Busca no site da UFMG

Nº 1692 - Ano 36
26.4.2010

Abrindo caminhos

Mostra das Profissões 2010 deve receber mais de 70 mil alunos do ensino médio

Alunos de graduação em Artes Visuais, da Escola de Belas-Artes, Daniel Monteiro e Dyana dos Santos percorreram caminhos diversos até descobrirem seu curso de preferência. O que fez a diferença nas duas trajetórias foi a Mostra das Profissões, evento que tem por finalidade auxiliar os estudantes do ensino médio em sua escolha profissional, ao apresentar as opções de cursos oferecidos pela UFMG.

“Foi em uma das visitas à Mostra que descobri o curso que realmente queria fazer”, conta Daniel. Dyana, que não participou da Mostra nem teve orientação específica, cursou cinco períodos de Nutrição antes de se definir por Artes Visuais. “Ao prestar vestibular, ainda não tinha maturidade para perceber minhas afinidades e me deixei levar mais pelo que vi na mídia sobre os cursos”, avalia a estudante, que chegou a trabalhar na Mostra como monitora de Nutrição. “Esse evento ajuda na escolha porque o aluno tem a possibilidade de conversar com quem está no curso, e isso é bem diferente de apenas ler material informativo sobre a profissão”, explica.

Organizada desde 2004, a Mostra receberá este ano – de 28 a 30 de abril no campus Pampulha e 6 de maio no campus de Montes Claros – cerca de 70 mil estudantes de Minas Gerais e até de outros estados. As visitas podem ser individuais ou organizadas pelas escolas – neste caso, previamente agendadas. Duas semanas antes do evento, cerca de 500 instituições de 140 municípios mineiros e uma do Rio de Janeiro já tinham confirmado presença.

Momento estratégico

O evento oferece palestras sobre cursos de graduação e o mercado de trabalho, além de salas interativas, onde professores e alunos de graduação conversam com os visitantes. Promovida pela Pró-reitoria de Graduação, a Mostra é realizada anualmente pela Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) antes da divulgação do edital do concurso.

“Na Mostra das Profissões a Universidade abre as portas para a comunidade e apresenta as alternativas que oferece. O evento exerce papel importante na orientação dos futuros candidatos, em um momento importante e angustiante para milhares de jovens, que precisam tomar uma decisão para a vida toda”, comenta a coordenadora geral da Copeve, professora Vera Lúcia Silva Resende.

Para o aluno que trabalha como monitor, a Mostra é oportunidade de reflexão sobre sua escolha, “na medida em que ele precisa orientar outro jovem que quase sempre está em dúvida sobre qual caminho escolher”. Vera Resende completa: “Ao mesmo tempo, o monitor obtém mais informações sobre a sua futura profissão, uma vez que participa de atividades apresentadas por professores aos futuros candidatos”.

Na opinião da professora Wanda Tofani, da Escola de Belas-Artes, que atua na Mostra desde 2006, as salas interativas, que exibem conteúdos e produtos de cada curso, são ferramentas complementares para a imersão na área de conhecimento pretendida. Foi em conversa com ela, durante uma edição da Mostra, que o aluno Daniel Monteiro se decidiu por Artes Visuais. “Convencer um jovem de que ele deve seguir seu desejo, deixando em segundo plano os possíveis retornos financeiros, sobretudo quando comparados ao de profissões mais ‘rentáveis’, é muito estimulante”, relata a professora. Segundo ela, é importante para o jovem perceber que “a definição de uma profissão é uma escolha do ‘coração’ e que empenhar-se nela significa uma experiência gratificante para toda a vida”.

Montes Claros

A Mostra das Profissões 2010 acontece também no campus regional da UFMG em Montes Claros, no dia 6 de maio, das 8h às 21h30. Os cursos de Administração, Agronomia, Ciência de Alimentos, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Florestal e Zootecnia terão salas interativas e minipalestras. Os cursos sediados em Belo Horizonte serão apresentados na Mostra de Montes Claros em uma sala única.

Aproximadamente duas mil pessoas, entre professores, alunos e funcionários, são mobilizadas para o trabalho na Mostra das Profissões, que vai ocupar espaços na nova estrutura da Escola de Engenharia, na Faculdade de Ciências Econômicas (Face) e na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich).

 

Diogo Domingues
Dyana dos Santos

“Como estudante do ensino médio, nunca visitei a Mostra das Profissões. Na época do Vestibular, escolhi com base no que eu via na mídia. Passei para Nutrição, fiz cinco períodos, mas preferi procurar orientação vocacional, para descobrir o que realmente queria. Continuo a achar Nutrição um curso bacana, mas percebi que não tinha afinidade.”
Dyana dos Santos

Diogo Domingues
Daniel Monteiro

“No ensino médio, fiz Eletrotécnica no Cefet, mais por pressão familiar. Na época, frequentei a Mostra das Profissões duas vezes, e fiz uma pré-seleção de dez áreas que me pareciam mais interessantes. Em uma dessas visitas, conversei com uma professora da Escola de Belas-Artes e percebi que o curso que atendia minhas expectativas seria o de Artes Visuais, com habilitação em artes gráficas. Depois que passei no Vestibular, reencontrei aquela pessoa que me ajudara a tomar a decisão – era a professora Wanda Tofani.”
Daniel Monteiro