Busca no site da UFMG

Nº 1683 - Ano 36
22.2.2010

opiniao

Fundep e UFMG: 35 anos de parceria

Admir Ribeiro*

No dia 13 de fevereiro de 1975, a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) iniciou sua missão de apoiar as atividades de pesquisa, ensino, extensão e desenvolvimento institucional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na época, período movimentado da ciência no Brasil e no mundo, as universidades investiram, ativamente, em política voltada para o desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro.

O ambiente estava propício para grupos de pesquisa buscarem meios de facilitar o andamento de seus projetos. Em Minas Gerais, mais precisamente em Belo Horizonte, pesquisadores dos institutos de Ciências Biológicas (ICB) e de Ciências Exatas (ICEx) da UFMG se mobilizaram para criar uma instituição que associasse agilidade e competitividade na captação de recursos financeiros junto às agências de fomento brasileiras e internacionais. Como resultado, surgiu a Fundep, cujo estatuto foi aprovado pelo Conselho Universitário da UFMG em 29 de novembro de 1974.

Segundo a historiadora Maria Efigênia Lage de Resende, a Fundep “é uma resultante da redefinição do papel da universidade no Brasil, instituído formalmente pela Reforma Universitária de 1968. Trata-se da passagem de um modelo de sistema universitário destinado à formação de profissionais para o mercado de trabalho para um novo molde referenciado pela associação entre ensino, pesquisa e extensão”.

Esse cenário propiciou à UFMG expandir suas atividades segundo as exigências da sociedade acadêmica, permitindo que alcançasse a classificação como a melhor universidade do Brasil, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

A Fundep se orgulha de sua missão de apoiar a UFMG e nela se inspira para trabalhar mais e melhor. Durante seus 35 anos de atividade, a Fundação desenvolveu competência para cumprir sua finalidade de fazer uma gestão de projetos de forma transparente e diferenciada. Nessas mais de três décadas, a Fundep administrou recursos e ofertou apoio logístico para desenvolvimento de mais de 12 mil projetos de pesquisa, ensino e extensão da UFMG, nas mais diversas áreas do conhecimento.

A fundação de apoio está sempre atenta à evolução da Universidade e, nesse sentido, aprimora permanentemente seus processos, tecnologia e capital humano para acompanhar o desenvolvimento institucional da UFMG

A fundação de apoio está sempre atenta à evolução da Universidade e, nesse sentido, aprimora permanentemente seus processos, tecnologia e capital humano para acompanhar o desenvolvimento institucional da UFMG. Em 2009, foram implantados 18 projetos que visam, sobretudo, à qualidade dos serviços prestados aos parceiros e à sustentabilidade da instituição.

Dentre as iniciativas, a de maior impacto para a comunidade acadêmica foi a mudança da estrutura organizacional. A nova forma de trabalho oferece um atendimento personalizado, com um único facilitador, para acompanhar de perto o gerenciamento de projetos, possibilitando assistência permanente e visão global dos programas. Estamos em fase de consolidação da nova forma de trabalho e, para isso, investimos em treinamentos dos funcionários para oferecer atendimento de qualidade e prestação de serviço com assertividade.

Neste ano em que a Fundep comemora 35 anos de existência, muitas novidades são apresentadas para nossos principais parceiros, os coordenadores de projetos. Em março, será lançado o GPF.Net, a nova plataforma online de gestão. Mais interativa, dinâmica e segura, ela traz funções para facilitar a usabilidade e o gerenciamento de projetos, com tecnologia da informação de ponta.

Outra ferramenta que traz transparência à gestão Fundep para a sociedade é a Galeria de Projetos. Com acesso pelo novo portal corporativo, o sistema apresenta informações e imagens das iniciativas gerenciadas pela Fundep.

Transparência e qualidade nos serviços são as bases para o ano comemorativo, em que recebemos com muita alegria os novos reitor e diretor. A perspectiva é sempre aprender ainda mais com esses representantes e contribuir com o desenvolvimento da UFMG. Para isso, todos os nossos serviços são monitorados pela Assessoria de Controle de Qualidade. A área é reflexo do novo posicionamento institucional da Fundep e reflete a importância dos coordenadores de projetos para a Fundação. Com a atribuição de ouvidoria, a Assessoria recebe as manifestações de professores da UFMG e oferece o devido tratamento às informações, identificando lacunas nos serviços e aprimorando nossa atuação.

Qualidade e sustentabilidade. Assim, a Fundep reforça sua missão institucional em 2010 com seriedade, comprometimento, transparência e responsabilidade na gestão de projetos. Agradeço a confiança dos pesquisadores, coordenadores de projetos, professores e parceiros da Fundação, que contribuíram para que a Fundep participasse do desenvolvimento do Brasil, por meio da pesquisa, ciência, tecnologia e inovação.

*Superintendente-executivo da Fundep, pertence aos quadros da instituição desde o seu primeiro dia de funcionamento. Coordena as atividades da Fundação, respondendo à Diretoria-Executiva e ao Conselho Curador, formado por docentes e discentes da UFMG

Esta página é reservada a manifestações da comunidade universitária, através de artigos ou cartas. Para ser publicado, o texto deverá versar sobre assunto que envolva a Universidade e a comunidade, mas de enfoque não particularizado. Deverá ter de 4.000 a 4.500 caracteres (sem espaços) ou de 57 a 64 linhas de 70 toques e indicar o nome completo do autor, telefone ou correio eletrônico de contato. A publicação de réplicas ou tréplicas ficará a critério da redação. São de responsabilidade exclusiva de seus autores as opiniões expressas nos textos. Na falta destes, o BOLETIM encomenda textos ou reproduz artigos que possam estimular o debate sobre a universidade e a educação brasileira.