Busca no site da UFMG

Nº 1607 - Ano 34
25.04.2008

Aconte

PM retoma patrulhamento no campus

A Polícia Militar de Minas Gerais retomou, no último dia 21, o patrulhamento preventivo no campus Pampulha. A atividade estava suspensa desde o confronto que envolveu estudantes e policiais nas proximidades do Instituto de Geociências (IGC), no dia 3 de abril. A presença da Polícia Militar no campus, em caráter preventivo, é prevista em convênio com a Universidade que vigora há doze anos.

A decisão de solicitar à PM a volta do patrulhamento preventivo foi iniciativa da Reitoria e objeto de consulta ao Conselho Universitário da UFMG, que se reuniu na quinta, 17 de abril. A proposta foi aprovada por 32 votos favoráveis e três abstenções. O reitor Ronaldo Pena e a vice-reitora Heloisa Starling entenderam que a questão era de competência do Conselho.

“A decisão é fruto da compreensão de que o campus Pampulha não está afastado do mundo real e que há questões de segurança, das pessoas e do patrimônio, com as quais não temos preparo para lidar”, disse Ronaldo Pena.

A polêmica em torno da exibição do filme Grass Maconha por um grupo de estudantes no prédio do IGC terminou com a entrada da PM no campus, um estudante preso e dois encaminhados ao Pronto-Socorro João XXIII. O episódio gerou protestos dos alunos da UFMG – que culminaram com a ocupação do prédio da Reitoria por quatro dias –, a instauração de comissão interna de sindicância para apurar o caso e manifestações oficiais – da Reitoria, do Conselho Universitário, de unidades acadêmicas e agremiações de estudantes – contra os excessos que marcaram a operação policial.


Atualização em ecologia

Gestores ambientais podem se inscrever, até 25 de junho, no curso de atualização em Ecologia, Conservação e Restauração de Rios: Biodiversidade e Meio Ambiente. O curso será dado por pesquisadores da UFMG (áreas de Ecologia, Geologia e Zoologia), Universidade Federal de Lavras (Ufla) e PUC Minas. O programa inclui debates sobre resultados de investigações desenvolvidas na Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas.
O curso ocorrerá em julho e agosto, totalizando 160 horas de aulas teóricas e práticas sobre biomonitoramento. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-4597 ou no site do Laboratório de Ecologia de Benthos, responsável pelo curso: www.icb.ufmg.br/big/benthos.

Medalha da Inconfidência

Quatro professores da UFMG receberam na segunda-feira, dia 21, em Ouro Preto, a Medalha da Inconfidência, entregue pelo governo de Minas. A diretora de Cooperação Institucional da UFMG, Maria Cecilia Diniz Nogueira, e a professora emérita da Escola de Música, Sandra Loureiro de Freitas Reis, foram agraciadas com a Grande Medalha. O diretor adjunto do Hospital Universitário Risoleta Tolentino Neves, Ricardo Castanheira Pimenta Figueiredo, e o professor da Faculdade de Odontologia Ricardo Santiago Gomez receberam a Medalha de Honra.
A cerimônia homenageou os 20 anos da Assembléia Nacional Constituinte, que resultou na atual Constituição brasileira. A solenidade foi presidida pelo governador Aécio Neves e teve como orador oficial o vice-presidente da República, José Alencar.

Criada em 1952, pelo então governador Juscelino Kubitschek, a Medalha da Inconfidência é entregue sempre em 21 de abril a personalidades que contribuem para o desenvolvimento de Minas e do Brasil. Neste ano, 250 pessoas foram agraciadas.

Eleições no Sindifes

Com 814 votos (43,09% do total), a Chapa 3 – Somos Todos Trabalhadores em Educação – venceu as eleições para a nova Diretoria Executiva Colegiada do Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino de Belo Horizonte (Sindifes/BH). Em segundo lugar, com 41,08% dos votos, ficou a Chapa 1 – Aliança com a Categoria. Em terceiro, com 13,98 % dos votos, ficou a Chapa 2 – Refazendo.
Votaram 1.992 de um total de 4.604 eleitores aptos a participar, entre funcionários técnicos e administrativos da UFMG, do Cefet-MG e da Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). As eleições foram realizadas nos dias 15 e 16 de abril. O mandato da nova diretoria compreende o período 2008-2010.

O pleito deste ano foi marcado por uma novidade. Até a eleição passada, cada chapa com mínimo de 20% dos votos ocupava o número de cargos relativos ao percentual conquistado. Agora, vale o sistema de maioria absoluta. Assim, a Chapa 3, que teve a preferência da maior parte dos eleitores, preencherá os 21 cargos da instituição.

Isenção da taxa de inscrição ao Vestibular

Começam nesta segunda-feira, dia 28, e vão até 12 de maio, nas agências dos Correios credenciadas pela UFMG, as inscrições para o Programa de Isenção da Taxa de Inscrição ao Vestibular 2009, benefício concedido a candidatos com dificuldades financeiras.
Para pleitear o benefício, os estudantes devem adquirir, até 12 de maio, ao preço de R$ 1,50, o Kit-isenção nos Correios, preencher o formulário socioeconômico e providenciar cópias xerográficas de toda a documentação exigida pelo edital que rege o programa.

O resultado será divulgado no dia 4 de agosto. Mais informações na página www.ufmg.br, que abriga a íntegra do edital e a relação das agências dos correios credenciadas a efetuar as inscrições.