Busca no site da UFMG

Nº 1636 - Ano 35
01.12.2008

Maratona do vestibular
começa no domingo

Concurso é o primeiro a reunir candidatos que
concorrerão pelo Programa de Bônus

Da redação

Com a previsão de participação de 63.249 candidatos – incluindo treineiros –, será realizada, nos próximos dias 7 e 8 de dezembro, a primeira etapa do Vestibular 2009 da UFMG. Os inscritos vão disputar 5.950 vagas distribuídos em 63 cursos da Instituição. As provas, que começam às 14h, serão aplicadas simultaneamente em 16 cidades do estado. De acordo com dados fornecidos pela Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) da Universidade, o curso de Medicina, com 31,49 candidatos por vaga, é, pela quarta vez consecutiva, o mais disputado.

A grande novidade da edição do concurso deste ano, no entanto, é o grande número de vestibulandos que aderiram ao Programa de Bônus adotado pela primeira vez pela UFMG: 16.789. A iniciativa permite aos candidatos que tenham cursado as quatro últimas séries do ensino fundamental e o ensino médio em escola pública obterem acréscimo de 10% na nota final do concurso. Ele também beneficia negros e pardos oriundos da rede pública de ensino com bônus de 15%. Das solicitações aprovadas, 10.215 partiram de candidatos que se autodeclararam negros e pardos.

Com a adoção do Programa de Bônus, a UFMG espera atingir metade de seu alunado com egressos de escolas públicas, no prazo de quatro anos. Atualmente, ela recebe cerca de 35% de estudantes oriundos dessa rede. Além do Programa, os candidatos que participam do concurso encontraram outra boa-nova: a expansão significativa do número de vagas. Devido à adesão da UFMG ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), foram abertas 1.236 vagas e criados 16 cursos. Do total de novas vagas, 750 são para cursos noturnos – novos e antigos. O objetivo ao dar primazia a esse turno é beneficiar alunos que trabalhem durante o dia. Para a edição 2010 do Vestibular, serão abertos outros 13 cursos de graduação. Pelo menos 65% das vagas serão noturnas.

Provas

No domingo, dia 7, os candidatos fazem provas de Biologia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira, Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Matemática e Química. Com duração de 4 horas e 30 minutos, cada uma terá oito questões de múltipla escolha. No mesmo horário do dia seguinte, será aplicada apenas prova de Percepção Musical, com 45 minutos de duração. De acordo com edital do concurso, classificam-se para a segunda etapa candidatos que obtiverem, no mínimo, três pontos em cada uma das provas e 38 de nota final na primeira etapa, até o limite de três vezes o número de vagas existentes na habilitação escolhida. Para os cursos oferecidos em Montes Claros, no entanto, essa relação é de até dez vezes o número de vagas em cada curso.

Organizadores do concurso alertam os candidatos para evitar o uso de bonés, chapéus e equipamentos eletrônicos, como telefone celular e calculadora, nos dias de exame. Vestibulandos que burlarem a proibição poderão ser desclassificados. De acordo com a Copeve, será permitido apenas o uso de caneta azul ou preta, lápis, lapiseira e borracha. Informações adicionais sobre o concurso poderão ser obtidas no site da Copeve (www.ufmg.br/copeve).

Os cinco mais disputados

(candidatos/vaga)

Medicina: 31,49
Engenharia Ambiental diurno: 22,5
Engenharia Química diurno: 21,78
Geologia diurno: 19,68
Administração noturno: 19,02

Previsão de trânsito intenso na Pampulha

A Pampulha terá trânsito intenso neste domingo, 7 de dezembro, segundo previsão da BH-Trans. Além das tradicionais feiras de veículos e artesanato realizadas até às 14h na região, haverá a Volta Internacional da Lagoa da Pampulha e jogo no Mineirão. Devido à corrida, a orla da lagoa estará interditada para circulação de veículos das 7h às 14h. E, a partir das 16h, o Mineirão será palco do jogo Cruzeiro x Portuguesa de Desportos pela última rodada do campeonato brasileiro. O fluxo de veículos dentro do campus Pampulha também está interditado em alguns pontos, em função de obras realizadas pela Copasa para adequação das redes de coleta de esgotos. De acordo com a Copeve, 10.484 vestibulandos farão provas no campus Pampulha. Outros 20 mil concorrentes prestam o exame em diversas regiões da cidade.

Para evitar atrasos, os candidatos ao Vestibular UFMG 2009 devem chegar mais cedo aos locais de prova. Os portões dos locais de provas serão abertos às 13h30 e fechados às 14h. Os candidatos que chegarem depois deste horário serão automaticamente desclassificados do concurso.

Os usuários podem consultar, no site www.bhtrans.pbh.gov.br da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BH-Trans), a lista dos locais de provas e as linhas de transporte coletivo que poderão ser utilizadas no domingo, 7 de dezembro. Candidatos que não conhecem o campus Pampulha podem se familiarizar com o local acessando o mapa disponível no site: www.ufmg.br/conheca/mapas/index.html. No dia do exame, policiais militares e 40 agentes de segurança ficarão responsáveis pelo tráfego e pela segurança.