Busca no site da UFMG

Nº 1635 - Ano 35
24.11.2008

Promoção da saúde é tema
da mais nova edição de Diversa

Já está circulando a mais recente edição da revista Diversa, a de número 16, que trata do tema promoção da saúde, que também orientou as discussões do 1º Congresso Nacional de Saúde da Faculdade de Medicina, realizado entre os dias 12 e 15 de novembro. Com 16 mil exemplares, a edição circula com cinco reportagens, cinco artigos assinados por especialistas e uma entrevista.

“A publicação tenta identificar programas e ações – todos com a participação da Universidade – cujos objetivos ultrapassam as noções de prevenção ou tratamento de doenças, ainda predominantes em nosso imaginário”, destacou a professora Maria Céres Pimenta Spínola Castro, diretora do Cedecom, em seu editorial de apresentação da revista.

As matérias apresentam desde um panorama sobre as doenças – modernas, do futuro e aquelas que, em tese, deveriam estar extintas – até iniciativas de hospitais de Belo Horizonte voltadas para a humanização do atendimento. Elas também abordam a construção de uma ampla agenda de promoção capaz de dar conta das necessidades de crianças, mulheres, homens e idosos; os impactos da vida nas grandes cidades sobre a saúde das pessoas; e as recentes iniciativas de universalização do atendimento, como o Programa Saúde da Família (PSF) e as experiências no campo da telessaúde.

     

Seguindo uma orientação já consolidada por Diversa, as reportagens são complementadas por artigos que discutem os temas habitabilidade e bem-estar, comunicação e mobilização em saúde, a abordagem integradora contida no conceito e na prática da promoção da saúde, o papel da escola como agente promotor de saúde e os impactos que o excesso de informações provoca sobre a vida do homem moderno, com repercussões sobre a saúde individual. A edição é aberta por uma entrevista com o médico Drauzio Varella, em que ele discute a contribuição da mídia para a promoção da saúde.

A edição foi produzida pela equipe de jornalistas e designers do Centro de Comunicação (Cedecom), com participação de estudantes da Fafich e da Escola de Belas-Artes. Já os artigos foram escritos por quatro professores da UFMG – Carlos Antônio Leite Brandão, João Gabriel Marques Fonseca, Márcio Simeone Henriques e Renato Rocha Souza – e pelo secretário de saúde do município paulista de Embu das Artes, Jorge Harada.

Além da versão impressa, Diversa também está disponível na internet (www.ufmg.br/diversa).