Busca no site da UFMG

Nº 1614 - Ano 34
16.06.2008

Aconte

Reajuste de professores e funcionários

Os salários de professores e servidores técnicos e administrativos em educação das universidades federais serão pagos, a partir do início do mês que vem, com o reajuste determinado pela Medida Provisória 431/2008, publicada no Diário Oficial da União em 14 de maio.
A MP 431 formaliza o acordo entre o governo federal e as duas categorias, fechado no ano passado após a greve dos servidores técnicos e administrativos; os docentes chegaram a acordo sem realização de greve. O documento previa reajuste para os professores a partir de março deste ano e para os servidores a partir de maio. A quitação dos atrasados será feita em data a ser definida pelo governo.

Reconhecimento

A UFMG recebeu, das Faculdades Milton Campos, o Diploma de Reconhecimento pelo seu papel na formação de professores para as demais instituições superiores de ensino de Minas Gerais. Entre elas, a própria Milton Campos, cujo corpo docente, em grande parte, é egresso da UFMG.

O diploma foi entregue à vice-reitora Heloísa Starling no dia 16 de abril, quando participou de seminário realizado na instituição. Ela recebeu a homenagem das mãos do professor Marcos Afonso de Sousa, vice-diretor da Faculdade de Direito da instituição.

Criminalidade e segurança pública

O Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (Crisp) recebe, até 9 de julho, inscrições para o curso de especialização em Estudos de Criminalidade e Segurança Pública. O curso, que já formou centenas de especialistas em todo o Brasil, é dirigido a policiais, bombeiros, profissionais do Ministério Público, operadores de segurança, alunos de pós-graduação e profissionais liberais.

As inscrições podem ser feitas nos escritórios da Fundep (avenida Afonso Pena, 1.534, e avenida Antônio Carlos, 6.627, campus Pampulha, ambos em Belo Horizonte) ou no site www.fundep.ufmg.br/cursos. São 95 vagas divididas em duas turmas. Outras informações pelo telefone 3409-4220 ou nos sites da própria Fundep e do Crisp (www.crisp.ufmg.br)

Bolsas para cursos de idiomas

O Centro de Extensão (Cenex) da Faculdade de Letras está com inscrições abertas para o requerimento de bolsas de estudo para os cursos de idiomas oferecidos pelo órgão no segundo semestre letivo. O Cenex concede isenção parcial ou total de matrícula, conforme a condição do bolsista.

Podem concorrer estudantes da UFMG classificados como carentes pelos critérios da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump); funcionários e professores da Universidade; funcionários e professores da Faculdade de Letras, além de seus dependentes; alunos da Faculdade de Letras; e pessoas da comunidade externa, desde que consideradas carentes pelos critérios da Fump.

O prazo para pedido de bolsas vai até 18 de julho. As regras para concessão, o formulário de requerimento e demais informações podem ser acessados no site do Cenex da Letras (www.letras.ufmg.br/cenex).

Máquina de protestos

Uma máquina gigante em formato de broca que perfura o solo e é movida pela energia dos gritos dos manifestantes. O projeto – claramente conceitual, sem pretensões pragmáticas – de três alunos da Escola de Arquitetura da UFMG venceu a disputa com outras equipes brasileiras em concurso promovido pelo Festival de Arquitetura de Londres.

O desafio proposto foi imaginar um espaço de manifestações em Brasília, e a equipe idealizou o Dispositivo Espacial de Protesto. Como prêmio, Daniele Mendes, Igor Bernardes e Ligia Pinto, do 8º período, terão seu trabalho exposto em Londres, no período de 20 de junho a 20 de julho, no pavilhão dedicado ao Brasil. O grupo viaja nesta quarta, dia 18, para a capital inglesa com passagens e hospedagem pagas pela organização do concurso.

O paradoxo de se pensar um espaço de protestos em Brasília gerou a idéia. “Na verdade, não há como projetar um lugar que determina onde as pessoas devem se manifestar. O protesto é, por natureza, imprevisível. Demarcar um lugar assim é uma contradição, por isso recorremos à abstração”, justifica Lígia Pinto.

Para a professora Juliana Torres de Miranda, coordenadora do concurso na UFMG, o projeto vencedor está de acordo com o que foi proposto. “A idéia era instigar os alunos a pensar uma arquitetura experimental e investigativa”, diz.

Fapemig reajusta bolsas

As bolsas de mestrado e doutorado concedidas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) foram reajustadas, respectivamente, em 27,6% e 29,1%, passando a R$ 1,2 mil e R$ 1,8 mil.
Os novos valores entram em vigor imediatamente. As gestoras que já embolsaram o repasse trimestral de recursos receberão a diferença na próxima remessa. Outras informações na Central de Informações da Fapemig pelo e-mail ci@fapemig.br.

 

Fulerenos

Na matéria Nova rota para os fulerenos, publicada na última edição, o nome do aluno que participa dos estudos foi grafado incorretamente na legenda da foto. Ele se chama Leandro José dos Santos e não Leonardo dos Santos.

Trabalho na prisão

A matéria Trabalho que não regenera, publicada na última edição, informou incorretamente que cada dia de trabalho de um detento significa diminuição de pena de três dias. Na verdade, a relação é inversa. Três dias de trabalho reduzem em um dia a pena a cumprir.