Busca no site da UFMG

Nº 1663 - Ano 35
17.8.2009

UFMG define ações de prevenção à Influenza A

Desde a semana passada, com a volta às aulas, a Reitoria da UFMG tem adotado medidas de prevenção à nova gripe. Comissão de Análise e Acompanhamento da Gripe Influenza A (H1N1), criada pelo reitor Ronaldo Pena, coordena as ações na Universidade.

Além de distribuir cartazes com orientações a serem afixados em todas as unidades acadêmicas e administrativas, a Comissão definiu a publicação de material informativo no site da UFMG e a realização de reunião com os diretores de unidades, para discutir e reforçar medidas de prevenção.
Uma das recomendações à comunidade universitária é de que, em caso de gripe com febre, acompanhada de tosse, dor de garganta ou outros sintomas, a pessoa procure um médico. Com a apresentação de atestado, as faltas não serão consideradas. Às grávidas foi recomendado que procurem seu médico para receber orientação sobre a necessidade ou não de afastamento temporário das atividades. Alunas podem requerer adoção do “regime especial”, previsto nas normas da Universidade. Mais informações a respeito do regime especial podem ser obtidas nos colegiados dos cursos.

Segundo a presidente da Comissão de Análise e Acompanhamento da Gripe Influenza A (H1N1), professora Marize Oliveira Fonseca, a comissão tem o papel de manter a comunidade universitária informada acerca da dinâmica da epidemia. “À medida que surgirem fatos novos, outras orientações serão divulgadas”, acrescenta a professora, que integra o Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina e coordena o Ambulatório de Referência da Influenza A no Hospital das Clínicas da UFMG.

O que é a Influenza A?

Formas de contágio

Sintomas

O que fazer?

Como prevenir

Em casa

Uso da máscara

Em caso de dúvida

Fonte: Jornal Alô Saúde (agosto de 2009), do Governo de Minas Gerais