Busca no site da UFMG

Nº 1636 - Ano 35
01.12.2008

acontece

A viagem de Clara

A Confesso Cia. de Teatro, formada por alunos e ex-alunos da UFMG, apresenta na sexta, dia 5, às 20h, e sábado e domingo, 6 e 7, às 16h, a peça infantil A viagem de Clara – Em busca do eu perdido. As três apresentações serão no Teatro João Ceschiatti, no Palácio das Artes (avenida Afonso Pena, 1.537 – Centro). Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Com direção e dramaturgia de André Ferraz, o espetáculo conta a história de Clara, menina que deseja ser outra pessoa. Antes de realizar seu pedido, o Mestre dos Desejos a envia a uma fantástica viagem de autoconhecimento, dentro de seu próprio corpo. Passando pelo estômago, intestino, sistema sangüíneo, coração e cérebro, A viagem de Clara é um musical que discute temas relevantes para as crianças contemporâneas.

O espetáculo também é resultado prático de pesquisa sobre atuação no teatro infantil realizada pelo diretor André Ferraz no mestrado em Artes da UFMG – linha de Artes Cênicas. O grupo pesquisou formas de criação através de alguns procedimentos da Análise Ativa – método elaborado por Constantin Stanislavski no final de sua vida – que trabalha com improvisações acerca das circunstâncias dadas no enredo, levando o ator a criar ações físicas para a história antes mesmo do contato com o texto.
Mais informações na página eletrônica da companhia (http://confessociadeteatro.blogspot.com).

Poliesportivo em Montes Claros

Será inaugurado nesta sexta-feira, dia 5, às 19h, o ginásio poliesportivo do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), em Montes Claros, o primeiro do gênero com as medidas oficiais no Norte de Minas. Estarão presentes o reitor Ronaldo Pena e o diretor do ICA, Rogério Marcos de Souza.
Após a abertura oficial, haverá um show do Grupo Sarandeiros, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, especializado em danças folclóricas, e duas partidas de futsal: a primeira disputada entre uma seleção de alunos do ICA e a equipe campeã da Copa InterTV 2007 e outra envolvendo servidores e alunos do próprio Instituto.

Educação de jovens e adultos

O professor Luiz Antônio Prazeres, do Centro Pedagógico, é o coordenador da equipe que avaliará as redações do Exame Nacional para Certificação de Competências da Educação de Jovens e Adultos (ENCCEJA/2008), ligado à coordenação-geral de exames para Certificação do MEC.
Os testes serão realizados em todo o país nos dias 14 e 15 de dezembro. Ao todo, a equipe comandada pelo professor Prazeres, formada por cerca de 700 professores de todas as redes de ensino, avaliará em torno de um milhão de provas. O exame é dirigido a jovens e adultos que necessitam de certificação como concluintes do ensino fundamental e médio.

RESOLUÇÃO COMPLEMENTAR no 04/2008, de 02 de outubro de 2008

Autoriza a criação do Centro de Treinamento Esportivo-CTE, como Órgão Complementar vinculado à Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG.

O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, no uso de suas atribuições estatutárias, considerando a proposta da Congregação da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional e o Parecer no 20/2008 da Comissão de Legislação, resolve:
Art. 1o - Autorizar a criação do Centro de Treinamento Esportivo-CTE, como Órgão Complementar vinculado à Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, nos termos de seu Regimento.

Art. 2o - A criação do Centro de Treinamento Esportivo-CTE fica condicionada à liberação de recursos por agências vinculadas ao Governo Estadual, para a construção de suas dependências.

§ 1o - Na hipótese de, no prazo de 02 (dois) anos, a contar desta data, não se viabilizarem os recursos necessários à construção do Centro de Treinamento Esportivo-CTE, ficam cancelados todos os efeitos da presente Resolução, que ficará automaticamente revogada.

Art. 3o - As instalações, equipamentos e recursos financeiros patrimoniados ou alocados no Centro de Treinamento Esportivo serão incorporados à Universidade Federal de Minas Gerais e, no caso de extinção do Órgão, caberá ao Conselho Universitário a definição do uso das instalações e do patrimônio correspondentes.

Art. 4o - Revogam-se as disposições em contrário.

Art. 5o - A presente Resolução entra em vigor nesta data.

Professor Ronaldo Tadêu Pena
Presidente do Conselho Universitário

RESOLUÇÃO No 05/2008, de 09 de setembro de 2008

Disciplina a Colação de Grau Antecipada, ou seja, fora do período definido no Calendário Escolar.

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, no uso de suas atribuições estatutárias, considerando o disposto no inciso VIII do art. 28 do Estatuto da UFMG; a delegação de competência do Reitor para os Diretores de Unidades Acadêmicas, no que se refere aos atos da Colação de Grau; o que determina o art. 92 do Regimento Geral da UFMG; a freqüência com que os Diretores das Unidades Acadêmicas solicitam autorização para praticarem Colação de Grau antecipada, resolve:

Art. 1o - Reiterar que só podem participar dos atos de Colação de Grau estudantes que, comprovadamente, tiverem integralizado todos os requisitos necessários à obtenção do grau correspondente.

Parágrafo único. Entre os requisitos mencionados no caput deste artigo inclui-se a comprovação de comparecimento ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE, no caso dos estudantes selecionados para tal, comprovação esta que pode ser obtida junto ao Setor de Avaliação da Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD.

Art. 2o - Compete aos Diretores de Unidades Acadêmicas examinar e decidir sobre os pedidos de colação de grau antecipada, deferindo-os ou indeferindo-os de forma fundamentada.

Art. 3o - Os prazos e instâncias recursais estão previstos no Regimento Geral da UFMG.

Art. 4o - Revogar as disposições em contrário.

Art. 5o - A presente Resolução entra em vigor nesta data.

Professor Ronaldo Tadeu Pena
Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão