos em diferentes resoluções, como em desenho sobre papel ou em powerpoint. Tais exercícios simulam a navegação no novo site, sem a necessidade de apresentar soluções estéticas. Finalizadas tais etapas, a equipe passará, então, a desenvolver o design, agregando softwares responsáveis por sua gestão. No momento, a escuta no blog continua aberta a qualquer pessoa pelo endereço www.ufmg.br/novosite.

Foca Lisboa
Nucleo Web
Júlio César (à frente) e a equipe do Núcleo Web: design do novo site é centrado no usuário