Busca no site da UFMG

Nº 1623 - Ano 34
29.08.2008

Embaixadora do humanismo


Danielle Mitterrand fala sobre acesso à água no ciclo de palestras Sentimentos do Mundo

Paula Lanza

A “eterna” primeira-dama da França, Danielle Mitterrand, é a convidada da próxima edição do ciclo de conferências Sentimentos do mundo, organizado pela UFMG. Nesta quinta-feira, dia 4, no auditório da Reitoria, a viúva do ex-presidente François Mitterrand fará palestra sobre um tema ao qual tem dedicado especial atenção nos últimos anos: água e desenvolvimento sustentável.

Com atuação política internacionalmente reconhecida, Danielle Mitterrand preside a Fundação France Libertés, responsável por projetos sociais na África, Ásia e América Latina. O organismo por ela liderado desenvolve ações que mantêm estreita ligação com as áreas de recursos hídricos, ciências biológicas, geociências, engenharia ambiental e ciências socioambientais. Um perfil que se encaixa como luva na proposta do projeto Sentimentos do Mundo, “que pretende levar à reflexão temas situados na fronteira entre academia, sociedade e cultura e que são de natureza eminentemente interdisciplinar”, analisa a professora Patrícia Kauark, coordenadora da iniciativa.

A palestra contará com tradução simultânea, tendo como debatedor o professor Francisco Barbosa, do Departamento de Biologia Geral do ICB. Especialista em recursos hídricos, Barbosa coordena comissão instituída em agosto pelo reitor Ronaldo Pena para detalhar a proposta de criação do Instituto da Água da UFMG.

“É uma visita muito importante. Trata-se de uma personalidade conhecida mundialmente que demonstra enorme sensibilidade com as questões relacionadas à água, principalmente no que toca ao abastecimento de áreas habitadas por populações carentes”, afirma o professor. Para ele, as discussões em torno do acesso à água potável e ao saneamento básico permanecem circunscritas ao ambiente técnico e contratual. “A conferência é mais um elemento a fortalecer o debate sobre educação e cidadania ambiental e a melhoria da relação das populações com seu ambiente”, analisa.

O Instituto da Água da UFMG pretende congregar pesquisadores de diversas unidades – ICB, IGC, Escola de Engenharia e Fafich – interessados na questão dos recursos hídricos. “Seu objetivo é produzir informações técnico-científicas sobre volume, qualidade, manejo e uso sustentável da água”, define o professor Nilo Nascimento, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Recursos Hídricos da Escola de Engenharia.

Mensageiros das águas

Além da palestra, Danielle Mitterrand participará, também no dia 4, de reunião com especialistas em recursos hídricos para discutir possibilidades de parceria entre a UFMG e a Fundação France Libertés. A ex-primeira-dama também se encontrará com a equipe do projeto Literaterras, coordenado pela professora Maria Inês de Almeida, da Faculdade de Letras. Nesse caso, o foco é um projeto de educação ambiental na Serra do Cipó. Junto com a France Libertés, o Literaterras está elaborando programa de formação dos mensageiros das águas, encarregados de planejar e executar atividades de educação ambiental em escolas e entre os turistas, e conta com a colaboração de pesquisadores e técnicos para a revitalização do Ribeirão Soberbo, afluente do
Rio Cipó. “Organizaremos atividades e oficinas à luz da metodologia do Literaterras, baseada nas relações interculturais”, informa a professora Maria Inês.

O ciclo

Sentimentos do Mundo foi concebido no ano passado, por ocasião das comemorações dos 80 anos da UFMG. Sua repercussão levou a Universidade a estender o ciclo de conferências até 2010. O projeto tem estimulado o diálogo entre a comunidade da UFMG e pesquisadores, intelectuais e personalidades de projeção internacional. Na última edição, realizada no mês passado, o cineasta David Lynch falou para uma platéia de 700 pessoas. Ainda este ano, o projeto receberá o escritor angolano José Luandino Vieira. Outra conferência, a ser realizada possivelmente em 2009, é a da professora do Massachusetts Institute of Technology (MIT) Mildred Dresselhaus, especialista em nanotecnologia.

Sentimentos do Mundo
Palestra: Água e desenvolvimento sustentável
Conferencista: Danielle Mitterrand
Data: 4 de setembro, às 11h
Local: auditório da Reitoria
Tradução simultânea

Primeira-dama do terceiro mundo

Guillaume Paumier
Danielle
Danielle: trajetória de engajamento social

Primeira-dama da França entre 1981 e 1995, Danielle Mitterrand, 83 anos, construiu uma trajetória singular se comparada ao perfil médio das mulheres de chefes de Estado. A France Libertés – Fundação Danielle Mitterrand, criada em 1986, é o seu grande instrumento de ação, financiando projetos humanitários em países pobres.

Corajosa, Mitterrand posicionou-se a favor de várias causas terceiro-mundistas, como a defesa dos tibetanos, dos curdos, dos separatistas saarauis – que habitam o território do Saara Ocidental, ocupado há mais de 30 anos pelo Marrocos – e dos povos indígenas da América Latina. Polêmica, por várias vezes manifestou apoio ao regime de Fidel Castro, tendo recebido, junto com o marido François Mitterrand, o ex-chefe de Estado de Cuba no Palácio do Elizeu, em 1995.

Recentemente, elegeu o acesso à água como uma de suas prioridades ao lado da educação, da democracia participativa e da economia sustentável.