Busca no site da UFMG

Nº 1623 - Ano 34
29.08.2008

Aconte

Academia de Ciências

Antônio Lúcio Teixeira Junior, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina, Marcelo de Oliveira Terra Cunha, do Departamento de Matemática do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), e Marcos Gonçalves, do Departamento de Ciência da Computação do ICEx, são os novos membros da UFMG indicados para integrar a Academia Brasileira de Ciências (ABC).

As indicações foram feitas pelo professor Francisco César de Sá Barreto, reitor da UFMG no período 1998-2002 e atual vice-presidente da regional Minas-Centro Oeste da Academia. Além dos pesquisadores da UFMG, foram indicados outros 24 cientistas de instituições de ensino superior e de pesquisa de todo o país. Os 27 jovens cientistas cumprirão mandato não-renovável de cinco anos.

Realejo

A revista Realejo, publicação em áudio voltada para pessoas com deficiência visual, foi lançada no último dia 26, durante a II Conferência Estadual da Pessoa com Deficiência, promovida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social. A publicação é resultado de pesquisa feita para conhecer as necessidades de pessoas que não enxergam ou que têm diferentes graus de deficiência visual. O estudo foi apresentado no final de 2006 como trabalho de conclusão do curso de Comunicação Social da UFMG pelas alunas Eliziane Lara, Fernanda Santos, Flávia Reis e Luisa Naves.

Em seu segundo número, Realejo traz matéria sobre o turismo na Estrada Real, abordando a forma como o novo roteiro pode interferir na vida de moradores do interior de Minas Gerais. A revista mostra também como foi a preparação dos atletas para as Olimpíadas e as Paraolimpíadas de Pequim.

A Realejo traz ainda entrevista com a escritora Elizete Lisboa, que trabalha com literatura infanto-juvenil para crianças com e sem deficiência visual, além das análises da médica Márcia Mendonça e do antropólogo Rogério do Pateo sobre as pesquisas com células-tronco e a questão indígena no Brasil, respectivamente.

Composta de reportagens, crônicas, notas e entrevistas, a publicação usa o áudio para construir uma narrativa própria. A revista faz parte do projeto de extensão Realejo, Som da Notícia, da UFMG.

Universidade e indústria

Já estão abertas as inscrições para o XXII Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química, seção Minas Gerais. O evento, que será realizado entre os dias 6 e 9 de novembro no ICEx, está recebendo, até o dia 20 de setembro, inscrições de resumos de trabalhos.

Organizado pelo Departamento de Química da UFMG, o encontro terá como tema central Universidade & Indústria: a evolução da parceria, reunindo professores, pesquisadores, estudantes, representantes de centros de pesquisas e de indústrias. O evento também contará com a presença de representantes de órgãos oficiais de fomento à pesquisa e de empresas nacionais e multinacionais fornecedoras de equipamentos e produtos químicos.

Inscrições e mais informações no endereço http://ersbq.qui.ufmg.br, pelos telefones 3409-5774 e 3409-5759 e pelo e-mail ersbq@qui.ufmg.br.

Economista do ano

O professor Clélio Campolina, da Face, foi eleito, pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB), economista do ano na área de ensino e pesquisa. A solenidade de entrega do prêmio aconteceu em São Paulo, no dia 18. Campolina é diretor-presidente do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BHTec) e integrante do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar).

Autor de mais de 100 trabalhos publicados nas áreas de desenvolvimento econômico, economia regional e economia da tecnologia, Campolina foi premiado em São Paulo junto com outras 24 pessoas. O prêmio principal foi entregue a Luciano Coutinho, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Cidadania e inclusão social

Será lançado nesta terça-feira, dia 2 de setembro, às 19h, na Faculdade de Direito, o livro Cidadania e inclusão social: estudos em homenagem à professora Miracy Barbosa de Sousa Gustin. Organizada por Flávio Henrique Unes Pereira e Maria Teresa Fonseca Dias, a obra reúne textos de 55 autores.

Docente da Faculdade de Direito, Miracy é fundadora e coordenadora do Pólos Reprodutores de Cidadania, programa de extensão da UFMG que tem como objetivo democratizar o acesso ao direito. Entre outros autores, participam do livro o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos, o vice-governador de Minas, Antônio Augusto Anastasia (autor do prefácio), o ex-ministro Nilmário Miranda, o cientista político Leonardo Avritzer e a juíza e professora Mônica Sette Lopes.
A publicação, da Editora Fórum, tem 581 páginas e custa R$ 146.

erramos

Assistência estudantil

Em função de um problema técnico, o texto Decisão do STF obriga UFMG a rever política de assistência teve o seu último parágrafo publicado de forma truncada na edição passada do BOLETIM. O trecho correto é o seguinte: “A UFG e outras instituições argumentaram que a taxa de matrícula não é cobrada como contraprestação pelo ensino público, mas para garantir igualdade de acesso e permanência, por meio de auxílio a alunos carentes (bolsas, transporte, alimentação e moradia)”.