Busca no site da UFMG
ß

Nº 1718 - Ano 37
08.11.2010



 

Show MEDICINA

O Show Medicina deste ano será apresentado de 11 a 14 de novembro, no Teatro Nansen Araújo, do Sesiminas. Com o tema 2010, graça pouca é bobagem, a peça “faz alusão ao contexto atual do nosso país”, conta o estudante Miguel de Castro, um dos diretores do espetáculo. “Em ano de eleição, o humor é uma forma de criticar a situação política brasileira”, completa.

Toda a produção é realizada por alunos do curso de Medicina da UFMG – da montagem à atuação nos esquetes. Este ano, participam do show cerca de 50 estudantes, de todos os períodos.

Os ingressos, ao preço de R$20, estão à venda com os alunos que participam do Show no prédio da Faculdade de Medicina, no Diretório Acadêmico Alfredo Balena e no Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, no campus Pampulha.

ÁFRICA invisível

Até 16 de novembro, o saguão da Faculdade de Medicina abriga a exposição fotográfica Contas e balangandãs – A África que Minas não vê. Com entrada franca, o objetivo da exposição é promover, no mês da Consciência Negra, o conhecimento do passado como forma de refletir sobre a contribuição dada pelos escravos na construção da identidade do povo brasileiro.

Com a premissa de que o uso dos adornos corporais vai além do aspecto puramente estético, a mostra busca orientar o pensamento do espectador para uma nova leitura da realidade social, a partir de uma série de fotografias de mulheres comuns, negras ou não, usando adornos.

Arte e CÃES

A galeria de arte da Cemig (avenida Barbacena, 1200 – térreo) é palco da exposição Tudo o que tem dente morde, a primeira do aluno de graduação Daniel Bilac, da Escola de Belas-Artes. A mostra, que foi selecionada pelo Concurso de Talentos, traz colagens, pinturas e desenhos. Eles podem ser vistos até 25 de novembro.

Os trabalhos são constituídas de papéis velhos, desgastados ou ordinários, marcados por um tema comum, o cão. De acordo com o artista, cada trabalho aposta na empatia que as pessoas podem desenvolver em relação a esse “personagem”.

Jovens PESQUISADORES

Dois alunos da UFMG receberam menção especial por trabalhos expostos na XVIII Jornada de Jovens Pesquisadores da Associação de Universidades do Grupo Montevideo (AUGM), realizada entre os dias 19 e 21 de outubro na Universidad Nacional del Litoral, em Santa Fé, na Argentina. Juliana Machado Brêtas, graduanda em Farmácia, apresentou o trabalho “Determinação simultânea de ácido salicílico e ácido salicilúrico em plasma humano por cromatografia líquida de alta eficiência”; e Kellerson Luiz da Silva, graduando em Zootecnia, foi premiado pelo estudo “Plantas espontâneas como alternativa na alimentação de tilápia do Nilo”.

Juliana pesquisou o desenvolvimento e a validação de método bioanalítico capaz de acompanhar e monitorar rapidamente pacientes que utilizam o ácido acetilsalicílico (AAS). O medicamento é empregado na prevenção de eventos aterotrombóticos, como infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral isquêmico e morte vascular. O modelo desenvolvido mostrou-se eficaz para o acompanhamento de pacientes em tratamento desde que a coleta de material para a análise seja feita em tempo coerente com a meia-vida dos metabólitos analisados.

Kellerson da Silva, por sua vez, estudou a possibilidade de uso de plantas daninhas na alimentação de peixes como alternativa de ganho para o produtor, diminuindo os custos de produção. Ele centrou seus estudos na Tilápia do Nilo, uma das espécies de maior maior potencial na piscicultura.

ECI tem nova DIREÇÃO

Os professores Ricardo Rodrigues Barbosa e Bernadete Santos Campello tomaram posse no último dia 3 como diretor e vice-diretora da Escola de Ciência da Informação (ECI). Ao lembrar que há 12 anos assumia pela primeira vez a direção da Escola, Ricardo Barbosa comentou que há uma década já se falava das profundas transformações, de natureza social, econômica e tecnológica, da chamada sociedade da informação. “Hoje, a pauta de questões relacionadas com o desenvolvimento no campo da informação e das comunicações se ampliou consideravelmente: abrange e interfere em praticamente todos os aspectos da nossa vida”, disse.

Por estar a informação “no cerne do trabalho da ECI”, o desafio da unidade, segundo Ricardo Barbosa, é preparar profissionais, produzir conhecimento e formar pesquisadores que tenham como foco de sua atuação os mais diversos aspectos relacionados com a produção, a organização, a disseminação e o uso da informação na sociedade contemporânea.

Ricardo Rodrigues é graduado em Psicologia pela PUC Minas, mestre e doutor em Administração de Empresas pela Universidade de Columbia e pós-doutor pela Universidade de Toronto. Bernardete Campelo é mestre em Biblioteconomia e doutora em Ciência da Informação pela UFMG.

Colônia de FÉRIAS

De 16 de novembro a 16 de dezembro estarão abertas as inscrições para a 4ª Colônia de Férias da UFMG, que acontece de 10 a 14 de janeiro de 2011. A iniciativa, do Programa de Educação Tutorial da Educação Física e Lazer da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, oferece atividades gratuitas para filhos de servidores (técnicos-administrativos, professores e terceirizados) e alunos da UFMG que tenham de 6 a 12 anos no período de realização da colônia. Mais informações pelos telefones (31)3409-2314 e 3409-7435.