Busca no site da UFMG

Nº 1718 - Ano 37
08.11.2010

Para te OUVIR melhor

UFMG Educativa ganha recursos para instalar novo transmissor e aumentar potência

 

Elias: valorização do caráter educativo da emissora

Os problemas de sinal que impedem que o som da UFMG Educativa chegue mais “limpo” ao dial dos rádios da Região Metropolitana de Belo Horizonte estão prestes a acabar. A emissora receberá do Ministério da Educação recursos de R$ 1 milhão para a compra do novo transmissor, equipamento que viabilizará o aumento de sua potência de 1,5 KW para 20KW. “Isso não significa que a emissora será ouvida mais longe, mas que passará a ser melhor sintonizada na Grande BH, sem os ‘chiados’ e as falhas de sinal observadas atualmente”, conta o coordenador geral da emissora, Elias Santos.

O sinal verde para a compra do transmissor foi dado em novembro do ano passado, quando o Ministério das Comunicações aprovou o projeto técnico de aumento da potência. Para viabilizá-lo, no entanto, a emissora esbarrava no alto custo do equipamento. Depois de gestões junto ao Ministério das Comunicações e à Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) – criada pelo governo federal para gerenciar emissoras públicas de rádio e TV – coube ao Ministério da Educação garantir os recursos.

A jornalista Nereide Beirão, que dirigiu o Cedecom entre junho de 2009 e julho de 2010, participou intensamente das negociações. “Aumentar a potência é fundamental para a emissora, que tem ótima programação, mas convive com as limitações de sinal”, diz Nereide, que assumiu recentemente a direção de jornalismo da EBC. A jornalista destaca ainda a importância da emissora para a Universidade. “Ela foi incorporada por professores e alunos, envolve várias áreas e outros olhares, o que é uma garantia de qualidade”, argumenta.

Na avaliação de Elias Santos, o fato do Ministério da Educação ter liberado recursos para a compra do transmissor legitima a função educativa da estação. “A decisão valoriza o esforço da emissora em proporcionar formação complementar a alunos de vários cursos, principalmente de Comunicação, e reconhece o caráter alternativo de sua programação em relação às rádios comerciais”, analisa.

Transistorizado

O transmissor é do tipo transistorizado, o que representa uma vantagem técnica em relação à versão valvulada, mais comum no Brasil. “O transmissor transistorizado é dividido em módulos. Assim, se um módulo queima, o equipamento continua funcionando, ainda que com capacidade menor”, explica Elias Santos.

A instalação do equipamento, no entanto, é mais complexa. Segundo Elias, a estrutura física que abriga o atual transmissor, localizada no bairro Água Branca, em Contagem, terá que ser remodelada para receber a nova versão. “Reformaremos as instalações físicas e elétricas e implantaremos um sistema de ar-condicionado e um gerador de energia”, conta o coordenador.

A chegada do novo transmissor representa mais uma oportunidade de interação da UFMG Educativa com a Universidade. Como se trata de uma versão ainda pouco conhecida no país, o equipamento terá sua instalação acompanhada de perto por alunos do curso de Engenharia Elétrica da UFMG, sob a supervisão do professor Cássio Rego, consultor técnico da emissora ao lado de Cláudio Garcia, doutorando em Engenharia Eletrônica da UFMG e engenheiro responsável pela emissora.

Resoluções

Resolução no 11/2010, de 29 de setembro de 2010

Aprova a Prestação de Contas da Fundação Universitária Mendes Pimentel-FUMP, relativa ao exercício de 2009.

O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, no uso de suas atribuições estatutárias, e considerando o Parecer no 06/2010 da Comissão de Orçamento e Contas, resolve:

Art.1o - Aprovar a Prestação de Contas da Fundação Universitária Mendes Pimentel-FUMP, relativa ao exercício de 2009.
Art.2o - A presente Resolução entra em vigor nesta data.
Professor Clélio Campolina Diniz
Presidente do Conselho Universitário

Resolução no 12/2010, 29 de setembro de 2010

Aprova a proposta orçamentária da Fundação Universitária Mendes Pimentel-FUMP, relativa ao exercício de 2010.

O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, no uso de suas atribuições estatutárias, considerando o Parecer no 05/2010 da Comissão de Orçamento e Contas, resolve:

Art.1o - Aprovar a proposta orçamentária da Fundação Universitária Mendes Pimentel-FUMP para o exercício de 2010, no valor de R$ 19.305.050,00 (dezenove milhões, trezentos e cinco mil, e cinquenta reais).
Art.2o - A presente Resolução entra em vigor nesta data.
Professor Clélio Campolina Diniz
Presidente do Conselho Universitário