Busca no site da UFMG

Nº 1679 - Ano 36
7.12.2009

acontece

Virgílio Almeida no CNPq

O professor Virgílio Almeida, do Departamento de Ciência da Computação do ICEx, é o novo representante da comunidade científica no Conselho Deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ele substitui o diretor da Academia Brasileira de Ciências, Luiz Davidovich. A decisão foi publicada em Portaria do Ministério de Ciência e Tecnologia no Diário Oficial de 18 de novembro. Conforme consta no site do CNPq, o Conselho Deliberativo do órgão trata, entre outras questões, da aplicação de recursos, da definição do orçamento, além de ações relativas às políticas da Instituição.

Virgílio Almeida graduou-se em Engenharia Elétrica pela UFMG em 1973. Concluiu o mestrado em Informática pela PUC do Rio de Janeiro (1980) e o doutorado em Ciência da Computação pela Vanderbilt University (1987). É membro da Academia Brasileira de Ciências. Em 2006, recebeu a Ordem Nacional do Mérito Científico, na classe de comendador. É coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Web – rede nacional de pesquisa instituída em 2008 pelo CNPq.

Excelência Esportiva

O Centro de Excelência Esportiva (Cenesp) da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG vai realizar, no próximo dia 15 de dezembro, seminário com o objetivo de divulgar ações e estudos sobre o treinamento esportivo. Destinado a profissionais, professores universitários e alunos de graduação e pós-graduação em Educação Física, Fisioterapia e áreas afins, o evento terá palestras sobre cada um dos temas investigados no Centro e visita orientada aos seus laboratórios.

Além de incentivar a discussão sobre o treinamento esportivo na Escola, o seminário apresentará resultados de pesquisas recentes e pretende promover intercâmbio entre os laboratórios e ampliar a participação de estudantes e profissionais no trabalho do Centro de Excelência.

O I Seminário Cenesp/UFMG – Valorizando o passado e planejando o futuro será realizado no auditório da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, das 9h às 18h30. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas até o dia do evento, no Centro de Extensão da Unidade. Há 180 vagas. Outras informações pelos telefones (31) 3409-2314 (Cenex) e 3409-2325 (Cenesp).

Acervo, memória e arte

Uma série de exposições inauguradas na última semana marcaram o lançamento do projeto Acervo, Memória e Arte da UFMG, que pretende fazer o levantamento das obras de arte do acervo da Universidade e divulgar esse patrimônio cultural por meio de mostras, livros e seminários. O projeto é realizado pela Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade, criada em 1970 pelo governo de Minas Gerais para preservação e valorização do patrimônio artístico-cultural representado pelos imóveis da Fundação em Tiradentes. Desde 2008, a UFMG é a única responsável pela gestão da entidade.

O saguão da Reitoria abriga a exposição Brasiliana, com acervo doado pelo jornalista, embaixador e presidente dos Diários e Emissoras Associados Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Mello. São objetos de arte, livros e documentos de grande importância para a história da arte colonial e oitocentista brasileira. A mostra permanecerá até 8 de janeiro, com visitação de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Parte da Coleção Amigas da Cultura, doada à Universidade em 1970 pela Sociedade Amigas da Cultura e composta por obras de arte da segunda metade do século 20, ocupa espaços dos prédios da Biblioteca Central e da Faculdade de Odontologia da UFMG, ambos no campus Pampulha. A exposição poderá ser visitada até 28 de fevereiro de 2010 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h).

No início do próximo ano, serão realizadas a Bienal de Arte Universitária, aberta à participação dos alunos da UFMG, a exposição Pequenos Formatos, aberta aos professores artistas, além do lançamento do livro As coleções de arte da UFMG e de mesa-redonda em torno da preservação da memória e do acervo artístico nas universidades.

Mais informações pelos telefones (31) 3409-6410 e 3409-7607.

Professores de inglês

O projeto Educonle – de formação continuada para professores de inglês que atuam na rede pública na Região Metropolitana de Belo Horizonte – está recebendo inscrições para o processo seletivo relativo a 2010. O curso, gratuito, oferece capacitação linguística e metodológica.

As inscrições, no valor de R$ 10, podem ser feitas na sala 4015 da Faculdade de Letras até 11 de dezembro, das 14h às 17h; e de 18 a 27 de janeiro de 2010, das 9h às 12h e das 14h às 17h. É necessário apresentar currículo, declaração de vínculo com escola municipal ou estadual em 2010, cópia do diploma de graduação em Letras e justificativa para o interesse no curso.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-6006 e pelo endereço educonle.ufmg@gmail.com. A Faculdade de Letras fica na avenida Antônio Carlos, 6627, campus Pampulha.

Ao alcance da mão

O projeto A Célula ao Alcance da Mão, desenvolvido pelo Museu de Ciências Morfológicas (MCM) do ICB, recebeu o Troféu Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2009. A cerimônia de premiação foi realizada em Brasília, no dia 24 de novembro, e contou com a presença da diretora do MCM e responsável pelo projeto, Maria das Graças Ribeiro, do pró-reitor de pesquisa, Carlos Alberto Tavares, e de representantes da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes) e da Fundação de Desenvolvimento de Pesquisa (Fundep).

A Célula ao Alcance da Mão é uma coleção de modelos tridimensionais e em relevo destinados a pessoas com deficiência visual que começou a ser formada em 1989. Reúne peças que emulam células, tecidos e sistemas orgânicos do corpo humano.