Busca no site da UFMG

Nº 1683 - Ano 36
22.2.2010

acontece

Prêmio Ethos-Valor

O Prêmio Ethos-Valor recebe, até 6 de abril, inscrições de trabalhos acadêmicos de professores e estudantes universitários de todas as áreas do conhecimento. De acordo com os organizadores, é necessário realizar pré-inscrição até 5 de abril pelo site www.premioethosvalor.org.br.

Para a categoria Estudantes, os artigos devem versar sobre responsabilidade social empresarial e/ou desenvolvimento sustentável, de acordo com os princípios da Carta da Terra. O objetivo é estimular estudos sobre estratégias empresariais que integrem princípios da sustentabilidade.

Na categoria Professores, o tema é educação para a sustentabilidade. As monografias devem abordar uma formação universitária que prepare estudantes e professores para lidar com o desafio da sustentabilidade. O tema está relacionado ao desenvolvimento do pensamento sistêmico, estímulo ao aprendizado colaborativo e contínuo, caráter transdisciplinar, desenvolvimento de habilidades cognitivas e relacionais, além da compreensão da cidadania como dimensão da própria educação.

Neste ano, a categoria Mista e Temática, que tem o objetivo de tratar de temas emergentes e de questões críticas, propõe a inscrição de trabalhos sobre corrupção. Informações pelo e-mail premio@ethos.org.br ou telefone (11) 3897-2430.

Funcionários de nível superior

A Associação dos Técnicos de Nível Superior da UFMG e outras Ifes Mineiras (Atens-UFMG) está aberta a filiações. Os interessados devem solicitar a ficha de adesão pelo e-mail tnsufmg@yahoo.com.br. Criada no final do ano passado, a Atens tem, entre suas principais bandeiras, a proposta de organização de mestrados profissionais na UFMG e criação de cursos de capacitação específicos para os funcionários de nível superior.

“É importante que os cursos tenham estruturas modulares que atendam às necessidades de desenvolvimento dos servidores e se adaptem às cargas horárias estabelecidas para progressão, ou seja, de 120, 150 e 180 horas”, observa o administrador Filipe Amaral Rocha de Menezes, presidente da entidade. O plano também inclui a proposta de realização de exame médico periódico e políticas de reconhecimento do papel institucional dos profissionais de nível superior, com a concessão de cargos e funções gratificados.

Recursos minerais

Lavra de mina, processamento mineral e meio ambiente na mineração são as áreas de formação do curso de especialização em Engenharia de Recursos Minerais, oferecido pelo Departamento de Engenharia de Minas (Demin) da Escola de Engenharia. As inscrições estão abertas e o curso terá início em 8 de março. Com aulas diárias das 19h às 22h, e custo total de R$ 8.600, o curso vai se estender até fevereiro de 2011. São 60 vagas. Outras informações nos sites www.demin.ufmg.br e www.eng.ufmg.br/fco. Contatos também pelo telefone (31)3409-1860.

Restaurante do ICB

O restaurante do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), no campus Pampulha, retomará seu funcionamento até o início das aulas, sob administração da empresa Cook Pontual, que venceu a última licitação e substitui a Nutrindus. O contrato é de dois anos, prorrogáveis por mais dois. O restaurante serve cerca de 800 refeições por almoço.

O serviço inclui lanchonete aberta das 7h às 21h, nos dias úteis, e o novo contrato prevê ainda a reativação do espaço de convívio no quarto andar do prédio do ICB, onde serão servidos lanches rápidos para professores, servidores e alunos de pós-graduação, das 9h30 às 10h30, e das 15h30 às 16h30.

Anticorpo artificial

Um anticorpo artificial desenvolvido na UFMG sem o uso de células ou imunização de animais, para uso em diagnóstico e tratamento de doenças, é o destaque da revista NewsLab, em sua edição 97, de janeiro. A pesquisa, que ganhou reportagem de capa da publicação, é resultado do trabalho da empresa Bioaptus, criada em 2009 dentro da incubadora Inova, da Universidade, pelo biólogo e ex-doutorando da UFMG Luiz Augusto Pinto.

Denominado Anfitech, o anticorpo artificial já é usado no desenvolvimento de serviços e produtos inovadores por 26 mil clientes em todo o país, informa a NewsLab. A nova plataforma tecnológica reúne recursos da nanociência e biotecnologia. “Trabalhamos com inovação aberta”, declarou o pesquisador à revista. Ele explica que o foco da Bioaptus é atender empresas nacionais no ramo da medicina laboratorial, diagnóstico in vitro e biociências.

Como relata a reportagem, o Anfitech funciona como plataforma tecnológica para atender demandas específicas em saúde animal, vegetal e humana geradas por diversas empresas, o que reduz bastante o custo delas com procedimentos na área. A lista de aplicações do anticorpo é extensa e vai da produção de testes diagnósticos como o Elisa à análise de toxinas, passando pelo desenvolvimento de biofármacos, biomateriais para transplantes, vacinas recombinantes e cosméticos.

A reportagem pode ser acessada na página 28 da edição 97 da NewsLab, no endereço www.newslab.com.br/newslab/revista_digital.

Dengue

A foto da matéria ‘Quiz’ da dengue, publicada na página 3 da última edição, saiu sem crédito. A autora é Ana Lúcia Chagas.